ZTOP

Gadgets coreanos: notebooks Samsung com Touch of Color

Zumo na Coréia 2008 (dia 1) – No primeiro dia oficial de visitas à sede da Samsung Electronics na Coréia, a primeira parada foi no principal QG da divisão na cidade de Suwon (a uma hora de Seul), um monstruoso complexo industrial convertido num centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos que emprega mais de 20 mil funcionários.

Nesse local, conheci o museu da empresa (mais sobre isso depois) e seu pavilhão de produtos (showcase), uma versão super vitaminada do Samsung Experience aqui de São Paulo, que expõe regularmente os produtos mais interessantes e inovadores da empresa.

Na mostra estão alguns que nunca vimos e talvez nunca veremos por aqui, como o peruíssimo celular Serene, desenhado pela Bang & Olufsen e já vem com uma bolsinha da Louis Vuitton ou o impressionante Home Theatre com plasma de 80 polegadas, que até a Samsung acha caro e pretende colocar no mercado assim que seu preço chegar pela metade.

Entretanto, no meio de tanta coisa legal, me chamou a atenção a nova linha de notebooks Samsung que adotam o mesmo visual Touch Of Color, já conhecido por aqui na linha de monitores e TVs. Mais do que uma carinha bonita, acredito que nessa linha de produtos podem estar os modelos que têm chance de chegar ao Brasil no ano que vem. De fato, já ouvi essa história de mais de um executivo por aqui.

Baseado na plataforma Centrino 2, aqui na Coréia essa linha de notebooks é conhecida como SenS e está disponível em seis modelos: Q210 (imagem abaixo), Q310, X360, X460, R510, R610 e R710.

Assim como sua linha de monitores, o Q210 vem com um acabamento preto brilhante e a característica faixa colorida na sua base, bem ao gosto do usuário final. Sua tela de 12,1″é do tipo wide de 1280 x 800 pixels e não vem com unidade de CD/DVD embutido. Mais detalhes aqui.

Já o Q310 seria a versão com tela LCD de 13,3″:

Também exposto estava o R510, modelo leve e fino (apenas 3,2 cm de altura fechado) também baseado no Centrino 2:

O R560 parece ser um produto mais mainstream e voltado para produtividade, com tela wide de 15 polegadas.

Finalmente: o Q45 é outro subcompacto com tela de 12,1″ com 3G embutido e gabinete nas cores Pink, Lima e Laranja:

Agora é cruzar os dedos e ver o que chega por aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.