ZTOP

Pocket Review: Yahoo! Go 2.0

Tela principal do Yahoo! GoYahoo! Go 2.0 é o aplicativo para celulares do Yahoo!. Já conhecia a versão anterior e, ao ver o update disponí­vel, fiz a atualização automaticamente. O Yahoo! Go 2.0 funciona como uma central de serviços do portal em seu telefone, com acesso ao e-mail, fotos do Flickr, notí­cias e principal: buscas.

O programa funciona em diversos aparelhos e plataformas (Symbian, Windows Mobile, Java – lista completa de fabricantes aqui). Uso o programa em um Nokia N73 (testado em um E65 e N95 também) sem maiores problemas. Para instalar, o modo mais fácil é pelo endereço m.yahoo.com no celular, que leva ao site de buscas oneSearch (feito para celulares). De lá, um link para download cuida do resto. Dá ainda para escolher o celular no site do Yahoo! Celular e pedir pra enviar um link automaticamente.

O único problema que encontrei ao instalar o programa foi na hora de digitar minha conta de usuário no Yahoo!. Digitei apenas o nome (sem @yahoo.com.br) e deu erro – tive que escrever o complemento @yahoo.com.br para conseguir entrar. O Y! Go grava a senha, sem precisar redigitar no teclado (e com T9 desabilitado) toda vez.

Flickr no bolsoA tela principal do Y! Go traz um campo de buscas (oneSearch) e atalhos para os principais serviços oferecidos pelo portal, em português. Se você usa bastante os serviços do Yahoo!, o Y! Go será bastante útil. E-mail, calendário, lista de endereços e acesso ao Flickr (meu caso) são os principais recursos oferecidos. Como minha conta de e-mail do Y! serve apenas para o uso no Flickr e poucos outros serviços, não é um serviço especí­fico para mim.

A navegação no Y! Go é simples. Movimente para os lados o cursor e alterne entre os serviços. Feeds vindos do portal brasileiro alimentam a parte de notí­cias (gerais, esportes, entretenimento e finanças, esta última com acompanhamento do resultado de ações na bolsa de valores) e de previsão do tempo (única parte do aplicativo com a interface em inglês).

Zumo adaptado pelo Yahoo! GoUm recurso muito interessante integrado í s buscas é o fato de o Y! Go ter um browser integrado. Ao clicar no resultado de uma busca (como este Zumo, por exemplo), o site será aberto dentro do programa com seu conteúdo adaptado para a tela do celular. É uma boa idéia para encontrar informações rápidas em sites que têm muitas imagens e demoram a carregar em uma conexão EDGE, por exemplo.

Usar o Flickr foi a parte mais problemática. O software pede para autorizar o envio de dados (afinal, sua conta do Yahoo! está ali) e ao entrar na página especí­fica de fotos pediu quatro ou cinco vezes para autorizar ou ir a um site (que, ao digitar o endereço no computador, levou ao centro de ajuda do Yahoo! Estados Unidos). Depois funcionou quase que normalmente: não encontrou as fotos gravadas no celular para upload. De qualquer modo, é a sua página do Flickr adaptada para celular, pronta para mostrar fotos para quem você quiser a qualquer hora.

Resumo: Yahoo! Go 2.0

Flickr: sem uploads de imagens
O que é isso? Software que integra serviços do Yahoo! no celular
O que é legal? E-mail, notí­cias, calendário e previsão do tempo na palma da mão
O que é chato? Só é útil para quem usa muito os serviços do Yahoo!
O que mais? Acessa sua conta do Flickr e teoricamente envia imagens para lá.
Preço sugerido: Gratuito (taxas de transmissão de dados cobradas í  parte pelas operadoras)
Onde encontrar: Yahoo! Celular

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Aonde tem o tal link para pedir para baixar o programa? Não achei no Y! Brasil.

    Bom, de qualquer jeito, meu ROKR Z6 não é suportado, embora o Y! Celular diga que é. Bummer.

  • Cesar, tenta direto pelo celular no http://m.yahoo.com/ ou no pc pelo http://br.mobile.yahoo.com/, que tem o link e mais explicações sobre o programa.