ZTOP

MWC 2009: Nokia ataca com loja online e 4 celulares

mobile_world_congress_2009_lowresO principal lançamento da Nokia no Mobile World Congress 2009 não é um novo super celular com câmera de 8/12 megapixels ou touchscreen, mas confirma os principais rumores de que a “App Store” estilo finlandês estaria a caminho – e está, com o nome de Ovi Store (já que toda a estratégia de internet da Nokia fica em torno da marca Ovi, não poderia ser diferente).

A Ovi Store será, na prática, a consolidação de três distintas plataformas já existentes para distribuição de software da Nokia: a pasta Download!, a rede MOSH e os gadgets do WidSets. O conteúdo da loja terá aplicativos, games, vídeos, widgets, podcasts, programas baseados em localização e personalização, tanto para aparelhos com software da Série 40 quanto da S60.

Diz a Nokia que a partir de maio donos de celulares já poderão acessar a Ovi Store, mas o primeiro aparelho a vir com uma interface “pronta” será o N97 (que só sai em junho). Para desenvolvedores, a Nokia bebeu da fonte da Apple e vai dividir a receita com eles – 70% para o criador dos programas – e o site publish.ovi.com já está aberto para interessados em criar programas para a Ovi Store.

Entre os parceiros de conteúdo anunciados em Barcelona estão Fox, Facebook, MySpace, EA Mobile, Qik e Adobe (pelo visto, vão bater forte na questão da “Nokia é compatível com Flash”).

Nos celulares, a Nokia atualizou sua linha corporativa com o E75 (com teclado QWERTY) e o E55 (com um teclado estilo BlackBerry), mais dois aparelhos “clássicos” – o 6720 e o 6710 Navigator.  Fotos abaixo, especificações completas nos links no nome do produto.

E75

E75

6720 Classic

6720 Classic

6710 Navigator

6710 Navigator

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin