ZTOP

Preview: GPS TomTom ONE Brasil

Tomtom_One_BR_intro

O novo TomTom ONE Brasil, anunciado hoje pela fabricante, chega para brigar no segmento de entrada, com um novo suporte e boa relação entre custo e benefício.

À primeira vista, o novo GPS da TomTom não parece ser diferente do atual modelo ONE V3: um modelo compacto com tela de 3,5 polegadas e mapa do Brasil pré-carregado. As verdadeiras mudanças estão na parte de trás do equipamento, que agora conta com um alto falante bem maior e capaz de reproduzir sons com maior volume e clareza:

Tomtom_One_BR_falante

Como era de se esperar de um equipamento de entrada, o TomTom ONE dispõe apenas da sua memória interna, sem de slot para cartão de memória. Toda a comunicação com o mundo exterior é feita pela sua porta USB localizada na sua base e que também serve para recarregar a bateria interna com autonomia estimada de 3 horas.

Tomtom_One_BR_bottom

Outra novidade desse modelo é o chamado “easy mount”, um novo sistema de montagem na forma de um anel articulado que se fixa ao GPS por meio dos três clipes metálicos montados ao redor do alto-falante:

Tomtom_One_BR_anel

A grande sacada desse suporte é que o GPS pode ser montado em diversas posições e ângulos (já que a tela do GPS gira dentro do anel), desde a tradicional fixação no parabrisa do carro…

Tomtom_One_BR_vidro

… ou até mesmo numa superfície horizontal, funcionado até como uma espécie de base.

Tomtom_One_BR_base

Entre os acessórios inclusos (carregador de carro e cabo USB) existe um disco auto-adesivo para fixar esse suporte em outros locais do carro.

Tomtom_One_BR_base_adesiva

Segundo a TomTom, seu preço sugerido é de R$ 799 e o review do Zumo já está a caminho (via GPS), fiquem ligados.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Douglas Belmonte

    Ficou igual ao XL.

  • Ricardo Cubas

    Prezado Nagano, parece que não é o caso desse GPS, mas existe algum outro dispositivo, com tecnologia GPS, que envia as suas coordenadas de localização para um servidor Web, por exemplo, de 10 em 10 minutos? Teria que ser envio automático.

  • Ótima pergunta do Cubás, pois permite o rastreamento da pessoa, princcialmente em caso de sequestro (que é coisa rara no Brasi, né?!)

    E é possível alguns testes?

    – O carregamento funciona com carregadores motorola mini-usb (que tb servem para modelos HTC), e levamos menos um carregador no carro
    – Permite customizar o datum (WGS84 ou SAD69)
    – Vem com adesivo reserva? Pois é possível vender o carro sem vender o aparelho
    – Como será o modelo de atualização dos mapas? Paga? grátis no 1º ano? Conteúdo premium?
    – Qto de memoria interna?
    – Posso importar outra base de dados? Pontos que já tenho mapeado de outro aparelho? e do Google Maps?
    – Ele é reconheccido pelo Google Maps (a v5 já conversa com GPS na versão free, pois antes, apenas na v.Pro)

    Ufa, acho que é só isso. Qdo chegar o review, lembro de outras!

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Hands-on: GPS Tomtom GO 630()