ZTOP

Notas da Zumo-caverna: Como invocar a Capa Asus sem a View Flip Cover?

Tem jeito de experimentar os recursos da janela do View Flip Cover do Zenfone sem o acessório? A resposta é sim!

Estava eu trollando leitores na área de comentários do nosso hands-on do View Flip Cover da Asus quando topei com a mensagem do nosso leitor Ricardo Carlos que dizia o seguinte:

Fui em configuração / ASUS Cover e configurei tudo, mas a tela segue a mesma, nada foi alterado para a utilização do Flip Cover. O que estou fazendo de errado?

Tudo bem que o Zip Cover que comprei na loja da Asus ainda não chegou, teria algo haver? Ou seja, a capa quando “instalada” é reconhecida pelo zenfone?

Apesar dessa pergunta parecer meio tola, ela levanta uma questão que nunca paramos para pensar, ou seja —  como o View Flip Cover funciona e como ela interage com o Zenfone? — Magia negra? Tecnologia marciana? Nano-duendes?

Nosso palpite é que a capa possui algum tipo de emissor de sinal — talvez um ímã — cuja presença por aproximação é sentida por algum sensor embutido no smartphone que, por sua vez, ativa/desativa a janela do Flip Cover.

Para comprovar isso, pegamos uma moeda de aço e começamos a verificar se ela grudava em alguma parte da capa e — de fato — ela parou no canto inferior direito, o que nos leva a crer que o sensor magnético está localizado no canto oposto do smartphone, perto do botão de retorno:

asus_flipcover3_magneto

Dai bastou por e retirar um imã na área indicada abaixo que foi possível simular o efeito de abre e fecha da capinha no Zenfone — simples não?

asus_flipcover3_magneto2a

Pode ser que essa descoberta também seja meio tola, mas ela pode ser algo interessante para aqueles que gostariam de experimentar os recursos do View Flip Cover antes de decidir pela sua compra ou até motivar os makers de plantão a criarem suas próprias capinhas interativas.

Legal né?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano De Lima

    Jornalismo investigativo em tecnologia.
    Os bons tempos voltaram!

    • Mario Nagano

      Urra meu, vc por aqui de novo?

      Não tinha te trollado nos post passado?

      Calma Adriano. Brincadeirinha… 😉

      • Adriano De Lima

        No problem, keep doing this great job!

        • Mario Nagano

          😀😀😀

  • Don Ramón

    A curiosidade move a humanidade! E eu achando que era algum sensor de luminosidade que “detestava a presença do inimigo” (no caso, a capinha) para ativar o recurso… rsrsrs

    • Mario Nagano

      Meu segundo palpite era algum tipo de Jedi Mind Trick.

  • Allan Martins

    Opa, deixa eu fazer uma versão genérica e vender no mercado livre agora que sei o truque hehe