ZTOP

Gadget do dia: Nokia X2 (mais um Android)

E tem mais um Android no mundo Nokia/Microsoft: agora é a vez do Nokia X2, terceiro modelo da família que roda Android modificadoo para os serviços da Microsoft, com preço (lá fora) abaixo dos 100 euros.

O Nokia X2, ao que dá a entender, é mais um modelo da linha Nokia X, anunciado durante o Mobile World Congress, em Barcelona, no final de fevereiro. (Por sinal, o Nokia X deveria ter sido lançado aqui no começo de junho… e nada ainda).

Para quem não foi apresentado, essa família “X” roda sistema operacional Android modificado, com serviços da Microsoft (e-mail, Skype, busca, loja, OneDrive) no lugar dos apps do Google.

A ideia é que o consumidor mítico (e com pouco dinheiro no bolso) em busca do primeiro smartphone compre um Nokia X, mais baratinho, e depois siga para a família Lumia com Windows Phone, mantendo os serviços Microsoft em sincronia e sem perder dados ou experiência de usuário.

O X2 é um smartphone com entrada dois SIM-cards de operadoras e vem com uma tela de 4,3″ com resolução 800 x 480com tecnologia Clear Black (=melhor visibilidade ao sol), processador Qualcomm Snapdragon 200 (dual core, 1,2 GHz), 1 GB de RAM, câmera traseira de 5 megapixels com flash e foco automático, câmera frontal, 4 GB de armazenamento interno expansível com cartões microSD (até 32 GB), conectividade Wi-Fi e 3G.

E é o primeiro dos X a ter Bluetooth integrado (comparação de hardware/recursos na Nokia)

Seu design segue o estilo “mamãe sou fosforescente” com cores vibrantes e acabamento com bordas transparentes, no mesmo estilo da linha superbásica Asha.

 

Segundo a Nokia, o aparelho traz algumas novidades em software também, incluindo uma nova lista de aplicativos (e deixando a experiência similar ao Windows Phone na linha Lumia) e novas opções de deixar a tela inicial mais colorida e personalizada. A fabricante diz que o X2 roda “plataforma Nokia X 2.0” (o X e o XL originais rodam a versão 1.0).

Falando em Android, a Nokia finlandesa original (que não foi comprada pela Microsoft) lançou no meio do feriado um… launcher (substituto da interface e tela inicial) pro sistema do Google, chamado Z Launcher. Está em versão de testes (eu não baixei).

Voltando ao Nokia X2, o modelo “já está disponível globalmente em mercados selecionados” pelo preço sugerido de 99 euros (algo em torno de R$ 300 na cotação do dia). Nada sobre quais são esses mercados, claro.

[Nokia]

Mais fotos do Nokia X2:

Nokia X2 - 4Nokia X2 - 5Nokia X2 - 2Nokia X2 - 3aNokia X2 - 1 Nokia X2 - 3

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Saulo Benigno

    Me pergunto se os X originais vão ser atualizados para versão 2.0, duvido muito…

    • Henrique Martin

      pelo 1 GB de RAM no X2 e menos nos outros, eu tb duvido

    • Não vão. A Nokia avisou no Conversations e alegou que eles não têm as “atualizações de hardware necessárias” para a X Platform 2.0. Boo…