ZTOP

Nokia + Microsoft = Windows Phone fala português

Com a parceria com a Microsoft anunciada na última semana, aumentaram as chances de o Brasil ter à venda aparelhos com Windows Phone localizados em português. Falei agora mesmo, num papo ultra rápido e concorrido, com Kai Oistamo, vice-presidente de desenvolvimento corporativo da Nokia. Como não temos nada de Windows Phone no Brasil, taí uma boa notícia.
“Somos muito locais, tanto com pessoas como lugares. A loja será localizada, e esse é um fator muito forte que trouxemos à tona na negociação, assim como a cobrança via operadoreas e o suporte local aos desenvolvedores”, disse Oistamo.
“Com a Microsoft, estamos tomando a frente. (o aparelho com Windows Phone) Será um produto Nokia, com a nossa marca e a nossa experiência. Lembre que somos a empresa global mais local do mundo”, disse.
Oistamo falou ainda que, mesmo com a transição, a Nokia continua a apoiar e evoluir o sistema operacional Symbian. E como evitar que os consumidores não comprem aparelhos com Symbian, se eles serão substituídos? “Será uma evolução bem equipada, e temos hoje grandes oportunidades com o Symbian que não vão afastar os consumidores”, afirmou.
Em relação ao mercado latino-americano, o vice-presidente da Nokia disse que a companhia mantém “contratos relevantes em relação ao Symbian com as operadoras”, o que deve manter o interesse no sistema.
Oistamo repetiu o discurso corporativo padrão que já sabemos: MeeGo é o sistema para experimentar com o futuro, vamos levar a internet para o próximo bilhão de pessoas, “Nokia é uma empresa interessante, já passou por muitas mudanças nos últimos 150 anos”, concluiu, 20 minutos depois de começar a responder às perguntas…

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin