ZTOP

Gadget do dia: Nokia Asha 308/309

nokia-asha-309_08

De olho em mercados que não têm dinheiro para comprar smartphones topo de linha ou até mesmo acesso a 3G, a Nokia atualizou hoje sua linha Asha Touch com dois modelos: Nokia Asha 308 (com dois SIM cards) e Nokia Asha 309 (um “chip” apenas, mas com Wi-Fi). O anúncio foi feito pela companhia finlandesa em Jakarta, na Indonésia.

As configurações dos Asha 308 e 309 incluem tela de 3 polegadas sensível ao toque (400 x 240) com conectividade 2G (EDGE), câmera de 2 megapixels, rádio estéreo, múltiplas telas iniciais, alto-falantes embutidos e entrada para cartão de memória (microSD) de até 32 GB. A interface Swipe é similar à usada no finado Nokia N9.

Os aparelhos, com lançamento previsto para o final do ano, serão vendidos pelo valor sugerido de US$ 99 desbloqueados.

O design dos dois aparelhos é o mesmo: o que muda é a presença da entrada para dois chips de operadoras no Asha 308, com recurso de troca de SIM card sem precisar desligar o aparelho, e o Wi-Fi no Asha 309. Ambos rodam o “sistema operacional Asha Touch” (novo nome pomposo para o velho e bom S40).

Os dois Asha virão com 40 jogos para baixar da EA, clientes de Facebook e Twitter integrados e uma versão atualizada do navegador Xpress Browser que, segundo a Nokia, “permite navegação 90% mais eficiente e rápida em comparação a browsers convencionais”.  E, como todo bom Nokia, vem com serviço de mapas.

O curioso do comunicado oficial da Nokia é citar institutos de pesquisa (como GFK e IDC) confirmando que essa nova linha pode ser classificada como smartphones (por “ter uma interface de usuário fluida e um ambiente aberto para desenvolvimento de aplicações, características que garantem a toda linha Asha Touch a classificação de smartphone de empresas de pesquisa de mercados globais e analistas como GFK e IDC”).

Isso, a médio prazo, pode aumentar a participação da fatia da Nokia (que luta com seus Windows Phone para retomar o crescimento em smartphones topo de linha) no mercado global de espertofones.

Mais fotos dos aparelhos:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin