ZTOP

Mais detalhes sobre o Rolly da Sony

rolly_ovo.jpgA Sony acabou de colocar no ar o site oficial (em japonês) do Rolly Sound Entertainment Player SEP-10BT.

Pelo que pude entender, o Rolly está mais para um iPod Shuffle com movimentos do que para um Aibo musical – ou seja – ele não parece ter sensores e/ou inteligência suficiente para andar pela casa como o miuro, ou fazer graça para seu dono.

De qualquer modo, a idéia de um player dançante me parece interessante, já que ele oferece novos ní­veis de interação entre o ser humano e a música e Deus sabe o que ele será capaz de fazer, quando os primeiros geeks hackearem seu hardware e seu software.

Ligeiramente maior que um ovo, as músicas podem ser transferidas do computador para o Rolly por meio de um programa chamado “SonicStage CP“.

Fora isso, um segundo programa denominado “Motion Editor” (imagem í  direita) permite criar “uma coreografia” que o Rolly pode realizar durante a execução de cada música.

Para isso, o Rolly utiliza 12 técnicas de análise de som e ritmo, que são transformados em padrões de luzes e movimentos automaticamente.

rolly_motion_editor.gifCoreografias prontas também poderão ser baixadas da Web, no site Rolly Motion Parkque deve entrar no ar no final de setembro.

Outra curiosidade desse dispositivo é sua interface com o usuário: ao invés de botões e telas, o Rolly utiliza seus próprios sensores e rodas para controlar suas funções. Por exemplo: ao rolar um pouco o player (com a mão) numa superfí­cie plana, a música troca, se a distância for maior, muda-se o grupo de músicas. Ao girá-lo para esquerda ou para direita, o volume aumenta ou abaixa e assim por diante.

O Rolly também vem equipado com uma porta Bluetooth o que permite conectá-lo a um telefone celular e usá-lo como uma caixa de som sem fio. Os alto-falantes ficam escondidos por baixo das suas “orelhinhas” que podem abrir e fechar de acordo com a dança, controlando também o ní­vel de som.

Mais detalhes no site da Sony.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • daniel

    quanto é esse Rolly

  • Sergio

    Boa pergunta tmb queria saber o preco desse brinquedinho !