ZTOP

Gadget do dia: Nikon Coolpix S800c (roda… Android!)

A Nikon Coolpix S800c é um modelo de bolso com 16 megapixels de resolução e que, além de tirar fotos, roda sistema operacional Android e permite subir fotos direto para a internet. A câmera foi anunciada hoje pela fabricante japonesa e começa a ser vendida no exterior em setembro.

Na parte fotográfica, a S800c usa um sensor CMOS do tipo BSI (Backside Illuminated), lente zoom NIKKOR de 25~250 mm (equiv.)/f 3.2~5.8 com VR (estabilizador de imagem) e capacidade de filmar vídeos em Full HD 1.080p. Ela também vem equipada com tela touchscreen do tipo OLED de 3,5″, sensor GPS e interface Wi-Fi.

Até ai nada demais, já que muitos concorrentes já comercializam câmeras compactas de 16 MP, com zoom de 10x, tela OLED, WiFi, GPS, etc, etc, etc… Mas a grande sacada neste caso é que a S800c é a primeira câmera da casa a rodar o sistema operacional Android (uia!) — apesar da versão usada do sistema do Google não foi informada oficialmente pelo fabricante, diversas fontes na web afirmam ser o 2.3 Gingerbread.

Com isso a nova CoolPix tenta romper com um velho mito do mercado: as câmeras de celulares não têm capacidade de tirar fotos de altíssima qualidade (apesar de existirem iniciativas que dizem o contrário e outras que simplesmente assumem isso abertamente).

De fato a grande sacada de incorporar o sistema operacional do Google é que desse modo os usuários da Coolpix podem tirar proveito de todas as vantagens e benefícios proporcionados pelos produtos e serviços disponíveis hoje apenas em tablets e smartphones, ou seja, usar a câmera para capturar fotos e vídeos e subir esse conteúdo diretamente para sites como Flickr ou Youtube, sua para rede social favorita como Google+, Facebook, Twitter, entre outros. E dá para baixar aplicativos também (quem diria que dá para jogar Angry Birds em uma… câmera!)

Entretanto, o mais mais interessante é que o usuário também poderá usar a câmera para mandar mensagens, consultar dados e até interagir com outras pessoas do mesmo modo que ele faz hoje com um celular…

… só não vai poder fazer ligações de voz ou conectar-se via rede 3G — algo por sinal, que pode ser resolvido com o uso de um smatphone ou tablet com essa tecnologia:

A Panasonic possui um celular com câmera Lumix, mas se trata de um produto exclusivo para o mercado japonês baseado no sistema da NTT DoCoMo.

O preço sugerido nos EUA é de US$ 350 e também estará disponível na cor branca.E como o site da Nikon Brasil já lista essa câmera em seu site, acredito que ela deve chegar em breve por aqui também, talvez junto com a Nikon 1 J2.

Ainda em tempo:

E da série “mamãe, quero ser PowerShot G12!”, a Nikon também anunciou hoje sua nova câmera de lente fixa premium para entusiastas: a Coolpix P7700 (preço sugerido US$ 499 nos EUA).

Equipada com um sensor CMOS de 12,2 MP com BSI, lente zoom de 28~200 (equiv.)/f 2.0~4.0 com estabilizador VR e corpinho de liga de magnésio, a P7700 vem com a proposta de oferecer o melhor em qualidade e controle sobre a imagem num equipamento de desenho compacto. Mais informações aqui.

Wai wai…

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.