ZTOP

Notas da Zumo-caverna: Reconhecendo faces no IdeaPad S10e

Reconhecimento de faces

Um dos recursos mais curiosos do novo netbook IdeaPad S10e da Lenovo é seu sistema de reconhecimento de face, também conhecido como VeriFace III, que utiliza a webcam do portátil para capturar uma imagem de referência e usá-la como um sistema biométrico para identificar o usuário e liberar o acesso ao sistema.

O aplicativo em si é bastante simples. Por meio de um utilitário pré-instalado no computador, o usuário pode cadastrar sua face (usando seus olhos como referência) capturado com a webcam e usá-la como uma espécie de senha para diversas rotinas de segurança do sistema. Como a face está cadastrada junto com uma senha convencional (alfanumérica) o usuário tem a opção de digitá-la ao invés de usar o VeriFace.

Se comparado com o sistema de reconhecimento de impressões digitais, pode ser que o VeriFace não seja o tão seguro quanto uma digital, mas ele é bem mais simples de usar, especialmente na hora da autenticação, já que não precisamos fazer nada. Só ficar na frente no portátil.

E o que posso dizer desse sistema…  E não é que esse treco funciona? :^) (link para o vídeo)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Lenovo

    Tire uma foto sua e imprima, mostre para a câmera que ele libera o acesso!

  • eu acho que esse reconhecimento de face, devia ser usado em conjunto com o reconhecimento da digital.

  • Oi Lenovo (esse é o seu verdadeiro nome?)

    Eu tentei com uma capa de revista e um boneco de pelúcia e não deu lá muito certo (por que vc acha q paguei esse mico de botar minha cara na web)? :^P

    Então Alexandre,

    Acho que por ser uma solução se software, o VeriFace combina facilidade de uso com baixo custo, já que ele dispensa o sensor biométrico para funcionar.

    Como essa solução é voltada para o usuário final — que, no geral são avessos à sistemas de segurança — acho que ele pode nem ser tão seguro quanto uma impressão digital mas ainda é melhor do que nada.

    E cá entre nós, é muito divertido!

    [ ]s

    Mário

  • Erick

    Ao ler essa nota lembrei que meu netbook também tem esse recurso, (na verdade não tem porque formatei ele e instalei o linux, o windows pesa muito) ele é um MSI U120

    []s

  • Pelos comentarios do Mario deve ser barato mas o software é gratuito? Tem algum custo embutido?

  • dflopes

    como é um soft, não pode ser baixado?

    E é mais fácil um netbook vir com webcam do que leitor biométrico.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Netbook IdeaPad S10()

  • Pingback: Review: Notebook Lenovo G475 com AMD Fusion — ZTOP ZTOP()