ZTOP

Gadget do dia: Mini lavadora de roupa Thanko Plus

Não maior que um balde d’água, o novo utensílio da Thanko lava, enxuga e centrifuga até 2 kg de roupas

A nova Mini Lavadora de Roupa da Thanko pode até parecer um brinquedo (ou algum bico que Jonny Ive fez antes de ir bater cartão na Apple) mas ela executa todas as operações básicas de uma lavadora convencional, ou seja, ela lava, enxágua e centrifuga até 2 kg de roupas.

De fato, essa é a maior lavadora que a Thanko já colocou no mercado, já que antes dela a empresa já lançou um modelo ultra compacto (com porta USB é claro!) para lavar seu relógio Casio G-Shock encardido…

… e outro ainda menor de uso mais genérico que trabalha com ondas ultrassônicas:

Mas voltando ao que interessa, o novo eletrodoméstico da Thanko mede aproximadamente 27,5 × 54 × 30 cm (LxAxP) pesa 4,9 kg e lava por turbilhonamento o que maximiza o aproveitamento do seu espaço interno para caber mais roupas.

Ela também possui ciclos programáveis tanto para lavagem quanto para enxágue:

Mas como era de se esperar, nem tudo é 100% automático nesse produto, já que o usuário deve controlar visualmente a quantidade de água que entra na máquina, apesar de que a saída é automática por meio de uma mangueira lateral:

Já a pré-secagem/centrifugação é um processo ainda mais manual, já que o usuário tem que retirar as roupas que saíram do enxague e colocá-las numa espécie de cestinha (a esquerda) e cobrir com uma tampa (à direita):

Feito isso, o usuário encaixa firmemente a cesta no agitador na mini-lavadora que gira em alta velocidade como aquelas centrífugas de salada.

E para que ter uma lavadora tão pequena?

Segundo a Thanko, a ideia por trás desse produto é que ela sirva como um sistema à parte para lavar aquelas peças de roupa que, de tão sujas, podem literalmente contaminar outras ou até mesmo o interior da própria máquina de lavar convencional.

Entre os exemplos citados estão panos de chão, tennis bem sujos/encardidos e até o tapetinho do cachorro e/ou cobertor do gato.

Fora isso, é claro que a mini lavadora também pode ser usada com mais frequência para lavar quantidades de roupas tão pequenas que não vale a pena ligar a máquina convencional, economizando assim com água e energia.

Ele já pode ser encontrado na lojinha da Thanko pela bagatela de 7.980 ienes (~R$ 224)

Ainda em tempo:

Nosso leitor e chapa deste Ztop Vagner Alexandre Abreu comentou no FB que ele já tinha visto mini lavadoras desse tipo no nosso mercado e, de fato depois de uma busca na web. picpocaram algumas empresas como a Praxis de Taubaté que fabrica modelos compactos da linha Petit com capacidade para até 1,2 kg de roupa e  a curiosa TwinTub que combina uma lavadora de 4 kg + centrifuga de 6 kg:

De fato, até big players do mercado como a Electrolux comercializa o luxuoso modelo Mini Silent LFE03 de 3 kg. Já a Brastemp tem um modelo compacto conhecido como Eggo que lava até 1 kg de roupa:

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano De Lima

    Nunca imaginei que alguém lavasse tênis em máquina de lavar! O.o

    • Mario Nagano

      Sim, mas é aqueles tênis de lona, é claro.