ZTOP

Números enormes: portas FireWire

1 bilhão de portas FireWire reside em dispositivos eletrônicos por todo o mundo hoje, diz a 1394 Trade Association.

Dá mais ou menos uns 600 milhões de consumidores que têm produtos com a tal porta (eu tenho umas três portas FireWire nos Macs, mais uma em um disco rí­gido externo) – na conta entram 100 milhões de notebooks e 25 milhões de set-top boxes.

Nagano comenta: Mas cá entre nós, que usuário de PC usa essa porta? Acho que fora do mundo Mac e Sony, a porta Firewire perdeu muito da sua força com a chegada do USB 2.0 que faz mais ou menos a mesma coisa (transferência de dados em alta velocidade). Curiosamente, até a minha digital Olympus E-1 veio equipada com uma porta Firewire além da USB.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Nunca usei as portas IEEE 1394 do meu laptop/desktop….

  • Ed

    As portas firewire são muito usadas no mundo do vídeo digital. Todas (se não todas a grande maioria) das câmeras digital miniDV e HDV (alta definição) tem essa porta para a captura de vídeo digital diretamente para o PC, sem a necessidade de nenhum outro acessório, inclusive em alta definição.
    Eu já tive a oportunidade de comparar a velocidade de HDs externo USB 2.0 e Firewire e posso dizer: o Firewire é sempre bem mais rápido. Se o HD externo for na versão IEEE 1394b, que tem velocidade nominal de 800Mbps, fica muito, mas muito melhor que USB 2.0. Eu uso um HD externo Lacie de 1TB que tem os três padrões USB 2.0, IEEE 1394 e IEEE 1394b, e também uso um “enclosure” comprado em lojinha de informática que tem USB e IEEE 1394 e posso afirmar isso.
    Eu tenho certeza que para quem precisa de portabilidade e velocidade em transferência de dados (como eu) o Firewire, IEEE 1394x, iLink ou qualquer outro nome que dêem a essa interface sempre será a melhor escolha e mesmo assim pouca gente conhece.

  • Sr. Alves

    Realmente, e ainda dizem por ai que elas irão aumentar suas velocidades! Assim como as portas usb’s que estão em sua segunda geração, mas já com os “dias contados”, vão abrir espaço logo para a usb 3.0!

    A força da IEEE 1394, realmente só esta no mac e em algumas cameras que a utilizam para transferir suas filmagens!

  • Com a chegada do USB 3.0 ainda esse ano, a Firewire se torna mais obsoleta ainda.

  • Humberto

    Tenho um HD externo (case com 120GB IDE)

    Ele veio com cabo USB 2.0 e uso sem problema nenhum

    Será que posso ligá-lo no fire 1394? Daria algum problema?