ZTOP

N900: o mata-iPhone da Nokia (com 3 anos de atraso)

Nokia-N900-6

Como muitos de vocês sabem, eu odeio termos como “mata-iPhone“. Mas sempre acreditei que os internet tablets da Nokia eram uma alternativa viável, bacana e open source para os brinquedinhos da Apple (eu não disse “barata”, tá?). Voltando alguns meses no tempo, eu disse ainda que o Maemo 5, sistema operacional desses tablets, estava a caminho e teria, finalmente, conectividade celular. A resposta veio hoje, no pré-Nokia World 2009, com o anúncio do N900.

Do que falaram em abril na prévia do Maemo 5 para agora, só mudou o processador na configuração final do N900: era um Texas OMAP e agora é um ARM Cortex A-8 (mais 1 GB de memória, suporte a OpenGL ES 2.0, 32 GB de armazenamento interno, câmera de 5 megapixels com lente Carl Zeiss, teclado QWERTY deslizante e  navegador baseado no Firefox).

O que é bacana nisso tudo? Multitarefa, Adobe Flash no navegador e, finalmente, acesso a redes celulares no tablet. Diferente do N800 e do N810, que eram apenas aparelhos com Wi-Fi e Bluetooth, o N900 é um celular 3G completo (tri-band WCDMA 900/1700/2100 Mhz e quad-band GSM 850/900/1800/1900). Vai ser vendido pelo preço sugerido de 500 euros a partir de outubro, em “mercados selecionados”.

Ah, sim, o lance do matador de iPhone, claro. Pelo vídeo abaixo dá para entender melhor como funciona a interface do N900, agora com múltiplos desktops (veja e tire suas conclusões) – estou falando em recurso de sistemas, não em design do aparelho.

O que lamento é esse aparelho sair apenas agora, em um momento que a Nokia (e todo mundo em smartphones) perdeu mercado pro iPhone, já na sua terceira geração. Quem sabe, com um bom incentivo para as operadoras e um pacote de software decente para baixar (Ovi store, alguém?) ainda dê tempo de recuperar o tempo perdido.

O engraçado é que, com tantos anúncios da Nokia esta semana (Booklet 3G, N900, Nokia Money, 5230 touchscreen), será que sobra espaço para algo novo no Nokia World dia 2 de setembro além de confirmar o rumor do N97 Mini?


(link para o vídeo)

Galeria de fotos:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • ah, mercados selecionados!

    • @eber quase sempre dá para entender como “europa”, né? se bem que essa frequência de 1.700 me intriga.

  • Valdemir

    E é suporte total ao Adobe Flash 9.4, nada de flash 3 pra disfarçar, é a coisa toda 😀
    É realmente um desktop INTEIRO no bolso! Espero que esse LED flash seja igual ao do N86 ou melhor.
    E com esse 1 GB pra instalar programas e mais… Vai vender mais do que N97. Se N810 tivesse GSM e até 3G ele iria vender mais ainda do que a porrada que vendeu. Só pecou com o WiMax Edition, algo muito específico ainda pro mercado.
    Mas sobre iPhone’s da vida, deixando de lado as poucas coisas boas do aparelho, muuuita gente esperava mais do telefone da Apple. Por outro lado a Apple atuou com quase perfeição pra lucrar o máximo possível lançando aquelas features extras com o tempo. Ah, Apple!! Muito esperta!
    Sempre defendi o LiMo e derivados e gosto muito do Maemo. Agora que o sistema está mais maduro é só festa! Vai jorrar desenvolvedor pro Maemo já que é Linux, “todo mundo” sabe escrever.

    • joao

      iphone é pá etc etc etc… problema é a camera lixo pra porra 3.0 e n tem flash quer tirar uma foto no escudo kkkkkkkkkk dificil …. ¬¬ os caras investe uma grana na porra de um aparelho do iphone e me coloca uma camera lixo e sem flash, ate akeles motorola simples tem flash, entre pagar um camera fudida de quase 2 conto e um iphone de 2 conto nem rola mta grana jogado fora, pra pouca coisa, prefiro meu n95 por enquanto, mas n900 ta perto, ou akele da google Nexus One esse tbm mata a pau em cima do iphone, ja vi anuncio do 4g da iphone dizem q a camera vao melhorar e com flash dai quero ver ganhar do iphone, mas o 3g é lixo pra mim vlw

  • Henrique, ficou estranha sua opinião.

    O N900 não é iPhone Killer, nem aqui nem na china. Tu acha que alguem deixaria de comprar um iPhone por qualquer aparelho da Nokia que fosse. Isso não existe.

    E para piorar, você fala em 3 anos de atraso. ME FALA, por favor, me fala algum outro celular que tem uma distribuição linux completa exatamente igual eu tenho no meu computador?

    N900 e iPhone NÃO TEM RELAÇÃO NENHUMA. Quem compra iPhone não se interessa por ter o celular mais poderoso já inventado pela mão do homem, ele quer um iPhone. E por mais poderoso, não é só o processador, tem relação também com o SO.

    O MAEMO que vem no N900 está muito diferente do que vem no N800/N810, mas a distribuição linux COMPLETA continua lá. Alguem compila o Mplayer, e pronto. Alguem compila qualquer outro programa do linux e ele roda tranquilo no Maemo.

    O N900 é diferente de tudo que existia até hoje, e está muito a frente de outros “linux-phones”. O Android é um kernel linux, como a maioria dos outros. Mas uma distribuição com GTK, QT, D-bus, /etc, compiladores e etc, SÓ O MAEMO.

    A Nokia está preparando esse novo maemo desde muito tempo atrás, e a idéia de ter SUPER-HIGH-END phones não apareceu por causa do iPhone.

    Agora o symbian está virando mainstream nos aparelhos da Nokia, o S40 e o S30 irão vir só em aparelhos baratinhos/de graça, e o Maemo será o HACKER PHONE dos sonhos de qualquer geek que utilize de verdade as funcionalidades dos aparelhos.

    • @marcelo obrigado pelos comentários.
      eu compraria um N900 (ou até mesmo um N810) no lugar de um iPhone, mais pela questão política das operadoras (iPhone no Brasil é pra voz, não para dados, ao contrário do resto do mundo). A comparação, eu sei, é injusta, mas necessária em termos de recurso. Infelizmente, quem tem um iPhone quer mais pelo “hype” que qualquer outra coisa.

  • Ah, o N900 é grande, gordo e pesa 181 gramas. Quem vai querer um trambolho desses? EU!

    • wal

      eu tambem, jaja

  • hugo m

    Nokia tá atrasadinha, hein?

  • Alguém já fez algum aplicativo Office para o Maemo 5? Não me falem em portar OpenOffice para ele, por favor! Eu digo reescrever mesmo, para ficar usável em telas pequenas?

    Só falam de entretenimento em tablets, mas eu queria produtividade. Estou louca para jogar meu netbook fora, por menor que seja, é um trambolho numa bolsa de mulher. Eu quero mesmo é um desses aí para trabalhar, junto com o tecladinho bluetooth da própria Nokia.

  • O nokia n8x0 aceita linux full, mas fica MUITO lento, pois tem que clonar o sistema para o cartão, para entao rodar o debian de lá – com direito a open office!

    Com esse specifications, esse N900 tem um bom futuro na mão de usuários sedentos por processamento, produtividade e multimidia. ELE simplesmente NÃO É PARA O PÚBLICO ALVO DO IPHONE.
    – processador de 600Mhz, 1Gb de RAM, 32Gb de storage, aceita micro-sd de 1Gb (elevando para 48Gb), HSDPA, Tela 800×480 (e a média é 480×320, no máximo 640×480)

    E considero uma revolução pois vc terá um smartphone (vamos chamar assim para melhor compreensão) com o mesmo SO do desktop/notebook. A microsft tem o windows (mas em versão mobile), e o Iphone leva um OsX que não se parece com o que vemos nos macs!

    Olha que já usei quase tudo (palmOs, WinMob, Symbian UIQ), mas esse n900 ganhou uma vaga na minha wish list – exceto pelo preço 550 EUROS!!!!!!!!!!!

    P.S.: Fui atrás das specs, pois ninguem dava frequencia do clock, mas achei aqui:
    http://www.gadgetell.com/tech/comment/nokias-n900-internet-tablet-specs-image-leaked/

  • Nck

    Esse sim é um “smartphone” de verdade…

  • Henrique: a frequencia de 1700 é usada pela T-Mobile EUA.

    E agora uma resposta mais longa pro Marcelo.

    Sorry, a OpenMoko tentou vender celulares para geeks e hackers e não resistiu à primeira paulada. É claro que o N900 é o beta-teste do Maemo na selva dos smartphones, da mesma maneira que o G1 foi o beta-teste do Android, mas achar que só geeks e hackers vão criar o case para a Nokia voltar a competir no high-end (não me falem na piada de mau gosto que é o N97, tá?) é muita ingenuidade.

    E tanto a Nokia entendeu isso que espetou no Maemo do N900 um monte de coisas que não interessam aos geeks, mas sim a quem REALMENTE vai fazer o make-or-break, que são os power users (esses que migraram em massa de Symbian e Windows Mobile para o iPhone em 2008, olham com gula para a nova safra Android e sonham com o Palm Pre GSM). Mail for Exchange. Nokia Messaging. Widgets. Presença unificada. Upload automático de fotos. E por aí vai. Porque é isso, e não se o Maemo é a coisa mais próxima de um SO “desktop” que se pode por no bolso, que vai fazer as pessoas tirarem 500 euros do bolso.

  • 1º O aparelho é o novo sonho de consumo dos nokias-fans…. hummmm lembrei do frenesi de dezembro de 2008 quando a NOKIA anunciou o N97… (deu o mesmo frio na barriga e a certeza que vou ter um desses pra mim…)
    Mas esse aparelho parece ser muito bom mesmo… pelo menos parece estar bem mais amigável ao touch do que qualquer outro NOKIA já visto…

    2º A Bia Kunze voltou!!!!!!! E aí Bia tudo bem??? Estamos esperando o blog voltar com força total dia 1 hein??? Grande abraço….

  • Marcos Crasso

    Tem gente que acha que precisa de tanta coisa, iPhone, 3 iPods, Netbook. mas em sua profissão uma caneta e uma papel de pão bastariam. falem a verdade, eu quero porque é novo, porque eu não tenho onde gastar dinheiro, porque eu sou fútil, porque sou compulsivo, mas por favor não ofendam minha inteligência com essa história de produtividade.

  • É impressão minha ou este cara da Nokia é a cara daquele cara do clube das mulheres? rsrs

    [ ]´s

    Edu Lima

    • @edu não sei, você que acompanha o clube das mulheres pode dizer mais, né? 😉

  • Eu tenho um N800 e gostei muito do Maemo como SO, acredito que a Nokia acertou nesse lançamento. Eu vi toda a mudança que foi mudar do OS2007 para o 0S2008, foi como comprar um novo aparelho. Por isso espero que seja possível instalar o Maemo 5 nos N800/N810. Poder de Hardware sem software para utiliza-lo não leva a lugar algum…

  • @edu não sei, você que acompanha o clube das mulheres pode dizer mais, né? ;)[2];)

    @marcos, realmente para meu trabalho não colabora não, agora pra vida pessoal, pra me organizar melhor, pra ter mais opções de entretenimento nas horas vagas, pra ter uma camera sempre a mão pra flagrar os momentos inusitados, pra poder atualizar meu blog onde eu estiver, pra ter mais interatividade com meus amigos virtuais e até mesmo os reais, pra estar por dentro do há de mais moderno… bem aí sim EU QUERO MUITO ESSE APARELHO…
    Não sei se isso é futilidade, ou dinheiro sobrando, como eu já vi escrito em algum blog da vida, um fiat 147 e um punto tjet me levam de brasilia ao rio de janeiro, agora quem escolhe com qual ir sou eu, meu bolso e minha vontade de ter conforto e qualidade….

  • Aproveita e pergunta ao Marco Crasso se ele consegue montar e editar (em um trabalho de campo no meio do mato) uma planilha e excel com soa condicional , grafico, curva de tendencia e interpolacao?

    Podemos usar um EEE ou esse Maemo . Mas somos todos futeis em busca do gadget perfeito… ahahahaha.

    Que ridiculo!

  • Rudolfh: o Maemo 5 não roda “as is” nos N8x0 porque estes usam OMAP2, enquanto o N900 usa OMAP3. Seria necessário “portar” todas as partes específicas de OMAP3 para OMAP2 antes de recompilar o sistema; coisa que, até onde eu saiba, ninguém tem nem vontade de fazer.

  • Nunes

    Garota Sem Fio, e o bom e velho Quick Office? Eu acho que ele chega em breve, e quebra o galho, pelo menos pra mim.

  • Cicero

    @Bia nesse caso se nao quiser optar por um futuro/e certeiro port do Opennoffice para o Maemo, poderá tranquilamente utilizar o Googles Docs, pra quebrar o galho. de imediato nao temos como saber se os desenvolvedores fechados irao se interessar pela plataforma, mas já temos opçoes livres para o Maemo no que tange a suite de escritorio. Há por exemplo a um bom tempo port do Abeword e um outro programa de planilhas. Agora é esperar pra que o grande publico perceba o valor(mais que financeiro) desse gadget e compre-o pra valer, pois assim nós Nerds e verdadeiros admiradores lucraremos com a popularizaçao.

    Acho que podemos dizer que esse sim é o grande aparelho “For Geeks”, com uma possibilidade de hack semi-ilimitada.
    Android tentou, Openmoko nem de longe chamou atençao da massa nerd, o WebOs despetou interesse no inicio principalmente por estar desprotegido contra hacks, mas agora sim estamos diante de um celular/smartphone totalmente direcionado a nós!!

    (pelo visto estou realmente empolgado. kkkk)

  • Victor Hugo

    Não entendi pq chamam tanto de tablet. Mas enfim, comparando o tamanho dele com o Nokia 5800 XM:
    N900: 110.9 x 59.8 x 18 (19.55) mm
    N5800: 111 x 51.7 x 15.5 mm

    Ficou mais baixo, qse um centimetro mais largo(a tela do 5800 é 3.2) e qse meio centimetro mais gordo.

  • Edivaldo

    É preceiso entender o que é o iphone hoje para não cair nessa de ficar comparando o iphone com outros smartfones.
    Não é possível compara-lo apenas baseado no hardware e na interface. No hardware ele perde pra muitos aparelhos, pois é limitado muitas coisas em função das justificativas da Apple. Na interface ele é matador também em funçãos dos critérios da Apple.
    Agora o 3º item em que nenhum aparelho se compara ao iphone é a plataforma de software: Hoje existem mais 65.000 aplicativos para ele, ou seja, ele já se estabeleceu como plataforma, assim como o DOS/Windows o fez no passado, dificilmente uma outra plataforma consegue isso novamente, no máximo haverá uma segunda plataforma.
    Por isso, tirando o hype e todo endeusamento do Iphone, não há como compara-lo a outro aparelho.

    • @edivaldo e quantos dos 65.000 aplicativos são realmente úteis? Tenho um iPod touch e uso…. uns 5 no máximo, o resto fica de enfeite (=só bobagem)

    • Raimundo Júnior

      Edivaldo, perfeito! Não tenho dúvida que, de hardware, o N900 é melhor que iPhone. Agora, no conjunto, especialmente na gama de aplicativos, nada se compara ao iPhone. Tenho um 16Gb 3G e estou há dias pesquisando pra migrar para o 3GS ou o N900. Após muita pesquisa, realmente não tenho a menor dúvida que ficarei com o novo iPhone. Pra mim que não sou analisata de sistema, programador, hacker, etc, e sim advogado, não há qualquer dúvida que o iPhone está a anos-luz de vantagem em relação a qualquer outro aparelho hoje no mercado, sobretudo pela gama de aplicativos que se usa após o jailbreak.

  • Edivaldo

    Sim, existe muita inutilidade, principalmente por ser uma plataforma nova e o mercado ainda não amadureceu suficiente pra os desenvolvedores se focarem naquilo que será mais lucrativo pra eles(tem desenvolvedor que faz programa só pra mostrar que sabe). Ainda é preciso amadurecer mais o foco dos desenvolvedores e isso leva tempo, até lá é usar uns poucos e curtir as inutilidades.

  • Andélson Marcelino

    IPhone = Marketing, fantástico, como só a Apple sabe fazer… a maior parte das pessoas que querem, ou compraram um Iphone, nem sabe exatamente pra que serve, nem sabem ou vão se conectar à Apple Store ou usar o Itunes, só quer um Iphone, porque falam demais dele.
    Depois tem aquela estória de quem ama ou odeia, tipo FIAT X VOLKS, não interessa quem tenha o melhor produdo, o que interessa é a marca que eu gosto.
    Tenho o meu velho 5800, adoro o aparelho, tá atualizado na versão 30, uso tudo, câmera, GPS, MMS, SMS, temas, aplicativativos, OVI Store, OVI Sync, Nokia Messaging, tenho fone BlueTooth Estéreo, ouço muita música, rádio FM, FM pela internet, uso o QuickOffice (comprei), tem ZIP, AdobeReader, uso vários programas ao mesmo tempo graças ao Task Manager, navego na Internet e muito, tenho pacote de dados ilimitado da Operadora… o aparelho tem problemas? Tem alguns, falta de memória Ram, falta na interface alguns enfeites, pra ficar mais bonitinha e a câmera não é grande coisa. Trocaria por um Iphone? Nem pensar. Pra falar a verdade, não trocaria nem por um N97, agora. Acho que o “TEM TUDO!”, está muito próximo desse N900, mas ainda acho que dá pra melhorar.
    Abraço a todos!

  • Edivaldo

    Só complementando, os desenvolvedores que levaraem a plataforma a sério e conseguirem criar algo inovador que aproveite os recursos da plataforma, com certeza serão os próximos a ganhaem muito dinheiro, pois p meio de distribuição da Apple coloca um mercado mundial nas mão do desenvolvedor.

    Desenvolvedores, fiquem de olhos abertos pras oportunidades!

  • CARLOS DIGITAL

    AMIGOS É MUIT LEGAL QUE TENHAMOS OPÇÕES DE COMPRA DIFERENCIADAS E APARELHOS DE QUALIDADE E DEVEMOS ISSO A COMPETITIVIDADE AO LIVRE MERCADO E AO IPHONE POIS ACHO QUE APOS LAÇAMENTO DO IPHONE TODAS AS EMPRESAS DE CELULARES DECIDIRAM REALMENTE ACREDITAR E BOTAR MAIS BOM GOSTO E SOFISTICAÇÃO NOS APARELHOS PRA PODER CONCORRER COM A SIMPLES IDEIA QUE É O IPHONE UM SIMPLES COMPUTADOR DE MÃO E QUE FALA NELE PODEMOS POR PROGRAMAS E FAZER VARIAS MODIFICAÇÕES MAS SERA QUE A NOKIA CONSEGUIRA BATER DE FRENTE COM ESSA PLATAFORMA ABERTA DO N900 ACHO QUE NÃO , PORQUE ? AMIGOS O QUE MOVE O MUNDO E DINHEIRO É DISSO QUE VIVE OS DESENVOLVEDORES E QUANTO MELHOR MAIS VISUAL E FUNCIONAL FOR UM SOFTWARE MAIS ELE VENDE E MAIS OS PRODUTORES GANHAM DINHEIRO COM SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS. TOMARA QUE A NOKIA TENHA UMA IDEIA INOVADORA E QUE DE CERTO . OUTRA COISA IMPORTANTE E SE DIZER QUE NÃO INTERESSA AS ESPECIFICAÇÕES TECNICAS DA MAQUINA POIS A POTENCIA DO MOTOR E MUITO BOM MAS QUANDO SE TEM UM PROGRAMA QUE CORRESPONDE DE NADA ADIANTA TER UM COMPUTADOR COM VARIOS TERABAITES E UM PROGRAMA QUE NÃO FAZ A A FERRARI ANDAR COMO DEVE. VAI APARECER MUITA COISA MAIS POTENTE QUE O IPHONE MAS COM PROGRAMAS QUE NÃO CORRESPONDEM A MAQUINA O IPHONE É ENCHUTO RAPIDO FUNCIONAL , PRODUTIVO INTERATIVO O UNICO PROBLEMA E QUE TUDO É TRAVADO BLOQUEADO MAS ANALIZAR O CONJUNTO É MUITO IMPORTANTE POTENCIAS E TEMPO DE RESPOSTA DO APARELHO BEM COMO SUPORTE E PROGRAMAS PARA AS FUNÇÕESDO DIA A DIA.

  • CARLOS DIGITAL

    TUDO É UM CONJUNTO NÃO SE ANALIZA A OBRA PELA MOUDURA E SIM PELO QUE ESTA NA TELA, NÃO SE ANALIZA A MAQUINA SO PELA POTENCIA DELA MAS PELO PROGRAMA QUE FAZ COM QUE A MAQUINA TENHA UM BOM DESENVOLVIMENTO OU NÃO. IMAGINE UMA FERRARE COM UM PROGRAMA QUE FARIA COM QUE CORRECE COMO UM FUSCA DE NADA ADIANTARIA , AGORA AO CONTRARIO UM FUSCA QUE ANDA COMO UMA FERRARE , SERIA LEGAL ENTÃO A MAQUINA ESTA DIRETAMENTE LIGADA O PROGRAMA OPERACIONAL MAQUINA BOA SIST. OPERACIONAL RUIM NADA FUNCIONA . AINDA VAI APARECER CELULARES NO MERCADO COM MAIS POTENCIA NO PROCESSADOR QUE O IPHONE DE 1GB ATE MAIS FUTURAMENTE MAIS SERA QUE A VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO ACOMPANHARÁ?
    NÃO ACREDITO QUE UM CELULAR COM SOFTWARE ABERTO DARÁ CERTO POIS O QUE MOVE O MUNDO É DINHEIRO E AS BOAS IDEIS TEM DE SER RECOMPENSADA. O DINHEIRO MOVE O MUNDO E ESTIMULA O HOMEM
    O IPHONE REALMENTE É A IDEIA MAIS MAIS SIMPLES E FANTASTICA DA ATUALIDADE, COMPRAR UM IPHONE É COMO ENTRAR NUM RESTAURANTE LA VOCE ESCOLHE O QUE QUER COMER FAZ SEU PRATO E PAGA PELO O QUE COMEU, NO IPHONE VOCE PÕE O APLICATIVO QUE QUER PAGA POR ELE E SAI SATISFEITO,” PRONTO!! ISSO É SIMPLES!!! O CLIENTE ESTA SATISFEITO FAZ NO SEU APARELHO O QUE QUER , VOCE É DONO DO SEU NARIZ.ISSO SIM É QUE É TELEFONE SO FALTA DESBLOQUEAR GERAL ESSA ONDA DE BLOQUEAR O APARELHO É CRUEL DEMAIS, MAS MESMO ASSIM NÃO TROCO AINDA MEU IPHONE POR OUTRO APARELHO , ADORO A NOKIA E ESPERO REALMENTE QUE ANOKIA FAÇA ALGO MARAVILHOSO PRA EU PODER VOLTAR PRA NOKIA SO QUE HOJE O QUE VALE NÃO É SO A MARCA E SIM O CUSTO BENEFICIO E ADAPTAÇÃO AO PRODUTO E ME ADAPTEI MUITO BEM AO IPHONE. AGORA TENHO O 3GS DE 32GB SIMPLESMENTE OTIMO SEM PALAVRAS.SATISFAÇÃO 99% OS 1% DE INSATISFAÇAÕ E REFERENTE AOS BLOQUEIOS.

  • Lucas Jardim

    A verdade e que o IPhone marcou uma época, e qualquer comparação com ele e meio complicada, assim como os V3 da motorola os blackberry da RIM e aqeeles “tiojlinhos” 6120 antigo se eu não me engano!

    Esse modelo vai marcar pela facilidade de personalização de software, já que vai ser totalmente desbloqueado e com sistema linux, que facilita bastante o desenvolvimento.

    Agora, mudando de assunto, há rumores que a sony está preparando um PSP com telefone celular (http://imasters.uol.com.br/noticia/13326/mercado/sony_analisa_unir_psp_e_celular/)
    se chegar ao mercado, vai ser uma nova revolução em termos de celular e um novo patamar em hardware pra telefones, visto que pra rodar uma aplicação totalmente 3D, exige muito mais de aceleração gráfica.

  • Andélson Marcelino

    Tem algumas coisas que me deixam apavorado! Gente, eu devo estar ficando louco. A única grande novidade do “Jesus-Phone” e a interface e o multi-toque, O resto tudo já existia, só que esse povo não sabia. Já haviam telefones com tela de toque, da Sony-Ericsson, até da Nokia. Até “ontem” o “Jesus-Phone” não enviava mensagens de multi-mídia, até hoje não manda arquivos via bluetooth.
    No meu antigo Nokia 6131, lançado em 2006, com tela de 16 Milhões de cores, eu já fazia filmes, enviava MMS, e instalava aplicativos, havia milhares de aplicativos java na internet, que inclusive eu já navegava usando o Opera-Mini. Resumindo, a Apple não inventou a roda, apenas aperfeçoou. Para o meu celular Symbian, agora um 5800 XM e antes no meu N95, existem milhares de aplicativos e jogos, pagos e grátis em centenas de lojas virtuais, as quais não sou obrigado a me associar e que já existiam antes da Apple Store, a exemplo a Getjar e da Handango, só pra citar 2 exemplos. Parece que não existia mundo antes do Iphone, tá louco!

  • Rodrigo

    Eu quero um desses!!! ;]

  • Georg

    Acho que o N900 poderá trazer uma grande evolução para o mundo dos SOs, como Office para LINUX!

    http://community.winsupersite.com/blogs/paul/archive/2009/08/28/could-microsoft-office-finally-be-heading-to-linux.aspx

  • Esse Maemo/Linux está uma belezura =]

    Pena que no Brasil vai ser inflacionado.

  • Luis Cesar

    Não sei porque insistem em chamar todos os celulares top que são lançados hoje de iPhone Killers. É visível que a proposta do n900 é bem diferente do aiaiPhone. É por isso que existe esse endeusamento cego em cima dele. Na hora de comparar, usam os prós do telefone da apple e os contras dos outros aparelhos. Fica difícil. É como o Andélson disse logo acima, a maioria dos recursos do iphone já existiam em outros celulares há muuuiiito tempo. O iphone só se preocupa em ser excelente em uma coisa e medíocre em todo resto. E quando o título da matéria fala que o aparelho vem com três anos de atraso, o que falar então de um aparelho com bluetooth bloqueado, câmera de 2 megapixels além das limitações impostas?

  • Eu compraria FÁCIL um N900 para substituir o meu iPhone 3G. O aparalho é fantástico!

  • Falam que ele chegou com 3 anos de atraso… Ok… mas porque não falar das novas features do iPhone que eu já tinha em meu Nokia “Brontossauro” 6600? Isso em milianos atrás?

    {}!

    • @alex não precisamos citar aqui o clássico JPEG “iphone x pedra” ou “iPhone x um nokia velho qualquer”, né? E eu tive um 6600 também!

  • @Henrique Martin, bem lembrado! E não podemos esquecer do clássico, iPhone Vs Xuxu 🙂

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Nokia encolhe o N97()

  • Junior

    Ja ta damdo resultado o n810 ja esta a 699 ate em doze parcelas em alguns sites brasileiros comprei o meu e to adoramdo

  • To vendo no Submarino.com hj (24/10) que o preço do N810 já caiu para R$ 599. Andei monitorando esse preço na última semana e, dependendo da pressão do ar, direção do vento e alguma influência estranha da força gravitacional da Lua sobre o setor de vendas do site, o preço andou oscilando de R$ 699 até R$ 799.

    Pra mim, isso pode ser sinal de que a Nokia deve estar abrindo espaço na prateleira para o N900.

    [ ]s

    M.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » N900 chega ao Brasil, nove meses depois()