ZTOP

Nintendo DS: ferramenta de ensino escolar?

school_ds

Como é que ninguém pensou nisso antes?

A Nintendo anunciou na última quinta-feira que irá lançar um novo serviço no Japão que poderá ser usado por professores para transmitir atividades escolares — ou até mesmo testes — de seus computadores diretamente para seus estudantes na classe equipados com Nintendo DS.

Essa tecnologia também poderá ser usada para transmitir guias de orientação, mapas e até mesmo roteiros de visitas a museus. Nesse último caso, a primeira instituição a oferecer tal serviço será um museu de Kyoto a partir do final desse mês (abril/09).

Segundo Shigeru Miyamoto, diretor sênior da Nintendo e criador do Mario Bros, a grande sacada desse serviço é que o usuário não precisa adquirir nenhum software adicional. Com isso a empresa de Kyoto pode expandir ainda mais sua base de usuários, já que o pequeno console poderia deixar de ser um “inimigo das aulas” para se transformar numa importante ferramenta de educação. Isso seria possível graças à um recurso já existente no DS que permite receber conteúdo on-line — como demo de jogos —  por meio de sua porta Wi-Fi.

Obviamente isso também ajudaria a melhorar ainda mais as vendas do portátil do pessoal de Kyoto, que no último dia 6 de março ultrapassou a barreira dos 100 milhões de unidades vendidas (no mundo) desde o seu lançamento em novembro de 2004.

E se você acha muito, o Wii já vendeu mais de 50 milhões de consoles desde sua chegada nos EUA em 2006.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • No filme Kung Fu Kid (bizarro e divertidão, aliás), os vilões tomam o controle de uma escola e distribuem video games portáteis para “zumbificar” os alunos. #medo.

    []’s!

  • natalia

    adorei essa ideia eu gostaria de poder usar na minha escola tambeiim ;

  • Douglas Belmonte

    Boa ideia ! Mas um iphone ou outro smartphone nao faria melhor o servico?
    Afinal no japao esses telefones estao ao alcance de praticamente todos.

  • Diego Vieira

    Na Alemanha eles vendem o Nintendo DS com um tal de Cooper Cerebral do Dr. Kawashima com propaganda em metrôs, principalmente pra pessoal acima (e até bem acima) da faixa etária normal dos videogames. E vi gente lá com um desses! Parece uma iniciativa forte da Nintendo. Mas não é porque vai passar exercício que vai deixar de ser o pesadelo dos professores! haha

  • Lucas Jardim

    KKKK ja to imaginando tudo de ruim que da pra fazer com ele:

    1º finjo que to fazendo exercicio e fico jogando;

    2º uso ele pra bate papo com outros alunos do colégio

    3º se tiver conteudo multimida derrepente da ate pra ver uns filminhos nele

    Ou seja, ele vai servir pra qlqr coisa, menos pra aprender coisa boa! kkkkkkkkkk

  • Pingback: Nota Zer0! » Blog Archive » Nintenducação()