ZTOP

Moto Z10: 3G com fabricação local

Minha vida e a da Motorola vivem se trombando. Hoje fui até a sede da empresa em São Paulo para falar de outros assuntos relacionados a celulares e, poxa vida, percebi que fui um tanto injusto ao falar do Motorola MOTO Z10. Mexi um pouco com o aparelho e ele é incrí­vel (acho que a última vez que pensei isso de um Motorola foi ao ver o RAZR original alguns anos atrás).


O design do Z10 é excepcional. A parte traseira, toda em metal, combina direitinho com a frente em preto. Fechado, o aparelho está todo na vertical, certo? Deslize o slider para cima e uma pequena parte móvel “entorta” o aparelho, deixando o Z10 meio curvado, para se ‘adaptar’ ao rosto de quem fala. A câmera de 3,2 megapixels é rápida, muito rápida – pode até tirar 15 fotos na sequência e a pessoa fotografada nem percebe. E roda Symbian/UIQ, que abre um mundo de possibilidades para instalar novos programas e brincar com multimí­dia – entre os serviços em conjunto que devem ser oferecidos com o Z10 nas redes 3G é a capacidade de envio automático das fotos para blogs e Flickrs da vida – bom pra esvaziar o cartão de memória.

Boa notí­cia: o Z10 começa a ser fabricado no Brasil pela Motorola ainda neste semestre, para aproveitar a vindoura onda de lançamentos 3G por parte das operadoras, segundo Edson Bortolli Jr, diretor de marketing de produto da Motorola Brasil.  O Z10 não tem preço definido ainda e deve chegar í s lojas no meio do ano.

Vi um ROKR E8 lá também. Era um protótipo ainda, com teclado em chinês. A parte frontal do celular é toda em vidro reforçado, e os leds mudam de acordo com a função. Funciona direito, mas preciso ver o produto final para ter certeza do que acho do aparelho.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Me impressiona também desde o anúncio oficial. Parece ser um belo aparelho…

  • João Marcus

    Infelizmente, é Motorola. Não confio em nenhum aparelho da Motorola. O principal motivo é que os celulares Motorola têm baterias horríveis. Nunca vi uma empresa se preocupar tão pouco com a maldita duração da bateria.
    Diga-me, a bateria desse celular é melhor do que a de outros aparelhos da Motorola? Se for, eu fico com os aparelhos da Nokia, obrigado.

  • João Marcus

    Obviamente, eu quis dizer “Se não for” 🙂

  • Olá Henrique,
    Depois do fiasco do Z6, que infelizmente tenho, Motorola NUNCA MAIS. Conforme disse o João Marcus, a bateria é um lixo, não dura nada, mas é só um dos problemas.
    Porque não mantiveram o padrão V3, este sim era um excelente celular, mas o projeto Z6 é ridiculo.

  • Raphael Cairo

    mais tem ah data certinho pra qndo chega???ele muda muito do motorola z8, pq eu gotei do visual, mais s enum mudar muito vou comprar logo meu z8, q pelo q jah ouvi flar ele eh otimo, intaum qria saber se vc sabe +- ah data q ele chega as lojas, vlw obrigado

  • Maiko

    Galera celular eh um problema sério, puxa eu tinha um k1 e gostoi muito dele na época principalmente de seu vídeo, que tinha muita qualidade, dai veio o anuncio e comprei o Nokia 5310, que na minha opinião tudo é bom fora seu vídeo que eh muito inferior ao Moto K1 (bateria regular mais ruim que os da nokia porém melhor que uns e outros da Motorola) como o que mais me atrai no aparelho eh a qualidade de reprodução de vídeos resolvi vender o meu nokia 5310, e comprar o maldito do Z6 péssima opção apesar de contar com software java linux e um otimo processador que dificilmente da pau, trava e display de 320×240, a taxa da bits máximo para reprodução de vídeo eh 256, número fps máximo eh 15, isso eh muito pouco, ou seja qualidade péssima, vendi então o z6 e comprei um Nokia 5610, eh bom em qualidade o melhor ateh hj, mas o celular vive dando pau trava fica tela branca principamente quando carrega filmes e mais raramente arquivo mp3 e seu fisico eh muito fraco carcaça nada firme e naum gosto disso, que ja nos da motorola isso eh menos comum, resumindo se ajuntasse as qualidades de todos os aparelho acima citados daria um senhor aparelho, agora esse Z10 tem tudo para ser muito bom e a bateria teoricamente problema resolvido…