ZTOP

Proview PC-81001: um netbook com AMD?

Estava hoje de manhã no Wal-Mart de São Bernardo para adquirir alguns itens de primeira necessidade (envelope de CD, cola-tudo, saco de aspirador de pó, quadrinho para emoldurar minha foto com Steve Wozniak…) quando notei, no jornalzinho de ofertas, um anúncio de um note da Proview com tela de 10 polegadas e cara de netbook. Até ai tudo bem se não fosse pelo fato dele vir equipado com um processador da AMD (hein???).

Fui até a seção de informática, conversei com o vendedor e ele prontamente me mostrou a “oferta” escondida numa vitrine meio obscura (no nível mais perto do chão) por baixo de uma etiqueta de preço, bem ao lado de um Positivo Mobo original. Pedi para dar uma olhada nele e apesar de ser descrito como um notebook, ele é tão pequeno, simples e pelado quanto um netbook, ou seja, algo que mereceu a minha atenção, mesmo que fosse por alguns instantes na prateleira do supermercado.

O equipamento em si é descrito como Proview Compact PC modelo PC-81001 e possui um desenho bastante convencional e suas dimensões não são diferentes do Mobo White da Positivo. Ele vem equipado com um monitor de 10″ wide, teclado com acentuação e um touchpad até espaçoso de comparado com outros netbooks que já vimos por aí. Note o botão de trava logo abaixo do touchpad que mantém a tela firme na posição fechada, algo raro nesse tipo de produto.

A maioria das interfaces de entrada e saída se concentram na lateral esquerda do produto onde podemos ver a saída de vídeo padrão SVGA, duas USBs, slot para cartão de memória SD/MMC/MS, microfone e fone de ouvido. Na parte de trás existe uma porta de rede padrão Fast Ethernet e a entrada de alimentação (12V/2A).

Do lado direito pude ver apenas uma entrada para cartão PCMCIA (o primeiro que vejo num netbook) e um slot para trava de segurança padrão Kensington. Note que ele não possui unidade de disco óptico.

Na parte de trás podemos ver a entrada do adaptador de rede elétrica (12V CC / 2A), a bateria (provavelmente estendida) e a porta de rede padrão Ethernet e, segundo o anúncio, o portátil já vem com Wi-Fi. Note o acabamento em branco brilhante que contrasta com o resto do gabinete na cor prata.

Na sua base podemos ter uma visão mais clara da bateria, assim como as saídas dos alto-falantes estéreo.

Se prestarmos atenção no layout desse teclado, podemos notar que ele não segue o padrão nacional ABNT. Das duas uma: ele pode estar no padrão espanhol ou mesmo no português de Portugal. Isso pode complicar a vida para aqueles que desejarem configurar esse teclado para o padrão nacional.

Por fim, esse computador vem equipado com um disco rígido de 60 GB, 512 MB de RAM e um processador AMD cujo tipo não consegui identificar porque a bateria do mesmo estava descarregada e sua fonte trancada no estoque da loja. :^( A única pista que consegui levantar é que, na etiqueta de preço do produto ele mostrava algumas informações complementares, porém meio vagas, como “500 MHz” e “32 MB” e o sistema operacional é um dialeto de Linux, com toda certeza para manter o seu preço baixo.

Até onde eu saiba, a AMD não está trabalhando em nada parecido com o Atom ou o Via Nano, de modo que o único processador que poderia ser usado em um portátil de pequeno porte e de baixo consumo poderia ser o AMD Geode LX800@0.9W (imagem acima) de 500 MHz e TDP de 3,8 Watts o que, de um certo modo, bate com a informação da etiqueta de preço da loja.

Nos EUA,a Hercules (sim, a mesma daquelas placas de vídeo para PC-XT) fabrica e vende o eCafe, um netbook baseado no Geode LX800@0.9W.

Ainda em tempo:

Pesquisando na web, descobri que o PC-81001 da Proview pode ser baseado no Malata PC-81001. Esse netbook vem realmente equipado com um processador AMD LX800 de 500 MHz, tela LCD TFT de 1.024 x 600 pixels, 512 MB de SDRAM DDR 400, vídeo on-board AGP 4X, som AC’97, 2 portas USB 2.0,  porta de rede Fast Ethernet 10/100, Wi-Fi 802.11b/g e slot PCMCIA tipo I e II. Ele mede 26,0 x 1,9 x 3,5 cm (LxAxP) e 1,3 kg de peso.

Ainda em tempo II:

Também descobri que o nosso colega Robinson dos Santos do Versão Zero, fez de conta que não era com ele e passou todo mundo pra trás publicando a primeira análise do PC-81001 já em 15/09/2008. Nós do Zumo só podemos dizer que estamos morrendo de inveja e que desejamos sinceramente que um raio caia no notebook dele!!!

( Calma Robinson, brincadeirinha… ) 😛

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Diogo

    Será que posso arriscar e dizer que esse AMD é inferior aos processadores da VIA que estão em alguns netbooks? Esse Proview nem sonhando vai rodar Windows, né!

  • Mauricio Castro

    Fui procurar no site da PROVIEW no brasil, http://www.proviewbr.com.br/ e mesmo sem links para a página de produtos, ela existe e mostra a página do 81001. As especificações são essas mesmo. Fica a dúvida da possibilidade de upgrade de memória, para ao menos 1 gb.

  • Legal o aparelho, sempre simpatizei com AMD. E pelo jeito é mesmo esse Malata PC, pelas fotos e configs são idênticos, é como esses MP4, que são todos iguais, e a Foston fica colocando a marca deles.

  • Oi Diogo,

    Como o AMD Geode não deixa de ser um x86 padrão, ele deve rodar Windows XP de 32 bits. O maior problema talvez seja achar os drivers para download na Web.

  • Eu achei uma boa pedida pra quem quer uma portabilidade por um preço menor do que os AcerONE ou os eeePC de 8.9′.

    Nem todo mundo precisa de 1GB de RAM. Minha mãe por exemplo, até hoje usa um PC com 256 de RAM e Kurumin 7.

    Ela faz tudo o que ela quer nele, vê os vídeos, escreve os artigos dela – ela é professora – escuta as músicas e entra no MSN e Orkut.

    E ela não reclama, e muito menos o sistema é muito lento.

    As vezes, eu penso que falta um pouco de foco nas pessoas. Muitas acham que todo mundo é heavy user e precisa de um Quad Core e 4GB de RAM.

    abs.

  • Pingback: [INFORMÁTICA] Netbook Proview PC-81001… você confia? « NewsMegaMix - Informação Feita Por Você!()

  • Rodrigo

    No site da proview tem os drivers pra Windows Xp
    Agora aqui entre nós, Xp num processador de apenas 500 Mhz
    Deve ficar lento a bessa, o melhor e usar com alguma das distribuições linux mais leves.

  • Rodrigo Silva

    Olá amigos. Este notebook roda windows xp e todos os drives estão disponiveis no proprio site da proview. Este note vem com duas configurações de Sistema operacionais, windows e linux.

  • Walter Mercado

    Eu passaria longe, Geode LX é o sucessor imediato do Cyrix MediaGX e dos 6×86… (lembra daqueles AMD PIC com Windows CE?)

    Se pelo menos fosse o Geode NX, que é um Athlon XP de baixo consumo…


    O que eu não entendo é porque não usam uma versão “sub-clockada” (underclocked) do Athlon64 com um chipset moderno (AMD 690 ou 780), o consumo ia ser muito próximo ao desses Atom com i945 (chipset fraquinho e que consome demais por sinal).
    Tem até uns testes no Tom’s Hardware se não me engano disso…

  • Walter Mercado

    Nagano, os drivers:
    http://wwwd.amd.com/AMD/SReleaseF.nsf/softwarepages/DriversByOS?OpenDocument
    Essas plataformas pra sistema embarcado tem a vantagem de suporte prolongado, inclusive pra drivers (que são desenvolvidos com vistas à estabilidade).

    Guilherme, é verdade, mas o Geode LX é muito pior que um Celeron 450 ou um Duron.
    Tenho aqui um Duron1000 com 768MB e WinXP, as poucas coisas que não rodam são alguns vídeos h264 com resolução maior que 480p…

  • Se o raio cair no velho Armada com o flat do LCD quebrado, tudo bem!!! 🙂

    Interessante seguir os comentários do teste que publiquei no Versão Zero: quem usa JURA que com XP o micro fica MELHOR!!!

    Ah, pra explicar: o teste foi feito por um colaborador que quis permanecer anônimo pra evitar encrenca com seu chefe…

  • Me tira uma dúvida: ele é menor do que parece nas fotos?

    Tecladinhos minúsculos me dão nos nervos. Passo longe por recomendação médica.

    E quanto ao Linux que vem pré-instalado: não importa qual versão seja, o importante é poder instalar o Windows XP. Não é isso que 99% dos compradores de computadores de supermercado fazem com suas máquinas Linux-embarcadas?

    Um abraço a todos!

  • Julio

    Meu, este micro realmente é estranho. Já tenho o meu há 1 semana. Do jeito que ele veio, é sofrível. Engasga, pensa, pensa…. vídeo então…deixa para lá. MAAAAAS…. resolvi colocar um XP nele. Os drivers estão todos lá, no site da proview. Incrível! Também não acredito: Ficou leve, tem um boot de aprox. 30 segundos, roda bem tudo a que este micro se propõe: office 2003, google chrome, winamp, Bsplay (bem mais aceitável que com o linux – lógico que não é aquelas coisas com codificações que exigem maior processamento, mas roda). Agora se vcs me perguntarem porque ele roda melhor em Windows, só tenho uma hipótese: a configuração da distrib. que ele vem está errada. Como sou mais familiarizado com o XP, pude fazer um Tune legal nele. O único problema é que ele ás vezes erra nas mensagens de consumo da bateria: avisa que esta acabando com aprox. 80%. nada que comprometa. Pelo que paguei (R$ 899,00 em 12X, em promoção no Walmart), tenho um netbook de 10″ (aliás a tela é muito boa, ótimo contraste). Recomendo

  • Isso tá com cara de cilada, processador com um clock muito baixo…

  • Oi Geothanos,

    Se levarmos em consideração que os requisitos mínimos de hardware do Windows XP é algo como um Pentium III/AMD K6 de 233 MHz (300 MHz recomendado) e 128 MB de RAM (ou superior). Um Geode de 500 MHz não me parece algo de todo ruim.

    O que devemos ter em mente é que, na minha opinião, esse equipamento parece trabalhar no seu limite do que poderíamos chamar de uma boa relação de custo/benefício. Se comparado com o Mobo original com VIA C7-M de 1 GHz, o PC-81001 leva vantagens nos quesitos capacidade de disco, tamanho da tela/teclado. Entretanto, tudo isso pode não valer a pena se o hardware não responder às mínimas expectativas de seu usuário, ou seja, não demorar mais que dois segundos para responder à um comando do touchpad.

    Estou vendo se a gente consegue um exemplar para testes e ver o que ele é capaz. Fiquem ligados.

  • Pingback: Proview PC-81001: netbook de R$ 1000 no Wal-Mart - com Linux()

  • Brunno Gomes

    Tenho um desse já tem um pouco mais de 1 mês e estou muito satisfeito com ele.

    O linux que vem nele é o Ubuntu 8.04 com uma interface específica para mini-tablets (aqueles n810 da nokia). O nome é Hildon Desktop. É bem interessante mas o Ubuntu é MUITO pesado para um computador com esta configuração, então foi pro limbo.

    O Windows XP funciona sim e muito bem, não sei quanto à jogos e etc. porque não uso mas para rodar vídeos (que é a coisa mais agressiva para o processador que eu faço nele) ele funciona muito bem.

    Pensei seriamente em comprar um Mobo, mas quando comprei só tinha a versão com tela de 7″, e quando usei para testar achei horrível. Não conseguia ler nada bem. Então achei este com tela de 10″ e pelo mesmo preço, para mim a troca do processador pela tela maior e hd de verdade valeram muito.

  • Mauricio Castro

    Sobre o update de memória, segue a resposta do suporte técnico da PROVIEW:

    Sr. Mauricio Barbosa e Castro,

    Agradecemos a sua preferência.

    O aparelho possui 512Mb de memória, mas apenas 1 slot de memória. Sendo assim, a memória atual pode ser trocada por uma memória de 1Gb do tipo DDR 333Mhz.

    Mesmo assim, acho que vou esperar o Mobo White…

  • Andrews

    Eu acabei de comprar essa encrenca (faz 15 dias) e o monitor já pifou, ficou todo cheio de manchas como um monitor VGA antigo. Nem sei a quem recorrer, além disso ele é lento pacas, tentei por um AVG nele + Windows XP SP3 e ficou mais lento que um DOS 6.0 com Doublespace.
    Não recomendo, até porque a bateria dura muito pouco, não vem drive de CD ou DVD, enfim junte mil Reais a mais e compre algo que preste de verdade! E o site da Proview no Brasil? Pior que site Chinês, não tem nada, além da ortografia que é uma afronta a Língua Portuguesa.
    Esqueçam.

  • Roselaine

    Eu vi os comentários e adquiri um pc 81001 deste, só que não consegui instalar o xp, levei na autorizada me pediram 80,00 para a instalação e até agora, fazem 12 dias eles não conseguem instalar o xp, o Júlio e o Brunno Gomes acima disseram que instalaram o XP e ficou muito bom, gostaria que eles dessem um dica de como procederam com a instalação ou onde poderia fazer isso. Agradeço muito a atenção.

  • Julio

    Para instalar o XP via USB, siga este tutorial (em inglês) para o EEEPC (é a mesma coisa) :
    http://www.eeeguides.com/2007/11/installing-windows-xp-from-usb-thumb.html

    Só precisa prestar atenção no boot: a primeira vez, vc vai selecionar o número 1 (boot de texto) e depois de reinicia, a opççao 2 (boot gráfico), até instalar completamente, NÃO retire o pendrive do slot. Depois que vc fizer o primeiro logon, aí pode tirar. Depois é só editar o boot.ini para não pedir mais a opção de boot pelo pendrive. Apanhei um pouco com esses truques, mas no fim deu certo

  • RoNaN

    Olha, eu comprei um ja faz 3 semanas . No começo ele veio com LINUX Ubunto, que eu achei pessimo. Mas ai eu instalei o xp e roda certinho. A unica coisa que nao me agrada muito é que nao da para ver videos !
    Mas para trabalho esta perfeito. Instalei um monte de programas e funciona tranquilamente!
    Mas estou bem satisfeito com meu compact , sem contar que alem de barato é super leve!

  • Pingback: [INFORMÁTICA] Netbook Proview PC-81001… você confia? « Blog de Eduardo Moreira()

  • Zeca Rodrigues

    Tenho um com o XP serverpack3 instalado via pendrive, os drives para o XP estão neste link http://www.proviewbr.com.br/indexsuporte.php;
    Navega na web como gente grande,roda tds. os programas,média player,office etc tranquilamente;Eu uso um programa específico de
    trabalho que utilizava um Dell latitud 131L,1GB,hd40, e agora fica base;
    O PC-81001 pesa 1kg. fácil de manusear,tela 10″,teclado é ótimo,pórem
    uso mouse p/ agilizar o trabalho;tenho modem da TIM p/ plugar na web
    e ele responde igual ao Dell; agora se não souber instalar o XP aí o bichinho não roda legal tá! Estou satisfeitíssimo com o mesmo e recomendo pela praticidade de locomoção que ele permite ao usuário;
    Preço; R$ 998,00 no Hiper BOMPREÇO em 10 vezes aquí em Petrolina-PE;
    Abraços…

  • Sid

    nao consigo instalar o windows xp sp2 no proview compact pc. pois se coloco o boot peno pendrive dá um erro: Ntkrnlmp.exe Não Pôde Ser Carregado. O Código de Erro é 7, pressione qualquer tela para teminar;
    Se coloco o boot pelo USB CD-Rom, quando o installer termina e chega a hora de mostrar as unidades de disco´, dá uma tela azul e com um erro: FOI DETECTADO UM PROBLEMA E O WINDOWS FOI DESLIGADO PARA EVITAR DANOS AO COMPUTADOR BLA BLA BLA … BLA… INFORMAÇÕES TÉCNICAS: STOP: 0x0000007B (0xF894C640, 0xC0000034, 0x00000000, 0x00000000)”. alguém me ajuda????

  • Ricarlos

    Gostei do aparelho, ganhei um no dia 10/11, removi o Ubuntu e instalei o windows xp sp3 e esta muito bom, navego beleza na internet via wifi, e instalei tudo que preciso, o office2003, o mozila 3.03 e esta tudo 100%. Tive medo da performace ser ruim, mas para o que uso que é para acessar a internet e usar o office tem uma ótima performace. Gostei muito.

  • Pingback:   Congo, Yukon: netbooks da AMD ganham codinomes by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Marcus Vinicius

    Eu tenho um já há uns dois meses e o bichinho roda perfeitamente. Coloquei o XP (tem que criar um live pen-drive, não adianta simplesmente colocar os arquivos no pen-drive, e se seguir o tutorial do eeepc, veja que a operação tem que ser feita em um PC 32 bits). e roda todos os programas bem. Porém, se alguem tiver um troco a mais, o Aspire One da Acer está por 400 reais a mais, com um monitor um pouco menor (creio que 8 ou 9 polegadas), mas com HD de 120 Gb, processador bem melhor que o do Proview e webcam integrada, além de 1 Gb de RAM.

  • Julio

    Bom, pessoal, tenho o meu há mais de 1 mês. Instalei o XP SP3, numa versão Lite (que eu fiz) nele. O que posso dizer dele: este pc é para quem sabe “fuçar” o XP até seu limite. Tenho um ótimo netbook, mas teve que ser muito tunado. Apanhei um pouco no início, mas agora estou satisfeito. Me coloco a disposição para ajudar quem precisar, inclusive enviando a imagem ghost do meu sistema e a imagem do pendrive para boot por ele. Meu e-mail é sighted@bol.com.br.

  • EDGARD

    Oi pessoal comprei este note há uns dois meses. No início, até gostei do linux, mas depois optei por colocar o XP que funciona perfeitamente. Minha esposa adorou. É pequeno, leve, roda todos os softwares básicos e acessa Internet sem compromisso de performance. Ia comprar um note 14″ pelo dobro do preço mas com certeza não ia agradar tanto, “qualidade é ajuste a necessidade”. A única restrição que notei foi o wireless tem um alcance reduzido em relação aos outros notebook. Alguém notou isso?

  • Bruno Moreira

    Tudo é relativo. Eu estou muito satisfeito c a maquina. P viajar, é perfeita. Instalei o XP via unidade externa de CD (pré-histórica, por sinal), office, web cam, modem 3G da Claro, e me divirto por aí… ela realmente é mto mais rapido comn o XP do que c o sistema operacional original. os drivers que estão no site do fabricante tem instalação automática. Já contatei a assistencia tecnica aqui do rio de janeiro que me cobrou 70,00 de mão de obra além de 130,00 pelo pente de memória de 1 gb… me disseram (não sei se é verdade) que o pente de memória original vem soldado na placa mãe… por isso a troca fica com esse preço de mão de obra… vou arriscar..
    Só lamento realmente é a qualidade da placa de video, que não permite ver nem um filminho… será que tem algum jeito de melhorar isso?

  • Eduardo Duarte

    Pessoal eu abri o equipamento e o mesmo tem apenas um slot de memória DDR e que a mesma não é soldada na placa

  • Lula

    Quero deixar mais um comentário positivo sobre o Proview PC-81001.
    Comprei um a duas semanas, no mesmo dia tirei o Ubunto e instalei o XP Professional. Rodou muito leve, sem diferença de performance para meu outro Notebook Acer Aspire Athlon X2 64 com 2gb de ram.
    Instalei o SP3, aí ficou um pouco mais lento. Mesmo assim, tenho instalado o klite, codesc de vídeo, e assisto todos os filmes que baixo em AVI. Achando pouco, ainda instalei o pacote Live (Mail, Messenger), e pra acabar de lascar, dois Emuladores (SuperNES, Mega Drive).
    Isso não seria possível com os Flash Drives de 4gb do eePC.
    Sinto leves engasgadas em filmes e jogos mais pesados, porém, não atrapalha em nada.

  • luiz lopes

    EU TENHO UM PROVIEW PC 81001, ESTALEI O XP FICOU MUITO BOM MAS ELE NAO ESTA RECOMHECENDO A PLACA DE REDE WIRELESS, ALGUM PODE ME AJUDAR

  • Daniel Pio

    Ae galera,
    COMPREI UM, MUUUUUUUUITO BOM…
    QUEM NÃO VIU, OU USOU UM AINDA, PAREM DE FALAR BESTEIRA…
    ELE DÁ CONTA DO RECADO..

    GOSTEI MUITO, DEPOIS DE INSTALAR O XP, É SÓ ALEGRIA!
    ABRAÇOS, E RECOMENDO

  • José Rodrigues Filho

    Oi pessoal, o meu eu tem o XP server pack3,funfa
    legal, e coloquei um pente de 1GB de RAM,(DDR333);
    Ele vem com uma DDR400 512MB, só que conforme instruções do suporte da Proview,tem que ser a DDR333 de 1GB e não DDR400 de 1GB(o motivo…);
    Outro detalhe é que p/ não perder a garantia, só pode
    ser instalada por um autorizado Proview e foi o que fiz; Aqui tem um de eletrônica e eles me autorizaram;
    É fácil e rápido, até ajudei o técnico pois é meu amigo; Tem que tirar o teclado p/ ter acesso a mesma;depois remove do slot e fim. O processador é
    soldado na placa mãe, este não pode ser removido,
    o resto igual aos outros nots,bateria relógio etc;
    Os drives do site da Proview são corretos é só baixar;
    http://www.proviewbr.com.br/indexsuporte.php
    Bom, espero ter ajudado este é o telefone do suporte
    eles são muito atenciosos – 0800 707 81 88;
    Abraço;

  • Piters M. Olivera

    O bichinho é bom a bessa com o XP SP2. O processador apesar de um clock baixo, dá conta do recado.

    Para quem quiser jogar, editar vídeos ou coisa muito pesada está escolhendo o note errado.

    O PC-81001 é um notebook para estudo, lazer e tarefas básicas, mas aguenta o tranco quando você exige um pouco mais.

    Eu comprei o meu por R$949,00 no Hiperbompreço de João Pessoa, mas já esteve, acreditem se quiser, por incríveis R$799,00!!!!

  • Felipe

    Instalei o XP. EXCELENTE. Ótimo para navegar na rede wireless dos vizinhos..rsrs

  • Felipe

    Dúvida: como instalar o Office 2003? Fiz uma imagem ISO, iniciei pelo Daemon Tools, mas a certa altura da instalação ele pede que seja inserido o CD. Tem algo a ver com o nome do ISO ou algo assim?

  • fabio da silva

    Tem como instalar o windows xp??

  • José Rodrigues Filho

    Fabio, veja meus comentários que fiz em relação ao micro neste link;

    http://versaozero.blog.br/2008/09/15/teste-notebook-proview-compact-pc-81001/#comment-2030

    boa sorte;

  • Rodrigo Silva

    Olá a todos.
    Então comprei esse bichinho por 789,00 reais no Wal-mart Santo André (Capuava) instalei o windows xp service pack 2 e roda que é uma beleza. Instalei tanto o windows como o Office pelo pendrive. No caso do windows tem que se criar uma imagem no pendrive para isso indico o versão zero conforme o José indicou. Agora quanto ao Office é só copiar o conteudo do cd para o pendrive e executar o setup. Pronto instalado. Tive problema em acionar o Wirelles apanhei rsrsrsr mas consegui fazer ele funcionar. Para que tiver problema em instalar o wirelles : Ao instalar o Windows pressione FN+F2 e instale os drives disponiveis no site da Proview.

    Abraços…

  • Felipe

    Vocês estavam certos! Copiei o conteúdo do cd para o pendrive e instalei. Perfeito, com SP3 e tudo!

  • José Rodrigues Filho (Zeca)

    Felipe, ví seus comentários iniciais quando tentava instalar o S.O.
    no seu micro,e fiz questão em postar as minhas dicas em relação
    ao mesmo, pois o meu funciona perfeitamente com as mudanças;
    Veja o comentário do Piters que foi o que comentei sobre o que se
    propõe o uso deste micro pois ele tem suas limitações em relação
    ao processador AMD utilizado;agora os usuários que de certa forma
    instalaram o S.O. sem conhecimentos técnicos ou sem suporte p/ tal
    sempre vai aparecer problemas no funcionamento da máquina, não
    por defeito do micro e sim por inaptidão técnica e outras coisitas mais;
    veja o comentário do Rodrigo que atesta o que digo;postei também
    algumas dicas de configurações que melhor se adaptou ao meu perfil,
    pois cada usuário deve configurar seu micro ao que se propõe no uso,
    acho isso uma coisa pessoal tais alterações de configurações do xp ok!
    Eu também uso um modem da TIM p/ acessar a web com ele sem problemas de conexão e wireless é perfeita como citou o Rodrigo,
    é só presionar fn/f2 e a conexão abre p/ desl. o mesmo procedimento;
    O aumento da RAM p/ 1 GB que fiz, foi p/ melhorar o desempenho
    do meu programa de trabalho que uso que é “pesado”, até meu Dell
    Latitud 131L, AMD Sempron(tm)3400+1.79GHz 1GB RAM come fogo
    p/ rodar e o Proview dentro dos seus limites do processador não melhorou após o upgrade de memória,embora em outros aplicativos
    sim, houve um melhoria razoável ok!
    Os outros dowload que preciso eu faço aquí no apt. pois tenho velox de
    1 MB c/ taxa transf. de 105/115 KB/s aí é só a maravilha ok!

    Abraço;

  • mirtes

    comprei um mas não sei usar , liguei mas o telado não esta certo ,quero usar mas sou analfa micro ,por favor alguem me ajude sos. rsrs

  • Felipe Rei

    O mais legal para mim foi constatar que apesar de o processador rodar a 500 MHz, seu desempenho é bastante aceitável.
    Eu me lembro de um K6-II que eu tive, também de 500MHz, que era uma carroça, mesmo com 512Mb e XP SP2.
    Gostei mesmo desse bichinho.

  • Joyce Miná

    Pessoal…ganhei o emu no natal! Gosto bastante, mas sei que seria bem melhor com o Xp. Naum to conseguindo instalar via USB! Alguém sabe onde posso encontrar um tutorial em português sobre o assunto?
    Obrigada

  • José Rodrigues Filho (zeca)

    Oi Joice,
    Este link é do tutorial – http://www.blogplus.com.br/?p=355
    p/ intalar XP via pendrive;

    Visite este que o debate sobre o micro está
    muito bom e avançado; – http://www.versaozero.com/2008/09/15/teste-notebook-proview-compact-pc-81001/

    Boa sorte;

  • Cristiane

    Para quem não consegue instalar de maneira alguma o Windows XP…
    Pessoal, eu penei bastante para instalar e depois de muitas tentativas consegui no link da Joice.
    Como foi super complicado instalar, várias tentativas sem sucesso, eu vou fazer uma “imagem” do meu HD com o Acronis. Valeu Joice

  • Cristiane

    Ops errei, não foi o da Joice, foi o link do José ( o zeca) então valeu zeca 🙂

  • Felipe Rei

    Eu tava querendo comprar uma bateria extra. Alguém tem ideia de onde conseguir, e qual o preço?

  • Felipe Rei

    BATERIA EXTRA: liguei para o 0800, fiz um cadastro, inclusive com o nº de série do note, e eles disseram que a fábrica entrará em contato para informar sobre como adquirir uma bateria extra, inclusive o preço. Quando tiver os dados, posto aqui. Aguardem!

  • shibuya

    comprei, adorei. portátil que eu precisava. Instalei o xp facil facil, trabalho com isso. Agora vou a caça de uma bateria adicional e 1gb de ram. Quem quizer dicas escreva…..suporte@eletronicashibuya.com.br

  • sem comentario sobre o (proview pc-81001)
    muito bom mesmo, comprei aqui mo paraná onde moro, no (magazine luiza) no comesso de janeiro ele estava a (r$800.00) paguei a vista saiu com desconto por(r$780,00) estalei o wd xp, maravilha roda redondo, para aqueles que querem um not com tocador de cd/ou dvd.
    meu esquesse isso, é passado, o lansse agora é pendrive, é só coloca-lo em uma de suas 2 entrada usb, e só alegria, quanto a rodar filmes e ou videos é só baixar a nova versão do wd que é sem drama.
    para os que estam tentando queimar o filme desse not….. é pura inveja misturada com siúmes viu! o.b.s…. (é porque gastaram uma nota com outros e não esperaram o lançamento desse hahahaha.
    pode comprar,….. se conseguir achar é claro? a fila de espepara ta grande viu.
    abraços a todos e espero ter tirado algumas pulgas de traz de algumas orelhas. tichau fuiii.

  • José Rodrigues Filho(zeca)

    Olá shibuya,

    Dá uma olhada neste link;
    http://www.versaozero.com/2008/09/15/teste-notebook-proview-compact-pc-81001/
    Veja meus comentários,pois eu já fiz upgrade de memória e outras coisitas mais no micro e tá beleza ok!

    abraço;

  • Comprei um desse essa semana 🙂

    Peca no processamento lento, mas é bom, espero que dure. O HD de 60 GB me chamou a atenção, e a tela de 10″, em vez de 7 comuns em outros.

    Tirei o Ubuntu, coloquei o Windows Vista – tou tentando colocar o XP ainda, para rodar do pen drive. O Vista rodou bem melhor q o Ubuntu, o Ubuntu é bom mas é pesado demais. Mesmo com o Lxde ou Blackbox ficava ruim para usar.

  • Rodrigo Silva

    Windows Vista? Isso o Home Basic:

    Configuração Mínima Necessária:
    – Um processador moderno (mínimo 800MHz)
    – 512 MB de memória do sistema
    – Processador gráfico compatível com DirectX 9
    – Placa de Vídeo – 32MB

    Só não bate o processamento. O Marcos Elias fez milagre?

  • Henry Gironda

    Olha pessoal eu comprei um 81001 da proview e estou muito satisfeito, pois roda muito bem o XP SP3, office 2003, winamp, e outros. E um pouco complicado a instalação do xp mas e possivel, se alguem quiser um tutorial de como instalar deixa seu e-mail ai que eu mando o tutorial e os programas.

  • Carlos Lima

    Boa Noite

    Meu primo comprou um pc-80001 e como não conheçe pediu que eu instalasse para ele o XP Pro, se vcs puderem mandar no meu e-mail como instalar a partir do pen eu ficarei mto agradeçido
    caloplima@hotmail.com

    Abçs
    Carlos Lima

  • Demorei pra ver de novo, mas voltei…

    Milagre? rsrs acho que sim. Foi uma versão “lite” que cabe num CD de 700 MB, modifcada com o vLite (e creio que tinha verificações de processamento e memória desativadas, havia tempo que eu tinha gerado aquela imagem e não lembro bem o que desativei). De memória pelo menos as restrições estavam desativadas, ele podia rodar com 256 MB de RAM. E sério, rodou bem no 81001. Claro, ao abrir alguns programas a + a coisa começa a complicar, nem tanto pela RAM mas mais pelo processamento mesmo. Sei que foi mto melhor que o Ubuntu.

    O Vista “lite” é um Vista que pode rodar praticamente todos os programas do Vista, com a diferença q tem componentes ou serviços removidos. Entre aspas porque não é oficial, é modificado.

    Eu coloquei ele porque não consegui de jeito nenhum fazer o XP inicializar a partir do pen drive, e o Vista foi moleza (bastou dar um comando do próprio Vista instalado num PC (comando esse que achei, não lembro e não consegui achar de novo, kkk), que o pendrive virou semi-bootável, e então copiei o conteúdo do CD pelo Explorer).

    Depois, com mais calma, comprei um adaptador SATA/PATA para USB, ae coloquei o XP e testei outras coisas a mais. Entre elas Windows 2000: ficou muuuito bom, ia deixar ele, parecia um PC moderno da época do Windows 2000 – nada mal pra acessar a web e fazer uns textos. Mas não achei o driver de vídeo, e ao instalar o do XP dava tela azul, rs. Voltei pro XP.

    Uma foto dele com tela azul do 2000:
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=5326042782563034577&pid=1234607205645&aid=1204833086$pid=1234607205645 (necessário estar logado no orkut para ver)

  • Voltei só para “provar”, rs:

    http://www.youtube.com/watch?v=USIOMh0cLkc

    Ficou lento, mas aqui rodou e abriu sites bem melhor q o Ubuntu, podendo mesmo ouvir MP3 no Winamp enquatno navegava, coisa que não consegui legal no Ubuntu nem com o Fluxbox.

  • Quero saber como eu mudo a senha do administrador .
    por que eu esquerci a senha e agora nao to conseguindo trocar !

    como eu fasso pra alterar a minha senha ?

    Obrigado !

  • Rodrigo Caieiras

    Caros usuários,

    Adquiri a maquineta no natal de 2008 e agora estou com ele com XP SP3 e com 1GB DDR 1 400Mhz de RAM.

    Prós

    A tela tem um tamanho bom é melhor que 7″ do EEEPC 700 e que do MOBO.

    HD de 60 GB bem melhor que os citados acima com 4G.

    Contras

    O processador realmente é lento … mas da para usar legal, sem grandes pretencoes

  • Fred

    Galera, comprei o meu semana passada e estou MUITO contente! Mandei instalar o XP (paguei ao técnico R$70,00) e ficou excelente! Baixei outros programas, tais como emule, mozilla Firefox, etc… tenho o ccleaner nele e recomendo para eliminar rastros e ainda deixar a máquina cada vez mais leve! De fato estou certo da minha escolha! Para a Net é super rápido, apesar de não visualizar legar vídeos do youtube, porém com filmes já baixados, abre legal com o wmp! Compacto e memória superior à qualquer outro do mesmo tipo que já vi… e o melhor de tudo: O preço! o meu custou R$999,00 no Magazine Luiza.
    Abraços,
    Fred.

  • Rodrigo Silva

    E pensar que comprei o meu por 799,00 🙂

  • Michely

    Preciso desinstalar o linux pra instalar o windows xp??

  • José Rodrigues Filho (Zeca)

    Oi Michely, dá uma olhada neste link pois está bem avaçado em relação
    ao note, o meu está com xp server pack3,e fiz upgrade de memória para 1 GB ddr333 ficou uma bala ok!
    O link é este – http://www.versaozero.com/2008/09/15/teste-notebook-proview-compact-pc-81001/

    boa sorte…

  • Augusthus

    Configurei ele com Xp Lite, ficou ótimos achei todos os driver em

    http://www.proviewbr.com.br/drivers/Drivers_XP_NoteProview.zip

    Ah! E a configuração do layout do teclado é Espanhol (internacional) e layout Portugal

    Abraço

  • Ola! Comprei um modelo desse notebook nesta semana, apanhei um pouco pra instalar o xp, mas depois deu certo. Rodo nele XP Pro com Service Pack 3, windows live messenger 9, office 2007, vnc e avast antivirus. De fato o processador deixa um pouco a desejar, mas, nada mal para uma maquina de R$ 799,00. E rede sem fio funciona perfeitamente. Dica: baixe os drivers diretamente do site da proview, e instale um a um, sempre lendo os notes de cada drive.

    • Alan

      Cara! tento abaixar os drivers mais vem com problema…tem como vc me enviar por e-mail?

    • Clayton

      ola vc tem os drivers de rede sem fio? pode mandar por email ou pelo menos o link de onde vc baixou
      pq eu nao estou conseguindo encontrar.
      cco.santos@hotmail.com
      desde ja
      agradecido

  • Wania

    Comprei há um mês esse note para fazer uma pós em Ead. Estou adorando. Não me desfiz do Ubuntu e o uso com a Interface Gnome. Já uso o Ubuntu desde a versão 5. Dá para otimizar o sistema e ele roda tudo. Para quem não gostou vou lembrar que esse tipo de máquina foi fabricada para estudo, trabalhos básicos. E para isso ele é muito booom!

  • rdt

    Pessoal, o YouTube fica bom no 80001 de vocês? No meu, rodando Windows XP, fica completamente travado, tanto no IE7 quanto no Google Chrome. Não tem como assistir vídeos daquele jeito e, aliás, qualquer coisa em Flash fica sofrível, em câmera lenta. Alguém tem alguma sugestão do que eu possa fazer?

  • cilla

    galera adquiri meu pc há 6 meses e desde então meu teclado está com defeito as teclas (espaço e tab ) nao pega direito. Será algum problema de configuração ou problema defeito do teclado?

  • José Rodrigues Filho (Zeca)

    Oi rdt,
    instala o activex10 flash player no site da adobe ok!

  • Usei um case USB para HD IDE, liguei nele um driver de CD como se fosse um disco rigido e dei boot pelo USB, funfou legal, mas n consigo o layout do teclado, alguem ai sabe me dizer?

  • Russo

    Bom dia pessoal,

    Instalei o XP tudo ocorreu bem na instalação, porem no Gerenciador de Dispositivos só apareceu a placa cabeada. A Wireless não apareceu, logo não consigo conectar via Wireless.

    Alguma sugestão?

  • Ricardo Azevedo

    Pessoal,

    Minha rede aparece com o sinal no MÁXIMO, porem quando tento conectar, fica pensando, pensando, pensando e da o erro:

    O Windows não pode se conectar a rede selecionada. Talvez a rede não esteja mais ao alcance. Atualize a lista de redes e tente conectar novamente.

    Já atualizei, reiniciei, desativei e ativei e nada. O Drive instalado foi o generico postado acima.

    Alguma dica?

  • Marcos

    Estou muito afim de comprar um netbook desses, depois de q vcs tiveram meses de uso dele, qual seria a avaliação atual do equipamento?

    obrigado

  • jonas

    a idioma do teclado é portugal mesmo!!!

  • Paulo

    Oi, comprei hoje um note ptoview e não tenho a senha para entrar no note, acho que veio faltando algum manual, com posso conseguir essa senha ou alterar a existente. Aguardo retorno.

    Paulo

  • Juliano

    Paulo

    username: proview
    senha: 123456

  • thomas

    olá. quando eu teclo mt rápido, ou repito teclas, ele fala que tá sem bateria e desliga (stand by). eh problema na configuração ou outra coisa? será que alguem tem isso

    e como dá ctrl alt del nisso. rsrs nao funfa o classico rsrsrs

    • Fernanda

      Thomas, se vc souber essa resposta me avisa..por que o meu not, esta com o mesmo problema..estado de espera toda hora!!! bjs

  • thomas

    ricardo.. apertou Fn + F2? (pode parecer bobo isso. desculpa)

    mas tenta instalar o wiress com isso apertado
    instalei pelo driver da net e funciona normal

  • Miguel

    Ola a todos,

    Deixo como dica de ajuda um site de um forum dedicado totalmente ao notebook Proview:

    http://note.segundamao.org/

    Espero que vos ajude!

    Miguel

  • Felipe

    Olá,consegui instalar o windows xp mas n to conseguindo usar a interente móvel(Wi-fi- wireless algo assim) alguem teve o msm problema ? desde já agradeço 😀

  • Themístocles Martins Alves Rodrigues

    Olá, caros colegas de PC-81001.
    Comprei este netbook e também adorei.
    Tirei o Ubuntu e coloquei o XP.
    Tenho apenas dois problemas com ele, que peço, por favor, que alguém me ajude:
    1 – o teclado está totalmente desconfigurado, com teclas deslocadas e não estou acertando corrigir a configuração;
    2 – às vezes, depois de um certo tempo de uso, o netbook está entrando em “estado de espera” sozinho. Estou digitando um texto na internet ou no MSN e, de repente, ele entra em estado de espera.
    Alguém pode me ajudr, por favor!
    Muito obrigado!

  • Evandro

    comprei este notebook na magazine luiza e a mesma disse que vinha com wirelless o que não de uma mentira pois tive que comprar um adaptador wireless para conseguir usar a internet sem fio,essa maquina não deveria vir já com a placa wirelless? por favor me ajudem até no procon já fui e até agora nada.Obrigado pessoal!

  • Felipe Rei

    Evandro, toda vez que inicia o note, vc tem que teclar Fn+2 para ativar o wireless.
    Se tiver mais dúvidas, olhe aqui:
    http://www.versaozero.com/2008/09/15/teste-notebook-proview-compact-pc-81001/

  • OLA COMPREI UM PC 81001 SO QUE A BATERIA TA ESTORADA O Q FAÇO..
    JA ENTREI EM CONTATO COMA ASSISTENCIA TECNINA MAS E MUITO MUIDO ..
    ALGUEM SABE QUANTO E UMA BATERIA ???

    da.yaneoliveira@hotmail.com

  • Fernando Eduardo Pollheim

    referente a senha de primeiro acesso, via a sugestão acima;

    username: proview
    senha: 123456

    inseri esses dados e não funcionou, existe outra?

    obrigado.

  • Paula Ramos

    Quero saber o que preciso fazer para acessar a internet wireless, pois não aparece nada, já tentei de tudo. Precisa instalar alguma coisa?? alguém que puder me ajude, por favor!

    • Luis

      Tem que acionar o wireless toda a vez que liga ele, usando Fn+2. Espero ter ajudado.

  • Alex Damiani

    Eu preciso saber onde encontrar a bateria pra esse note. Alguém sabe onde posso comprar? att

  • Yuri

    Olá
    minha prima possui essse netbook, entao me ofereci para instalar o win7 nele, deu certo. Mas foi preciso baixar pelo site da proview os drivers, pois faltou o drive de criptografia e um outro. Após quase tudo ficou normal, apenas o wireless que não funcionou. Mesmo eu usando o drive que a proview disponibiliza nao consigo nem ao menos procurar por redes disponiveis. E sim eu ja ativei com: FN + F2. Ja estou pensando até que pode ser erro no sistema. Qualquer ajuda é bem vinda.

    • Junior

      Yuri, onde vc conseguiu o driver de video para win7? pode postar o link?

  • Felipe Rei

    Após um ano e meio, resolvi meter a mão na massa e instalar 1GB de memória no bichinho. Segui direitinho a ordem de desmontagem das fotos que encontrei neste endereço: http://www.cnetnews.com.cn/2008/0602/896690.shtml
    Montei de volta e…tcharam! Beleza! Ficou mais espertinho, responde melhor. Valeu muito a pena. Só tem um porém: não espere ver vídeos no Youtube, nem mesmo colocando a memória de vídeo para 64MB, porque a placa de vídeo (que fica dentro do processador) simplesmente engasga. Mas ficou muito melhor pra navegar, ver emails e usar ferramentas Office.

  • dals wings

    da pra trocar o processador dele por um de 1.4 ou ate msm mais?

  • Rogério

    cara eu tento compra a tela dessa maravilha e num encontro, quem qer me vender uma novo aí, a minha queimor, pegou uma queda agora eu tou com monitor externo, é ruim, qero o meu pc de volta haaaaaaaaa.. preciso dele faco autos trabalhs com ele e agora tou sem, mandem um e-mail para devilrogerio.tl@hotmail.com, com uma proposta de tela pra ele, qero comprar. falow.

  • Fernanda

    Genteee to com sérios problemas com esse net! qdo digito rápido, após algum tempo de uso ele entra em estado de espera..do nada!!!! acontece qdo eu digito rápido ou qdo repto as letras…nao sei mais o que faço…

  • instalei o win7 não encontro os drives de video 1024 x 600 em nenhum site poderia me ajudar porfavor.

  • pedro

    aonde eu encontro a bateria desse netbook