Números enormes: centro de transmissão da Sky
Início » NOVOS PRODUTOS » TV » HD » Números enormes: centro de transmissão da Sky

Números enormes: centro de transmissão da Sky

RESUMO

Além do fato de descobrir que os caras da Sky são mais paranóicos (com razão) com redundância de equipamentos (quase tudo relacionado a recepção, processamento de vídeo e transmissão tem dois ou três aparelhos em backup), deu para enlouquecer na sala de controle de programação.

17112009280

Fiz ontem uma visita rápida ao Centro de Transmissão da Sky, em Tamboré, aqui ao lado de São Paulo.

Além do fato de descobrir que os caras são mais paranóicos (com razão) com redundância de equipamentos (quase tudo relacionado a recepção, processamento de vídeo e transmissão tem dois ou três aparelhos em backup), deu para enlouquecer na sala de controle de programação (foto depois do clique).

IMG_4009

(Matrix Feelings, não?)

Mas vamos aos números enormes divulgados pela empresa (fotos só do lado de fora e das antenas – a das telas acima é de divulgação):

  • Mais de 300 canais digitais (SD e HD) que transmitem 7.200 horas de programação por dia;
  • Três antenas de transmissão sendo duas de 13,2m de diâmetro e uma reserva de 7,6m de diâmetro, projetadas para operar em ventos de até 120km/h;
  • 35 transmissores;
  • 22 antenas de recepção;
  • Mais de 500 telas de TV (canais adultos aparecem na tela acima sim, mas ficam com a imagem escurecida – deu para perceber bem isso ao vivo)
  • Mais de 300 equipamentos de compressão de vídeo em MPEG 2 e MPEG 4; (conforme você anda na sala de compressão o ar-condicionado fica mais frio. passe para a sala de transmissão e congele… Por sinal, grande parte dos equipamentos de transmissão usa… válvulas, por conta da alta frequência que vai para o satélite)
  • Capacidade para gerar localmente até 100 canais e armazenar mais de 1.200 horas de vídeo;
  • Refrigeração equivalente a 800 condicionadores de ar residenciais;
  • Consumo de energia equivalente a 300 residências ou 225 km de ruas iluminadas;
  • Seis geradores de 450kW cada com autonomia de 40 horas ininterruptas sem reabastecimento (logo, no dia do apagão, a Sky continuou no ar, pena que os consumidores não conseguiam ver…)
  • 99,995% do tempo em operação – menos de 30 minutos fora do ar por ano (média de 5s por dia). Diz a Sky que, conforme o tempo fecha em Tamboré, automaticamente eles aumentam a potência do transmissor para o satélite para que os canais não saiam do ar – e muitas vezes problemas de recepção podem ser por conta de alguma configuração errada na instalação.

I'm the Antenna Catching vibration You're the transmitter Give information!

Escrito por
Henrique Martin
23 comentários
  • o Brasil paga os serviços de telecomunicações que estão entre os mais caros do mundo. É OBRIGAÇÃO DA SKY MANTER ESSE NÍVEL DE SERVIÇO. Não seja bobo de achar que eles fazem grandes sacrifícios pelos seus consumidores.

    Eu pago quase US$20 / Mb de conexão a internet…
    só lembre disso quando ver aquele famoso gráfico que mostra Ásia, Europa, EUA, Canadá, etc…

    Nós somos explorados.

    ESSE NÍVEL DE SERVIÇO É OBRIGAÇÃO MÍNIMA DA SKY!

    • @bruno sim, é o mínimo que eles podem fazer. só não entendi pq. vc citou o preço da sua conexão à internet, que é algo que eles não oferecem.

  • Condordo com o Bruno, que satisfação do cliente é obrigação dos fornecedores/prestadores de serviços, mas que também é um putz marketing, isso é… gosto da Sky, apesar das eventuais vaciladas, mas gostava mais ainda da DirecTV, pois eu achava o atendimento melhor do que o da Sky e o lay-out de tela do receptor da DTV era mais bacaninha (tipo as informações apareciam na parte superior da tela e não na inferior, bem em cima das legendas). Mas diz aí Henrique, você sabe se tem jeito de um simples mortal assinante de um pacote quase básico agendar uma visita na Sky?

  • – Matrix Feelings Sim, e dá medo!

    – O único problema da Sky, pelo menos aqui na cidade, é cair o sinal qdo chove.

    Começou a engasgar o sinal, já corremos para fechar a janela…

    P.S.: não tem uma central de notícia no Twiter? Cada vez mais aparecem RT das noticias do Zumo. Isso é bom?

  • Eu sou assinante da Sky e gosto muito do serviço (até o call center é bom). Já tive muitos problemas com a TVA (TV e Internet) e com a NET (TV e Internet). Hoje sou feliz com TV paga via satélite e Internet 3G da Claro. Sai um pouco mais caro, mas na minha opinião, vale a pena.

  • Desde os tempos da excelente DirecTv, hoje a não menos e sim fantástica Sky tem sido algo de obrigatório em muitos e muitos lares aqui no Brasil. Sem alardes, mas sim trabalhando firme e de forma altamente séria e profissional, ela não deixa dúvidas para quem ainda está procurando algo que possa chamar de verdadeiramente bom no ramo do entretenimento televisivo de alta qualidade. É bem verdade que nem tudo pode ser chamado de perfeito na Sky – excesso irritante de propaganda comercial em vários canais, opções de pacote versus preços que estão ainda longe de satisfazer aos assinantes ou aos pretendidos a sê-lo e de quase nada adianta toda a parafernália de redundancias e cuidados extremos na geração se na recepção final na casa do cliente basta chover um pouco mais ou o céu ficar um pouco mais dublado que as imagens começam a picotar e logo em seguida desaparecem da tela; isso, claro que é tecnicamente compreensivo mas que também é irritante lá isso é. Um outro fato que vem irritando também é a questão da programação em alta definição, insistentemente proposta aos assinantes e ao publico em geral: claro que a nova tecnologia é espetacular, mas os preços são extremamente elevados e, em função dessa reviravolta, começa a surgir uma certa falta de cuidados na programação em definição standard, traduzida em qualidade ruim na imagem de muitos canais, talvez por excessiva compressão dos sinais de video para maior aproveitamento de banda passante e consequentemente dar mais espaço para os sinais em HD, atualmente a menina-dos-olhos da Sky. De resto, todo o mais proporcionado pela Sky a seus assinantes ou aos futuros clientes merece aplausos e, claro, a colocam no topo no que diz respeito a qualidade e ao profissionalismo como um todo e, evidentemente, no que diz respeito aos concorrentes e necessários competidores. Finalizando, de parabéns a poderosa infraestrutura da Sky mas, claro, tudo não termina aí. A boa recepção na casa do cliente e sua satisfação com o que comprou ou vai comprar é o que interessa.

  • Hahaha,
    Que legal, moro aí perto, sempre quando passava por aí quando era menor achava que era algo para comunicar com alienígenas hahaha. Além das antenas, o prédio da Sky também é bem legal, só não tinha ideia que este era o centro de transmissão da Sky…

  • @bruno:
    O “com razão” do Nagano deixa claro que ele também pensa ser isso uma obrigação das empresas…

    @Nagano:
    Nunca entendi o motivo de uma parede com 100-210 telas simultâneas…
    A criançada de hoje em dia consegue acompanhar isso e eu tô ficando velho? 🙂
    Ou serve só pra photo-op mesmo?

    Parece que só eu assisti o Bóris perdido sem teleprompter no dia do apagão… :p
    Pessoal não tem no-break não?
    … falando nisso, no que deu aquela enquete de proteção elétrica?

  • Ótima matéria! Mas só pra lembrar, apesar da queda de energia em São Paulo, o país continuou recebendo a transmissão da Sky. Tem consumidores da Sky fora de São Paulo!

  • Depois que coloquei maus humildes 8 megas aqui em casa, cada vez sinto menos vontade de assistir sky. Com o crescimento do streaming, consigo assistir a filmes e series antes mesmo de chegar a sky brasileira!!

  • Com a Sky aqui em pernambuco nunca tive maiores problemas, tirando:
    1) A briguinha da Sky com a MTV, tirou o canal da grade. —
    2) O preço absurdo por 2 dúzias de canais em HD… Da última vez que eu vi, tava por 230 e tantos reais! Apesar da imagem analógica ficar bastante ruim por aqui, não entra na minha cabeça pagar tanto pelo pacote digital da Sky… Desejo de natal? Concorrência! Como a GVT fez com a Oi por aqui.

  • Arrá! Eu sou cliente da dita cuja. O Serviço é razoável. Conforme dito, quando fecha o tempo "feio" (leia-se no máximo meia dúzia de vezes no ano) o sinal vai-se (problema de instalação, certamente). quanto a isso não tenho muito do que reclamar. Agora o Call center, até atende… mas resolver que é bom, demooooora. É porque eu não esquento muito, mas me cobraram a mais durante alguns meses seguidos, e eu lá, todo mês ligando avisando e eles dizendo que iriam corrigir. Depois veio o desconto em uma fatura (quase toda, por sinal, neste mês em questão a fatura veio bem baratinha).

    Agora é legal ver uma empresa de tal porte operando aqui no Brasil, é mais do que obrigação? é claro que é, mas não deixa de ser legal de ver tal profissionalismo aqui em terra verde e amarela.
    Isso é fruto de trampo dos gringos e brasileiros. É assim que a gente vai aprender a trabalhar direito.

    Ah, boa matéria.

  • Achei ridiculo o comentário sobre o apagão… até parece que o Brasil é somente aquelas regiões… enquanto SP, MG, RJ… estavam as escuras eu estava assistindo bem de boa minha TV.

  • O ATENDIMENTO POR TELEFONE É UMA B*ST*!! JÁ PRA VENDER FILME É UMA MARAVILHA…

  • Sou um cliente SKY,mais ainda continuo com saudades, da DIREC TV,Não tinha HD e a imagem na TV de tubo era Maravilhosa,incluido a estética da operadora era tudo muito maravilhoso,agora com uma TV de Plasma que tem a função Picture in picture,a TV digital é melhor nas imagens do que a sky,e pela mãe de Deus quantos canais sem utilidades !.Que saudade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Gostaria de perguntar o porque da demora da implantação das imagens de tv digital em cidades do interior, como a minha cidade, que é muito perto da capital Rio de Janeiro, 40 kms, e até nem projeto de implantação existe;

    atenciosamente,

    Antonio

  • Fui cliente da Sky. Além de deixarem alguns canais sem funcionamento (não havia assistênia técnica para atender, apesar de diversos chamados no call center), cobraram faturas após o cancelamento. Isso após 2 meses sem alguns canais na minha grade. O que aconteceu? Após o cancelamento, o departamento que tenta reter clintes fcou ligando incessantemente em casa. Interessante, ninguém podia consertar meu aparelho, mas telemarketing oferecendo reativação tinha de monte!

  • será que a sky vai investir em conexão wireless como existe na directv EUA? o equipamento é o mesmo, as conexões prontas.. mas td para uso futuro.