ZTOP

Maemo 5 entra em beta: novos tablets Nokia a caminho?

maemo5Existe uma movimentação em torno do Maemo no Nokia Developer Summit 2009 em duas palestras técnicas para desenvolvedores. E isso pode indicar o lançamento em breve de novos internet tablets (ou será que veremos notebooks?) com a marca Nokia, que lançou seu último modelo de tablet em 2008 (foi o já extinto N810 Wi-Max. O N810 continua à venda, por sinal).

Para quem não sabe, Maemo é o sistema operacional dos internet tablets baseado em Linux. Ontem, a Nokia lançou uma versão beta do kit de desenvolvimento de software do Maemo 5 (codinome Fremantle), por enquanto incompatível com o hardware atual e focado na criação de widgets. Alguns destaques do novo Maemo são:

– Compatibilidade com processadores OMAP3, de maior desempenho;

– Compatibilidade com câmeras de maior definição (o termo usado foi “high definition”, para ser mais preciso);

– Interface otimizada ainda mais para o uso com o dedo;

– Tela touchscreen com resolução WVGA;

– Compatibilidade com redes Wi-Fi e 3G/HSPA (mmm, um modem no tablet faz bastante sentido).

– Adoção de OpenGL ES 2.0

A Nokia não comenta/especula novos recursos (durante a palestra de Teemu Sorvisto, gerente de marketing para Maemo na Nokia, ele afirmou que não podia citar quando o sistema terá compatibilidade com voz, por exemplo) nem previsão de lançamento do Maemo 5 (e também não sobre novos tablets, claro). Mas, por alguns recursos compatíveis do SDK do Maemo 5 beta, já temos algumas pistas do que pode vir por aí.

Sorvisto disse que já existem 50 aplicativos no repositório do Maemo.org feitos para Maemo 5, incluindo o cliente de e-mail Modest, da tela que abre este post.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Compensa comprar o N800 que esta a venda por 10 de R$ 50,00 nas Americanas/Submarino?

    Ou o melhor é ir juntando esta grana e comprar a proxima leva de Tablet da Nokia. O fato de os proximos terem o Modem 3G/HSPA, embutido é algo obvia que deveria ter vindo desde o inicio.

    O WiMax, não vai sair em grande escala pelo visto, o LGE parece que vai sepultar o WiMax para grandes redes, isso tudo se os Loby$ deixarem.

    [ ]´s

    Edu Lima

  • Ismael

    O problema de esperar novos tablets é que sabe-se lá Deus quando e se virão para o Brasil.

    O N800 não tem 3G porque foi lançado a uns 2 ou 3 anos lá fora. Aqui no Brasil que chegou a pouco tempo.

    Não entendo porque a Nokia faz isso. Ok que não somos um país de ponta, mas tem muita gente que tem condições e gostaria de comprar esses aparelhos.

    O preço agora está excelente, mas também fico pensando se vale a pena. Tem muito aparelho novo. O processador e a RAM já estão meio defasadas comparado com celulares atuais.

  • Klayton/DF

    Comprei meu N800 essa semana, estou esperando chegar. O N810 não vai ser lançado aqui mesmo, que dirá um suposto novo tablet. Isso é coisa pro primeiro mundo. Vou me virando com ele até lá.

  • Marco

    O N810 já foi oficialmente lançado no Brasil, basta ler alguns posts atrás aqui no Zumo Blog. Eu até perguntei em outra ocasião se eles sabiam porque não se encontra o aparelho em loja nenhuma mas não souberam responder. Parece-me que há na loja física da Fnac, mas como aqui não tem não posso confirmar. O problema maior que eu vejo é o preço. Entre pagar 399 reais no N800 e 1499 reais no N810, fico com a primeira opção. Mesmo porque em questão de hardware os dois são equivalentes, com mínimas diferenças: o N810 tem GPS e teclado slide. Sinceramente? Estou me saindo muito bem com o teclado on-screen do N800. Acredito que a baixa no preço desse tablet no Brasil seja uma estratégia de popularização desta tecnologia por aqui, já que muito pouco se ouviu sobre esse produto por estas bandas até pouco tempo atrás. Na verdade, ele é considerado por muitos como gadget de nerd, programadores, etc. Acredito que se a aceitação do N800 for boa por aqui (como está sendo), a probabilidade deles lançarem o novo tablet (não me refiro ao N810 e sim o seu sucessor, com lançamento previsto para o final do ano) aumenta substancialmente. O jeito é esperar. Enquanto isso, vou aproveitando o N800, que é um ótimo aparelho. Abraço!

  • oi

    Tá micado! A nokia está colocando as fichas (muitas) no Symbian, mesmo assim, devido a demora nas respostas, a Samsung e a Motorola já migraram pro Android. Parece que o destino do Maemo seja mesmo o ostracismo.