ZTOP

O CD que “explode” no drive

O disco quebrado - frenteUma velha lenda urbano-tecnológica, o CD que explode dentro do drive sempre foi algo que achei curioso, mas nunca acreditei muito. Junte um disco com alguma rachadura a um drive rápido e buuum, a mí­dia se despedaça lá dentro. Nagano-san já me falou disso em tempos jurássicos. E não é que aconteceu aqui em casa, agorinha mesmo?

Bem, deixa eu contar a história direito. A Renata adora The Sims 2 e ama esquecer o CD dentro do drive quando joga í  noite. E todo dia seguinte, ao ligar o PC, eu abro a gaveta do drive e guardo o disco (“Coleção de Objetos”) na caixinha apropriada e coloco na estante.

Ontem eu vi uma pequena rachadura na parte transparente do disco. E avisei: olha, pode dar problema. Batata. Foi só tentar ligar o jogo agoraDetalhe do estrago í  noite e um barulho ensurdecedor vindo do escritório -vrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr vrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

Corre pra fechar o jogo e já estava me preparando pro pior, achei que ao abrir o drive estilhaços em alta rotação iriam sair voando. Bem, o disco parou de girar antes de eu apertar o botão de eject. Menos mal, ele foi educado.

O drive abriu e felizmente o CD não estilhaçou, só quebrou um pedaço. Uma lasca mí­nima ficou dentro do computador, mas o drive continua a funcionar sem problemas.

O CD rachou exatamente no local onde estava a “fratura” inicial. A superfí­cie mais exterior do disco está riscada.

Agora não tem mais The Sims 2 até comprar uma expansão nova pra substituir o disco quebrado. As causas para o problema no disco podem ser diversas, de defeito de fabricação ao disco ter ficado exposto no sol sem querer. Alguém aí­ tem um “Coleção de Objetos” pra doar?

Fica a lição de moral: não coloque um disco lascado no drive de CD do seu computador. Ele pode rachar e acabar com sua alegria – ou ao menos com o The Sims 2 no fim de semana.

Update: abri o computador, tirei o drive, removi o pequeno pedaço de lasca, só pra evitar uma dor de cabeça posterior. Tudo OK agora.

Mais um detalhe do disco quebrado

Uma lasca mí­nima se soltou do disco

Outro detalhe do CD

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Com meu irmão foi um CD original do Windows, e tirou varias fotos dos cascos para a posteridade.

  • Pingback:   Zumo: resumão da semana by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • batboy

    Dá pra jogar ainda! Basta baixar um nocd e colocar no local indicado num arquivo texto que vem junto do nocd.

    Procura pro gameburnworld e vai na sessão de gamefixies, lá vc encontra o nocd para o coloeção de objetos. Mas atenção anti-vírus ligado antes de visitar o site!!!

  • Putz, aconteceu comigo uns 2 anos atrás com meu cd original do Coldplay Live 2005. Caramba, zerinho, ganhei de aniversário. Estava ouvindo no trabalho quando escutei barulho de liquidificador. O drive nem abria! Peguei um clipe e consegui abrir. Nossa, fiquei tão triste, quase virou pó. . . Totalmente estilhaçado, não sobrou nem um pedaço que juntasse a borda interna até a externa, tudo menor que 2 dedos juntos. . . O drive também foi pro saco. Ainda bem que tinha gente perto, porque senão eu ia ter que pagar o gravador de dvd (na época ainda era caro). . .

  • Ritter

    No trabalho tinha um programador ouvindo o cd original do pink floyd. Quando o drive deu aquela “acelerada”, saltou pedaços do CD e da porta do drive, atingindo a parede que estava a uns 3 metros com bastante força. Se eu não tivesse visto, não acreditaria.

  • Thiago Emanoel

    Eu estava todo feliz rodando o jogo Unreal Tournment no meu pc… e de repetente… vrrrrrrrrummmmmm um barulho louco… e quando tentei sair do jogo e tirar o cd ele explodiu… e meu gabinete ficou cheio de pedacinhos de cd…

  • Mitsuo Okido

    Fui instalar um modem em meu computador para que pudesse testar o mesmo.
    Já fazia um certo tempo que eu não usava o CD de instalação e este se encontrava guardado em seu estojo de plástico.
    Não havia nenhuma trinca pois o CD, embora velhinho (uns 3 anos) estava em perfeito estado porque eu o usei umas duas vezes apenas.
    quando o CD começo a rodar, normalmente, fui clicando, clicando até quando abriu a página do contrato.
    Quando cliquei para mudar de página, escutei um estalo muito forte como se fosse uma daquelas bombinhas de São João, daquelas compridinhas.
    Levei o maior susto e parei tudo para verificar de onde tinha vindo aquele barulho. De imediato pensei o pior, que havia dado um curto e o meu PC tinha” ido pro brejo”, isto é, tinha queimado.
    Quando fui tirar o CD do drive, ao apertar o botão, este não abria. tentei de novo e nada.
    Forcei um pouco e abriu. Aí veio a surpresa:
    O CD estava em mil pedacinhos!!!!!! Todo estourado em vários caquinhos.
    Pois é, aconteceu e aconteceu comigo. Um amigo meu que é técnico em computação me disse que é muito raro acontecer isso e que ele não conhecia ninguém que tivesse vivido essa experiência.
    Vou tirar algumas fotos e guardar como recordação de um momento raro mas nada agradável.
    Espero que não haja danos no drive…….