ZTOP

HDTV direto da Lua

kaguya_hdtv.jpgNo último dia 7 de novembro, a Agência Espacial Japonesa (JAXA), em parceria com a rede de TV NHK, anunciou a primeira filmagem em HDTV da superfí­cie da Lua realizada pela sonda espacial “Kaguya” (Selene) que está orbitando o planeta desde o último dia 18 de outubro.

O ví­deo de oito minutos – comprimido em um – foi capturado no último dia 31/10 e mostra uma região perto do polo norte lunar (Oceanus Procellarum). As imagens captadas pelas câmeras HDTV instaladas na sonda foram enviadas para a estação de comando de Usuda da JAXA e processadas pela NHK.

Segundo os dados da telemetria recebidos pela estação base, a sonda vai bem, obrigado.

A propósito, para quem não se lembra, a Kaguya já pode ter a companhia da sonda chinesa Chang’e-1, lançada no último dia 24 de outubro, o que lembra os bons tempos da corrida espacial entre os americanos e russos.

Segundo a BBC, em abril do ano que vem, a índia também planeja entrar nessa festa com sua própria missão lunar.

Veja também: A Nova Corrida Espacial


Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.