ZTOP

Notas da Zumo-caverna: Um segundo HD no Ideapad S10

lenovo_s10_2hd_intro

Em resposta a um pedido deste Zumo, a Lenovo Brasil nos recebeu na sua sede em São Paulo para demonstrar em cores e ao vivo que é tecnicamente possível adicionar um HD convencional aos seus netbooks Ideapad S10 equipados com discos SSD.

Para essa empreitada contamos com a colaboração de Luciano Beraldo, gerente de portáteis e especialista em montar e desmontar os portáteis da empresa. O equipamento escolhido para essa demonstração foi um S10e modelo 4068-A17 — voltado para o mercado corporativo — que vem equipado apenas com 4 GB de SSD.

Inicialmente — só para matar nossa curiosidade —  fomos ver o disco SSD que, segundo o manual, não passa de dois chips soldados diretamente na placa-mãe. Ao remover o descanso das mãos (com o touchpad) e o teclado notamos que os chips não ficam à vista, já que eles ficam embaixo do que parece ser uma folha metálica na parte da frente do portátil, logo abaixo do touchpad.

lenovo_s10_2hd_topo1_small

Ao puxar essa folha (crianças, não façam isso em casa!!!) notamos que sua face oposta é adesiva e que deve servir para isolar o circuito e ajudar a dispersar o calor dos chips. Depois de removido, finalmente somos apresentados aos chips de memória flash do tipo NAND.

lenovo_s10_2hd_ssdsmall

O curioso é que na face oposta da placa-mãe possui espaço para mais dois chips de memória flash (mais 4 GB?). Note o chip controlador do SSD fabricado pela Phison.

lenovo_s10_2hd_ssd2_small

Feito isso, acabamos de remontar o netbook e fomos ao que interessa: instalar o segundo disco no S10. É sabido que esse portátil tem espaço livre para um HD convencional de notebook e a boa notícia é que, mesmo nos modelos com SSD, ele vem com o soquete SATA soldado na placa-mãe (yay!):

lenovo_s10_2hd_soquete_sata

Assim — na teoria — bastaria instalar um HD SATA de 2,5″ no portátil e correr para a galera, mas o negócio não é tão simples assim. Apesar de qualquer HD SATA poder ser usado, é necessário o uso de uma espécie de gaiola metálica que difere dos modelos que já vi em outros ThinkPads.

lenovo_s10_2hd_gaiola

Além de proteger a circuitagem do disco essa peça também possui diversos pontos de fixação que mantêm o componente firme no seu lugar:

lenovo_s10_2hd_hd_instalado

Feito isso, acabamos de remontar o portátil, recolocamos a bateria e ligamos o aparelho, passando antes pela BIOS para ver o novo disco foi reconhecido pelo sistema: BINGO!

lenovo_s10_2hd_bios_small

Como não estamos trocando de disco, não é necessário reinstalar o Windows. Depois de reiniciar o sistema, o novo componente foi reconhecido pelo sistema e apareceu como Disco Local (D:).

lenovo_s10_2hd_desktop_small

Como eu esperava, a instalação do segundo disco é algo até simples e direta e pode até ser considerada um ponto a favor se comparado com seus concorrentes. Entretanto, o usuário pode ter problemas para encontrar um suporte para HD de modo que o ideal é entrar em contato com o SAC da Lenovo e verificar se é possível adquirir essa peça diretamente com o fabricante.

Ainda em tempo:

Notamos que o netbook que usamos nessa demo veio equipado com uma bateria maior capacidade (4,36 Ah). Segundo Beraldo, essa opção irá acompanhar algumas configurações desse portátil.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Bianka

    Olá, vc sabe informar se isso é possível com outros netbooks, que tenham o disco ssd. obg

  • Guilherme Mattos

    Excelente, Nagano!

    Vc saberia o código (P/N) da gaiola de metal e seu preço?
    Liguei na Lenovo e não souberam me informar…só se eu soubesse o part number da peça.

    • Acho q o part number é P/N 45N3783

  • comprei um e qual nao foi a minha surpresa ao ver que no XP aparecia uma unidade de 160Gb nao iniciada, parece ser padrao isso. agora tenho um micro com o SSD de 4GB e um HDD de 160 GB.