ZTOP

Números enormes: Samsung Galaxy S8 (e S8+)

Depois de um ano de sucessos (Galaxy S7 e S7 Edge) e tentando deixar para trás o fiasco explosivo do Galaxy Note 7, a Samsung anunciou hoje em Nova York a nova versão do seu smartphone topo de linha Galaxy S8.

São dois modelos: o S8 com tela de 5,8″e o enorme S8+com tela de 6,2″, ambos com borda infinita de vidro…

… chamada Infinity Display e curva que preenche toda a frente do celular, com corpo em alumínio.

O design do S8 traz também uma grande mudança: o botão frontal desapareceu e é integrado à tela, e agora o leitor de impressões digitais foi movido para a parte traseira do aparelho, junto à câmera. O smartphone tem também um conector USB-C (finalmente na família S) e um conector 3,5 mm para fones de ouvido.

Nas especificações técnicas, o Samsung Galaxy S8 vem com um processador Exynos octa-core , 4GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. A tela tem resolução Quad HD+ (2960 x 1440, 540 ppi), com reprodução de vídeo em HDR, e o aparelho tem certificação IP68 para proteção contra água e poeira.

Entre os demais sensores no aparelho, destaque para o leitor de íris, que desbloqueia de forma única (e segura) o dispositivo:

Era um dos recursos mais interessantes do Note 7, que era um excelente smartphone que teve a carreira encerrada previamente por falhas na bateria. O S8 também conta com um conector USB-C para recarga da bateria de 3.000 (S8) ou 3.500 (S8+) mAH (com recurso de recarga com e sem fios rápida).

A câmera frontal tem resolução de 8 megapixels, a traseira de 12 megapixels com lente super luminosa (f/1.7) com dual pixel.

O Galaxy S8 também é o primeiro aparelho da Samsung a vir com o assistente virtual Bixby, que a fabricante diz ser diferente da Siri (Apple) ou Cortana (Microsoft) por usar conceitos de inteligência artificial com deep learning (incluindo entender contexto de situações e comandos que não precisam necessariamente seguir uma lista básica).

Os dois modelos entram em pré-venda esta semana nos Estados Unidos, com lançamento em abril. Os aparelhos serão oferecidos nas cores Midnight Black, Orchid Gray, Coral Blue, Maple Gold e Arctic Silver

Mais tarde, neste ZTOP: um hands-on com os novos smartphones da Samsung.

Disclaimer: Henrique viajou para Nova Iorque a convite da Samsung Brasil. As fotos bacanas, opiniões inteligentes e piadinhas infames são de responsabilidade dele mesmo.

Bonus Track:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Fiquei maravilhado com o Dex.
    Os apps já foram previamente pensados para a interface, ao invés de apenas espelhar a tela.

    E 6.2″?! Qual o limite dos Smartphones?

  • Thiago

    Henrique. Que tal uma foto lado a lado com o S7?