ZTOP

Gadget do dia: Nokia Asha 210 (QWERTY! WhatsApp!)

O Nokia Asha 210, mostrado hoje na Finlândia, poderia ser mais um telefone-que-emula-funções-de-smartphone. Mas vem com um teclado QWERTY integrado – algo raro nos dias de hoje – com botão dedicado para o serviço de mensagens WhatsApp.

O mais interessante pra mim é ver a evolução de design da linha Asha, que evoluiu de desenhos simples com acabamento metálico e agora tem as cores vibrantes e os materiais dos smartphones da linha Lumia, com Windows Phone 8.

Na parte frontal, dois botões dedicados abaixo da tela de 2,4″ (320 x 240): um para o WhatsApp (acredito ser o primeiro telefone a vir com algo assim de fábrica) e um para a câmera de 2 megapixels. O Asha 210 roda Series 40, o sistema operacional de entrada da Nokia.

Sobre o telefone, as configurações seguem bastante básicas para manter o preço lá embaixo. O Asha 210 tem conectividade GSM/EDGE, Bluetooth e Wi-Fi e vem com apps de Facebook, Twitter e e-mail integrados. Segundo a Nokia, a câmera tem recursos de auto-retrato guiado por voz e compartilhamento automático por Bluetooth (Nokia Slam, que não requer pareamento com outros dispositivos).

Como a maioria dos Asha, o 210 terá versões com um ou dois SIM cards. Começa a ser vendido neste trimestre pelo preço inicial sugerido de 72 dólares no exterior. Vale como telefone de reserva para quem já tem um smartphone ou como aparelho de entrada para quem precisa de apps sociais e se enrola com telas touch (leia-se “pais e tios que usam o Facebook e se enrolam com o Android ou iPhone”)

Galeria de fotos:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin