ZTOP

Panasonic cria player de mídia e comunicador de mesa com Android

Panasonic_UN-MT300_intro

Novos dispositivos fazem quase tudo que um smartphone faz, menos ligação de voz. :-)

A Panasonic do Japão anunciou ontem dois novos produtos do seu segmento de A/V: o UN-MT300, um reprodutor de mídia portátil com tela de 4 polegadas e o UN-W700 um terminal de mesa com tela de 7 polegadas, ambos equipados com o sistema operacional Android.

Sob um certo ponto de vista, o UN-MT300 lembra muito o iPod Touch só que baseado na plataforma Android. Medindo apenas 6,8 × 13,8 x 1,35 cm e 168 gramas de peso ele vem equipado com uma tela de 4″ com resolução nativa de 480 × 800 pixels capaz de reproduzir arquivos de vídeos em HD (720p) no formato  H.264 (High Profile Level 3.1), MPEG-4 (Simple Profile Level 6) e WMV e áudio nos formatos MP3, WMA, AAC, AAC+ e Enhanced AAC+.

Ele ainda conta com um sintonizador de FM e TV Digital 1-seg (H.264/ISDB-T) com capacidade de gravar até 11 horas de programação com sua memória interna, sendo até 8 horas no modo contínuo (ligado na tomada).

Fora isso, ele possui interface Wi-Fi o que permite que ele se conecte com outros equipamentos da casa, permitindo que o usuário tenha acesso a conteúdo em diversos ambientes, inclusive no banho!

O UN-MT300 já vem com 8 GB de memória interna, sendo que apenas 2,7 GB pode ser usado para armazenar dados, mas que pode ser expandido via slot para cartão SDHC de até 32 GB. Além disso ele vem equipado com câmera frontal de 0,3 MP (640 x 480 pixels) e outra traseira de 2 MP (1.600 x 1.200 pixels), com capacidade de gravar vídeos na resolução VGA a 30 qps.

E como era de se esperar da empresa que criou o Toughbook, o BizPad e o Eluga o novo player portátil é resistente a água (segundo a norma IPX6/IPX7), resiste a quedas de até 1,2 m de altura e, segundo o pessoal de Osaka, sua bateria interna tem autonomia estimada de 12 horas de uso.

Interessante observar que o UN-MT300 também vem equipado com um GPS embutido o que permite que o mesmo possa ser usado com serviços de orientação/guia de turismo como o MAPPLE da Shobunsha e até rodar aplicações via Google Play — o que deixa claro que esse produto foi feito para ser usado fora de casa em passeios, viagens de lazer ou mesmo no deslocamento de casa para o trabalho.

Já o UN-W700 é descrito pela empresa como um “comunicador visual”, já que ele pode ser usado como porta retrato digital, reprodutor de áudio e vídeo, terminal de aplicativos (via Google Play) e até sistema de videoconferência via Skype.

Chegamos e vê-lo ainda no estágio de protótipo no stand da empresa durante a CES 2012:

No geral, suas especificações técnicas são bem parecidas com o UN-MT300 no que se refere a reprodução de mídia e portas de comunicação. As diferenças ficam por conta do seu tamanho (15,0 x 20,1 x 9,3 cm — LxAxP) e 431 gramas de peso, tela de 7 polegadas (800 x 480 pixels), alto falantes embutidos e memória interna que é de apenas 4 GB (1,94 GB livre para o usuário) expansível via slot SDHC. Ele não possui GPS, sintonizador de TV, resistência a água/quedas, nem câmera traseira mas, curiosamente, possui bateria interna que pode ser recarregada via adaptador de tomada incluso.

Para mim, um dos grandes atrativos desse produto é sua capacidade de funcionar como um terminal de videoconferência via Skype o que permite que mais pessoas — incluindo aquelas que ainda são saber usar um PC direito — sejam capazes de se comunicar com amigos e parentes que moram em locais distantes (e até em outros países) de maneira simples e econômica.

Ele também é capaz de receber fotos via conexão Wi-Fi, cuja tecnologia está presente em algumas das novas câmeras Lumix da casa …

… como a Lumix  DMC-FX90, cujo protótipo também vimos na CES 2012:

 

A previsão é que ambos os produtos cheguem ao mercado no final de  julho no Japão (dia 25) com preço ainda a ser anunciado.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.