ZTOP

Panasonic VIERA TH-L19CF5: Uma TV que faz bem para sua saúde

Viera_nanoe_intro

Para aqueles que acham que assistir televisão não é uma atividade muito saudável, a boa notícia é que a Panasonic incorporou um purificador de ar Nanoe na sua mais nova TV de 19 polegadas.

Essa nova linha de TVs — que recebeu o nome Viera Série CF-5 (TH-L19CF5) — é formada por dois modelos com tela de 19 polegadas com gabinete na cor preta (TH-L19CF5K)…

… e branca (TH-L19CF5W). Ele mede apenas 46,9 × 35,6 × 16,3 cm (LxAxP com a base) e 5 kg de peso sendo assim mais indicado para uso em pequenos ambientes como no quarto de dormir.

O aparelho vem equipado com uma tela LCD com resolução nativa de 1.366 × 768 pixels, ou seja capaz de reproduzir programas em HD 720p. Vale a pena notar que, nesse caso, devido ao tamanho dessa tela não faz muito sentido utilizar uma tela com resolução Full HD já que o usuário não notaria a diferença. Fora isso ele já vem equipado com sintonizador para TV analógica e digital, recursos de Smart TV “Viera Link”, DLNA e gravador de programas que podem ser armazenados em cartões SDHC/SDXC, entrada de vídeo analógico, D-Terminal, HDMI (x2), USB, Ethernet e fone de ouvido. O sistema ainda conta com dois alto-falantes de 5 watts (padrão JEITA) cada.

Até ai, nada demais se esse aparelho não viesse equipado com um purificador de ar Nanoe, tecnologia criada pela Panasonic que emite nano-partículas de vapor ionizadas que eliminam do ar diversos tipos de impurezas do ar como cheiros, fumaça de cigarro, pólem e até alguns microrganismos que se propagam pelo ar. O sistema pode ser ativado pelo controle remoto da TV e curiosamente, funciona mesmo com o aparelho deligado. Segundo a empresa, a “área de cobertura” desse sistema é relativamente limitado, de modo que o aparelho não deve estar a muito distante do usuário.

Até onde eu saiba, essa tecnologia nunca fez muito sucesso por aqui (chegamos a ver algo aqui) mas ela é muito popular lá na Ásia sendo muito usada em tudo quanto é aparelho eletro-eletrônico como vaporizadores, aparelhos de ar condicionado, equipamentos de beleza, linha branca e até purificadores de ar. O vídeo abaixo explica bem como o Nanoe funciona:

A previsão é que essa nova série CF-5 chegue ao mercado japonês em julho, mas a partir de junho a empresa vai colocar em pré-venda uma série especial com estampas decorativas. Mais informações aqui.


Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.