ZTOP

Novas panelas da TES recarregam até iPad

Empresa japonesa amplia sua linha de panelas que geram eletricidade quando aquecidas no fogão.

Já faz algum tempo que noticiamos o lançamento da Hatsuden Nabe HC-5 (embaixo) uma curiosa panela criada pela empresa TES NewEnergy Corp que, quando colocada no fogão para aquecer algum líquido é capaz de gerar uma tensão de 5 volts x ~2 watts — o suficiente para recarregar um telefone celular com porta USB em algumas horas.

Agora a empresa anunciou dois novos produtos — a WHC12 e a WHC8 — bem maiores e na forma de caçarola o que as tornam bem mais úteis que a sua antecessora no preparo de alimentos, em especial cozidos como o nabe/nabemono (embaixo) muito popular entre os japoneses.

A grande sacada nesse caso é que, ao contrário da pequena HC-5 as novas panelas são bem mais potentes (12 e 8 watts) e capazes de fornecer tensão de até 12 volts além dos 5 volts do modelo original.

Com isso (dependendo do modelo) é possível recarregar de quatro até seis dispositivos com porta USB ao mesmo tempo, incluindo gadgets mais fominhas como um iPad. Interessante notar que elas são capazes de fazer recargas rápidas mas nesse caso em apenas em um dispositivo por vez.

Para quem ainda não entendeu como funciona essa engenhoca, elas possuem na sua base um módulo termoelétrico (que por sinal é o core business da empresa) que tira proveito de um fenômeno conhecido como Efeito Seebeck – que utiliza a diferença de temperatura entre da fonte de calor (~ 550°C) e a água fervendo (~100°C) para gerar corrente elétrica.

Interessante notar que a TES é uma empresa especializada em sistemas de energia e só entrou no negócio de utensílios domésticos para atender às populações atingidas por desastres naturais, como o último terremoto e tsunami na região de Tohoku em 11 de março de 2011.

Na época, uma panela pequena como a HC-5 fazia muito sentido já que numa situação de emergência ela pode ser facilmente carregada e capaz de fazer tarefas simples como ferver água para fazer um chá ou preparar um cup noodles, enquanto que a WHC12 e a WHC8 seriam mais úteis para famílias que moram em abrigos provisórios e precisam de soluções mais eficientes para as suas necessidades do dia a dia.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Corrigir o termo corrente para tensão. Corrente é em amperes e tensão em volts.