ZTOP

Novo Commodore 64x: versão final a caminho

Já faz algum tempo que noticiamos que Commodore USA LLC anunciou um produto chamado PC64 que agora se chama Commodore 64x (ou simplesmente C64x)— com “look and feel” baseado no computador homônimo da década de 1980. Ao passar pelo site hoje, notei que novas imagens do produto foram liberadas.

Equipado com um processador Intel Atom 525 (dual core) e aceleradora gráfica Ion2 da Nvidia, 2 GB de SDRAM DDR3 (expansível até 4 GB), disco rígido de 1 TB e slot para leitor de DVD/blu-ray, o C64x é um PC completo cujo principal atrativo é o seu visual totalmente retrô que pode agradar geeks, hacks e nerds de todas as idades.

Compare o novo C64x …

… com o C64 original:

Apesar das imagens divulgadas ainda serem produzidas por computador, elas revelam detalhes bem interessantes desse projeto, como o seu novo teclado eletromecânico, que a empresa promete que será tão barulhento e delicioso quanto um IBM Model M. Note o novo layout das teclas totalmente reformulado para atender ao padrão IBM-PC e o LED vermelho de power-on que também funcionará como botão de liga/desliga.

No lado direito podemos ver uma baia para dispositivo de 3,5″ onde podemos ver um leitor de cartões de memória flash…

… e do lado direito vemos uma baia para um leitor de mídia óptica que parece ser o mesmo usado em notebooks:

Na parte de trás está o painel que concentra as portas de entrada e saída da placa-mãe e uma abertura que parece ser reservada para a instalação de um ventilador.

Para mim a grande novidade é que ele já virá com um sistema de dual-boot (uia!), com a opção de entrar diretamente num modo emulado do C64 original, permitindo rodar os bons e velhos joguinhos da época.

Infelizmente, ainda não existe previsão de quando esse produto vai chegar ao mercado ou qual será o seu preço sugerido. A boa notícia nesse caso é que na sua página de e-shopping (ainda em construção) eles juram de pé junto que vão despachar para qualquer parte do mundo, o que na teoria inclui o Brasil (obviamente somando os 60% de impostos sobre custo + frete de importação é claro).

Para quem não curte velharia, dê uma olhada nos produtos que a Commodore USA diz que vai lançar no futuro, o que inclui novos Amigas!

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.