ZTOP

MeeGo: versão final sai em outubro

A versão final do sistema operacional MeeGo sai em outubro. Pelo menos é o que diz o cronograma publicado no wiki de engenharia do projeto.

Pra quem não sabe/não lembra, MeeGo é a fusão do Maemo (um favorito deste Zumo, usado em internet tablets e no incrível smartphone N900) e do Moblin (OS para dispositivos móveis criado pela Intel).

Nesta semana (dia 23, mais especificamente), o Meego entra em versão Alfa (1.0.80.8, com as mudanças mais ‘intrusivas’ entregues e continuação do desenvolvimento de recursos ‘normais’). Em 19 de agosto, se tudo der certo, o MeeGo entra em beta (1.0.90.0, com congelamento de novos recursos, correção de bugs e possível integração de novos recursos ‘atrasados’).

Em 30 de setembro, sai a versão gama/RC 1 (1.0.99.0), com a versão final programada para 21 de outubro (Meego 1.1, para netbooks e handsets).

E aí vale um comentário rápido: falando com entendidos no tema, a Nokia promete “grandes novidades para o Nokia World” (14 e 15 de setembro em Londres). Nada mal anunciarem em setembro pra lançamento oficial produtos com MeeGo em outubro/novembro, hein,hein? O povo do DigiTimes diz que um tablet está a caminho para o quarto trimestre, e pelo visto seu nome é “Nokia Tablet Z500“.

Em tempo: será que veremos o N900 vendido no Brasil até o final deste mês?

Em tempo 2: a foto acima é de um protótipo de tablet com Meego da Redvale mostrado pela Intel na Computex 2010, algumas semanas atrás.

(o link do Wiki veio do @marceloeduardo. tks!)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » MeeGo: versao final sai em outubro -- Topsy.com()

  • Andelson Marcelino

    Posso estar enganado mas o Modelo de Tablet da Nokia deverá ter o nome de S500 e não Z. S é o top das cotegorias de nomenclaruta da NOKIA, que são C,X,E,N e S, a chaminé da casinha.

    • o Z veio do tweet do Eldair, o agora odiado blogueiro russo que vazou o N8 antes da hora com software errado. Ele não costuma errar…

      • Andelson Marcelino

        Na verdade o Eldar Murtazin anda mesmo é bem queimado na Nokia, segundo um post dele mesmo, a Nokia não responde mais suas mensagens.
        Quando ao nome, é que li em outros sites, que o nome seria com S, uma nova cateria para os tablets da Nokia. Allém é claro, do gráfico que a Nokia digulgou com a estrutura de "organograma", digamos assim, de sua linha de aparelhos, como foi publicado no Engadget. Aqui o link: http://www.engadget.com/2010/06/09/nokias-17-mode

        • uia, nice. fato é que o vazamento do Eldar com o N8 fez a Nokia fechar todas as portas pra demos do produto. Agora, só mostram com porta-voz oficial ao lado (até teve uma demo grande pros blogs gringos na semana passada).

  • filipe alves

    sera que tem alguma chance da nokia lançar um upgrade para o MeeGo no N8 ??/

    • Symbian 3 e MeeGo, por enquanto, compartilham o QT, que permite criar aplicações entre-plataforma. É muito improvável que a Nokia faça esse tipo de upgrade.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Nokia N900()

  • Pingback: Review: Nokia N900 « Leonardowesleidiniz's Blog()