ZTOP

Notas da Zumo-caverna: TomTom agora com alerta de radar

tomtom_radar1

Já faz algum tempo que estamos testando um GPS TomTom GO 720 e uma dos recursos que não tinha visto (ou pelo menos encontrado) nesse equipamento é o polêmico localizador de radares fixos de trânsito.

O que acabei de descobrir é que esse recurso está disponível para dowload gratuito no site da empresa, oferta válida até o próximo dia 31 de maio de 2009.

Ao contrário de outros recursos — essa aplicação não baixa automaticamente durante o processo de atualização automática — de modo que o usuário deve ter utilizar o utilitário TomTom Home, criar uma conta de usuário e entrar na opção “Adicionar Tráfego, Vozes, Radares de Tráfego etc.” e selecionar a sub-opção “Radares de tráfego“. Se a oferta ainda estiver válida, um pacote de informações será liberado gratuitamente para o usuário.

tomtom_radar4_smallCom o recurso habilitado no GPS, toda a vez que o condutor se aproximar de um radar fixo cadastrado no sistema, o aparelho emite um som de alerta e apresenta um ícone no canto superior esquerdo informando a velocidade limite e a distância do radar em metros. Na via, o mesmo é representado por um pequeno ícone.

Vale a pena avisar que esse recurso não é exatamente um detector propriamente dito e sim uma indicação do que o sistema do GPS chama de PI (Ponto de Interesse), como também é uma farmácia, posto de gasolina ou atração turística, ou seja, ele não funciona com radares móveis que a polícia rodoviária usa em patrulhas de rotina.

Também nunca é demais alertar que abusar dos limites de velocidade — que além de ser perigoso — pode provocar sérias dores de cabeça para você e sua seguradora e isso sem falar do risco de passar uns tempos no hospital ou mesmo o resto da eternidade embaixo de sete palmos de terra.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • wally

    hum… eternidade debaixo de 7 palmos de terra não é muito tempo?

    =o)

    nem osso ia ter mais… e uma perguntinha básica: a Terra tem essa previsão de duração toda?

    fora isso, achei o GPS e suas utilidades interessantes.

    [ ]s

  • E você ainda pode acessar o MapaRadar.com e ter sempre a base de radares muito bem atualizada para o TomTom e outros diversos navegadores GPS.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: GPS TomTom ONE Brasil()