ZTOP

Pocket review: Porta-retratos digital LG F700N

IMG_3943

Porta-retratos digital é a típica categoria de produto que a gente sabe que existe, mas nunca se importa muito. Mas mostre um desses para sua mãe (ou sogra) e pronto, encontrou seu público-alvo: as viúvas (e viúvos) das fotos em papel (que esses filhos/netos desnaturados nunca mandam imprimir). A LG me mandou o F7000N, um aparelho bem razoável para um produto desse tipo – e ele reproduz outras coisas além de fotos.

O F7000N é parte da linha de monitores da LG. Tem uma tela de 7″ (800 x 480) widescreen com acabamento fosco no LCD e borda no temível “eu coleciono marcas de dedos” Black Piano e um pequeno detalhe em “vermelho piano” no topo da tela.

IMG_3981

Todos os controles estão atrás do porta-retratos, além de uma entrada USB:

IMG_3952

E embaixo do F7000N estão as entradas para cartões de memória (CompactFlash, SD/MMC/MS/MS Pro/xD e uma porta mini USB), além do conector da fonte de energia. O porta-retratos tem 128 MB de memória interna:

IMG_3954

Sua operação é impossível de ser mais simples: ligou, conectou o cartão de memória ou pen drive e pronto, o F7000N começa a funcionar. Dá para configurar molduras (mmm, depende muito do seu gosto, claro) nas fotos ou aplicar efeitos (como sépia e preto e branco):

IMG_3970

O fato de ser widescreen deixa fotos convencionais (4:3) com barras laterais na tela (há a opção de ampliar, mas corre o risco de distorcer a imagem (dá para configurar isso). Além de fotos, o porta-retratos da LG tem pequenos alto-falantes para reproduzir arquivos MP3 (e deixar como trilha sonora para os slideshows) e também reproduz vídeos (formato MPEG-4, mas tentei rodar um AVI e… funcionou – não é um substituto da TV, já que o DivX engasga um pouco. Mas dá para dar uma boa idéia do potencial desse tipo de aparelhinho, que também tem recursos de… despertador!).

IMG_3979

E é isso. O F7000N cumpre sua tarefa principal muito bem – mostrar fotos digitais – e, pelo preço sugerido, é uma alternativa até para lojas exibirem vídeos nas vitrines (e sem precisar comprar uma tela maior e mais cara). Nunca havia testado um porta-retratos digital, e até que comecei a pensar diferente depois disso. Com certeza mães e avós de plantão vão adorar um presente desses no natal.

Resumo: Porta-retratos digital LG F7000N
O que é isso? monitor de 7″ dedicado a reproduzir fotos, vídeos e músicas.
O que é legal? pequeno, portátil, relativamente barato.
O que é imoral? fotos transformadas para formato widescreen ficam distorcidas, em vez de adaptadas à tela.
O que mais? Roda vídeos (ainda que de forma lenta) DivX sem conversão.
Avaliação: 6,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 299
Onde encontrar: www.lge.com.br

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin