ZTOP

Panasonic compra a Sanyo

A Panasonic do Japão concluiu nessa semana (21/12) o processo de compra da maiora das ações com direito a voto da Sanyo Electric Co, que passa a ser uma subsidiária da empresa de Osaka.

O interesse do pessoal de Osaka pela Sanyo concentra-se especialmente nas suas tecnologias verdes — em especial os coletores solares e baterias recarregáveis —, um segmento de mercado bastante promissor e onde a Sanyo andava sapateando em cima da concorrência como a linha de produtos Eneloop (um dos favoritos deste Zumo). Com essa aquisição a Panasonic espera ser a empresa número 1 em inovações ambientalmente corretas até o ano de 2018. Mais informações aqui e aqui.

Trivia #1:

Para quem não sabe, a Samsung Electronics começou em 1969 partir de uma parceira com a Sanyo, iniciando a fabricação TVs preto e branco na Coréia (modelo P3202) já no ano seguinte. Nessa época, essa divisão se chamava Samsung-Sanyo.

Trivia #2:

O asiáticos gostam do número três (considerados por eles um número sortudo): Sanyo em japonês signica “três oceanos”, Samsung em coreano significa “três estrelas” e Mitsubishi em japonês seria algo como “três diamantes”.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.