ZTOP

Macro: Motorola Moto X (2014)

A Motorola lança e começa a vender hoje sua nova geração de smartphones, e o Brasil é o primeiro mercado a receber os novos Moto X e Moto G. Os dois carros-chefes da marca ganharam atualizações importantes de hardware e tela, mantendo o preço da versão anterior.

Primeiro, vou falar do Moto X, que chega pelo preço sugerido inicial de R$ 1.499 desbloqueado com 32 GB de armazenamento interno (as novidades do Moto G estão aqui).

Se o Moto X original tinha como ponto fraco o uso de hardware de uma geração anterior (Snapdragon S4 Pro em vez de um Snapdragon 800), o novo Moto X (nome mantido para manter a simplicidade, de acordo com o presidente Rick Osterloh) é cheio de superlativos: usa um Qualcomm Snapdragon 801 de última geração (quad-core, 2,5 GHz com GPU Adreno 330), 2 GB de RAM, tela Full HD de 5,2″ e novas opções de acabamento já disponíveis no lançamento, incluindo plástico, couro e madeira. Dá pra dizer que agora o Moto X é um aparelho topo de linha, com configurações topo de linha.

moto x - 01

Outro grande destaque de evolução do Moto X é o aprimoramento no uso de sensores e do controle por voz do aparelho com o Moto Voice. Se antes o “OK Google Now” era ordem, agora seu assistente pode ser personalizado (vi demos com “OK Jarvis” e “Hello Shirley”) e não se restringe a recursos do Android 4.4: consegue mandar mensagens por WhatsApp, postar no Facebook ou reproduzir vídeos do YouTube.

moto x - 02

O sistema de notificações Moto Display mostra dados relevantes na tela de espera, e o Moto Gestures permite usar gestos para ativar/acordar o telefone, por exemplo. Inúmeras inovações que a Motorola conseguiu inserir mantendo o espírito de manter o Android limpo e sem frescuras de interface – e com promessa de update garantido para o vindouro Android L.

moto x - 03

O design do Moto X também é uma bela evolução do modelo anterior, com um desenho simétrico que mantém a curva traseira. As bordas do aparelho são feitas em alumínio, que atua/amplifica a recepção da antena do dispositivo (!). E o nanoSIM card continua ali.

moto x - 04

O app de migração de dados da Motorola (Migrate) agora é compatível com “telefones antigos” (algo bastante útil no novo Moto G, que tem como foco ser o primeiro smartphone).

moto x - 22

O Moto X, no Brasil, será oferecido em um primeiro momento em três opções de cores na parte traseira: couro preto, bambu e plástico preto – as versões de couro e plástico têm a frente em preto também, e a de bambu, em branco. O couro é de verdade, diferente do “couro sintético” da Samsung – e vem de um fornecedor local de Chicago, onde fica a sede da empresa.

moto x - 05

Aqui temos o Moto X de couro preto ao lado da versão plástica. À primeira vista, parecem iguais, mas ao pegar na mão a sensação da versão de couro é mais suave ao toque.  Como na versão anterior, a bateria não é removível – nem a tampa traseira.

moto x - 06

A versão em bambu tem a borda de alumínio mais clara também:

moto x - 07 moto x - 08

Note que os botões têm uma leve textura com pequenas ranhuras.

moto x - 09

moto x - 10

Ah, sim, a câmera: agora tem 13 megapixels de resolução, com modo de captura que percebe movimento e captura múltiplas fotos sem ao menos pressionar o botão – tudo para garantir a melhor experiência e imagem final. E um dos modos do Moto Voice ajuda a tirar selfies perfeitas (argh). A câmera traseira faz ainda vídeos em 4K, com limites apenas para armazenamento do aparelho (16 GB/ 32 GB).

Mas o que achei mais interessante na câmera é o uso de um flash LED duplo, que promete fotos mais suaves – ou ao menos uma lanterna mais forte.

moto x - 11 moto x - 12

Além disso, o flash duplo dá um visual de “olhos” sensacional ao Moto X quando aceso.

moto x - 14

A câmera em ação: interface simples e direta.

moto x - 19 moto x - 21

Sobre vídeos 4K – que eu particularmente acho inúteis hoje -, o Moto X me pareceu a melhor opção do mercado até o momento, sem esquentar muito após o uso médio de 5 minutos (que é o limite do Galaxy S5, por exemplo).

moto x - 20

Voltando ao tema “materiais”, esse é o portfólio de opções da Motorola para o Moto X nos Estados Unidos com o modo de vendas personalizadas Moto Maker – que estará disponível no Brasil em algum momento do primeiro semestre de 2015. Nos EUA, são diversas cores em plástico, quatro em madeira certificada (à esquerda) e três em couro (preto, caramelo e esse avermelhado da ponta direita, que deixa o aparelho extremamente bonito).

moto x - 16

Mas apesar de tudo, o plástico fica bonito também:

moto x - 17

O Moto X novo soa como uma grande evolução do modelo original, que já era um dos favoritos deste ZTOP. Tela grande, 4G, monte de sensores e comandos já em português botam a Motorola para brigar com os topo de linha do mundo Android.

Bônus track: Motorola Hint – é um fone Bluetooth minúsculo que responde a comandos de voz do Moto X. Começa a ser vendido no Brasil no final do ano.

moto x - 23 moto x - 24 moto x - 25

Disclaimer: ZTOP viajou a Chicago a convite da Motorola. Todas as opiniões e fotos bonitas são nossas.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Já achava o Moto X o melhor da categoria, agora esse novo tá de sacanagem. =)

  • Eduardo Espranger

    Estou muito feliz com o meu Moto X. Agora só outro Moto X pra trocar. Então vamos nessa. =D

  • Marvels

    Ficou muito top, só duas ressalvas, essa bateria, tá dificil de acreditar que ela vai durar 1 dia, pois o antigo tinha uma bateria de 2200mha tela de 4.7 hd e já sofria para durar o dia inteiro, esse tem a tela maior fullhd e a bateria é de apenas 2300mha? complicado em. Podiam colocar 3gb de ram, sei que não precisa, mas podiam ter colocado, dava uma sobrevida muito grande para o celular. Mas o que ficou foda foi essa bateria.

  • Alexandre Guandalini

    “…ou pelo menos uma lanterna mais forte…”
    Sensacional hehehe

  • Alexandre Fabian

    Henrique, vc sabe quantos Moto X de Bambu e de Couro a Motorola vai trazer? Já não tem mais nenhum na loja oficial…. E eles não começaram a venda do Moto X em outras lojas…

    • Henrique Martin

      não disseram. mas virão outras cores de couro em breve,em edições limitadas

  • Thiago Silva

    “Sobre vídeos 4K – que eu particularmente acho inúteis hoje -, o Moto K…”

    Moto K? 😛

  • marisefariass

    maravilhoso.. Gente qual design vocês acharam mais bonito? O de bambu ou o de couro?

  • Luciano

    Será que esse novo moto x é dual chip?

  • Reginaldo Tenório

    Burrice não trazer o Moto Maker já com o aparelho novo no lançamento.
    O aparelho em si está excelente. Se eu pudesse já compra-lo agora com um couro burgundy (Sou fresco), ia ser top.
    Mas quero comprar um smartphone novo agora, e sem o modelo que mais queria, perco a vontade de adquirir um.

    • Henrique Martin

      o Burgundy (meu favorito) vem em edição limitada até o fim do ano….

  • Rodrigo Moralles

    Ótimo aparelho e com um preço ainda melhor! (Para os padrões tupiniquins)

  • Eduardo o Guimaraens

    meu próximo smartphone em novembro tiro ele no meu plano da Claro

  • Augusto Carlos

    Já tinha o geração 1, comprei o 2ª geração, superou minas expectativas…show..

  • Madu

    Estou com um Moto X 2014.
    Alguém está com problema de foco em fotos próximas.
    O meu aparelho não foca em nada que esteja perto (5 dedos de distância).
    Não consigo tirar a foto de uma página de livro.
    Ele até tenta focar.
    Vejo que a imagem fica por uma fração de segundos e depois parece que só foca em imagens distantes.
    Já tentei usar a opção de foco manual arrastando o dedo no ponto de foco, já tentei desativando o HDR, já reiniciei o aparelho, já tentei outros apps e nada.
    Liguei para a Motorola e me falaram que o problema estava acontecendo com o aparelho que o atendente estava usando também mas que o problema seria corrigido com futuras atualizações.

    Curioso que não vejo mais ninguém reclamado disso.
    Ou ninguém aguentou para isso ou só eu estou com esse problema.
    Não tinha isso com meu antigo Moto X de primeira geração.