Nokia 5800: quatro passos para trocar o SIM card (argh)
Início » SMARTPHONES » 3G » Nokia 5800: quatro passos para trocar o SIM card (argh)

Nokia 5800: quatro passos para trocar o SIM card (argh)

5800-sim-01Ah, engenheiros e designers, o que nossa vida seria sem eles? Criam produtos incríveis, mas dão cabeçadas gigantescas em alguns pedaços do projeto. Veja o incrível Nokia 5800: se você tiver uma emergência (fim da bateria, usar outro celular na balada, sei lá) e precisar trocar seu SIM card (o “chip” da operadora)… melhor ter paciência. Como na maioria dos telefones, o SIM card do 5800 fica embaixo da bateria. Mas não sai por ali.

O “chip” do 5800 é inserido numa portinhola na lateral esquerda do telefone (são duas portas; a outra é o slot do cartão de memória microSD de 8 GB). Para colocar, tudo bem – você abre a tampinha e insere o cartão lá dentro. E pra tirar? São “só” 4 passos: abra a portinha, pegue a caneta stylus, remova a bateria e, com a caneta, empurre o SIM card.

Se você conta com uma mesa pra apoiar, tudo bem. Se não… siga as instruções na tampa da bateria (foto acima)!

5800 sem a bateria: o SIM card precisa ser empurrado pela fresta à esquerda

5800 e o SIM card; tem até uma indicação de onde empurrar o cartão com a caneta stylus

Finalmente, algumas primeiras impressões sobre o aparelho, após quase quatro dias de uso:

– bateria dura mais que a do N95 (só não esqueça o Wi-Fi ligado ou sua carga vai embora em uma noite caso a rede esteja ligada no quarto ao lado, como eu fiz na última noite);

– touchscreen funciona direito; não é o iPhone, nem pretende ser (tese a ser defendida no review completo, mais pra frente);

– browser Nokia melhorou bastante (controle de configurações, senhas salvas, janelas, tela cheia, zoom); Opera Mini funciona muito bem (eu não gosto desse navegador na versão Windows Mobile); SkyFire instala, mas não tem suporte ao touchscreen (logo, não conclui a instalação);

– aplicativos para Symbian S60 3ª edição (como o N95) são retrocompatíveis: que o digam o Google Maps e o Gmail;

– câmera de 3,2 megapixels é fraca; permite uploads pro Flickr em instantes (e múltiplos uploads simultâneos, sem reclamar); alguns exemplos no meu Flickr. Não fiz vídeos ainda (nem mexi no GPS).

Escrito por
Henrique Martin
10 comentários
  • “bateria dura mais que a do N95”

    Mas Henrique, tirando o iPhone e o G1, qualquer telefone tem bateria que dura mais que o N95…

  • A camera é muito ruim não chega nem perto do n73 ou mesmo do 5610 da mesma nokia.È lamentavel a nokia colocar uma camera tão fraca em um aparelho como esse.

  • Você reclama de tirar o sim card de um 5800 porque nunca tentou tirar de um N82. Impraticável sem uma pinça. No mais, é fácil de tirar. Só é meio inútil a portinha lateral visto que temos que tirar a bateria de qualquer modo.

    Os vídeos ficam tão bons quanto no N95 e o GPS é extremamente rápido e funcional. Pelo menos beeeem mais rápido do que no meu antigo N95, que várias vezes eu até desisti do GPS por não pegar sinal mesmo em área aberta e parado.

    Discordo um pouco da “câmera fraca”. É uma câmera de celular, e nem perde tanto para a câmera do N95. E seus recursos de redução de tamanho de imagem para envio de MMS e upload pelo aparelho são muito bons mesmo.

    O que achei ruim mesmo foi o sensor da câmera ficar exposto ao abrir a parte traseira do aparelho. Pecaram nisso.

    Mas no geral, ótimo aparelho.

  • Só quero é ver o “precinho” camarada que a Nokia vai por nele aqui no Brasil… O N96, por exemplo, tá uns 2.000 na nokia store, um absurdo sem tamanho.

  • Neste modelo Nokia ainda é fácil.
    Pra tirar o chip do iPhone é um parto de elefante, ou você carrega a ferramenta que acompanha o aparelho ou uma agulha.

    Quanto a bateria, no iPhone eu preciso andar com o carregador para todos os lados e não passo um só dia sem carregá-lo uma ou duas vezes.

    Dei um N95 8GB para minha esposa e não a vejo com este tipo de problema.

  • Putz pior que ia comprar esse aparelho, ta demorando tanto que eu peguei o 6210 navigator, alias possui a mesma camera que esse 5800 e realmente é fraca. Meu n73ME anterior era bem melhor, lente carl zeiss faz um grande diferença.
    Touchscreen não tem jeito, por enquanto a apple é imbativel mesmo. O jeito é aguardar o n97.

  • Acabei de adquirir o aparelho estou gostando muito facil acesso, mas como todos nao esperei chegar aqui no brasil fui direto no py e comprei original por $ 560, nao me arrependo apesar de ter apenas 30 dias de garantia, o aparelho eh muito bom, a camera nao eh oq se esperava, mas pelo preço tem seu custo beneficio… detalhe q o meu ja veio com o ultimo firmware, sem se preocupar com bkp e atualização por enqnto
    recomendo o aparelho pra quem quer um smart e touch com um custo beneficio em relação ao iphone .. htc…