ZTOP

Macro: Asus Zenfone 6

O Zenfone 6 é o irmão maior da família de smartphones da Asus, quase idêntico em especificações ao popular Zenfone 5, com uma câmera melhor e tela muito maior.

Na verdade, as semelhanças são tantas que resolvemos separar nesse post suas três principais diferenças: a tela (e seu tamanho exagerado), a câmera e a bateria.

Para mais informações sobre desempenho, Zen UI e recursos gerais do aparelho, recomendamos a leitura do extenso hands-on do Zenfone 5, do review e do FAQ sobre o produto. O processador Intel Atom Z2560 de 1,6 GHz é o mesmo da versão “avançada” do Zenfone 5, por sinal.

O design do Zenfone 6 deixa ainda mais à mostra como a fabricante acertou nesse ponto: é um baita aparelhão bonito. Além disso, mandaram a versão em vermelho – o famoso “meudeusnãoéumcelularpretoouprata”.

asus zenfone 6 - 01

Estão lá os “círculos concêntricos” na base (apesar de ainda ter botões físicos):
asus zenfone 6 - 03

E um acabamento caprichado que ~lembra~ cerâmica. asus zenfone 6 - 04

asus zenfone 6 - 05

asus zenfone 6 - 06

asus zenfone 6 - 07

Ah sim, a câmera: com um sensor Sony e resolução de 13 megapixels, a câmera do Zenfone 6 é muito boa. Adorei os recursos de macro. Tem um álbum de fotos aqui e o post da pulseira esportiva da Netshoes foi todo fotografado com ele (porém no post as fotos foram editadas).

asus zenfone 6 - 08

Como o irmão menor, o Zenfone 6 roda Android 4.4 “KitKat”:

asus zenfone 6 - 09

…E vem com entrada para dois SIM cards de operadoras – e só 3G. Curiosamente, um panfleto na caixa diz para usar microSIM cards sem adaptadores ou cortes, para evitar problemas.

Reza a lenda que, na CES 2015, no começo de janeiro, deve sair um Zenfone 4G. A conferir.

asus zenfone 6 - 10

asus zenfone 6 - 11

asus zenfone 6 - 12

A tela HD (1280 x 720) é OK de usar. Tem ícones maiores que os do Zenfone 5 e, por conta do tamanho, menor densidade de pontos (294 pontos por polegada no Zen5, 245 no Zen6).

asus zenfone 6 - 13

Mas e aí, como ele fica na mão? É um MONSTRO de grande. Entra na categoria dos foblets, com público consumidor que precisa de um smartphone um pouco menor que um tablet. Eu (1,83 m de altura, mãos grandes) acabo com tela sobrando pra tanto telefone disponível para meu dedão…asus zenfone 6 - 14

(e nem quero falar dos gatos!)

asus zenfone 6 - 15

asus zenfone 6 - 16

Para lidar com essa questão “digital”, um recurso chamado Modo uma Mão reduz a área útil da tela para 4,3″, 4,5″ ou 4,7″, mais fáceis de usar com uma mão só.

asus zenfone 6 - 17

asus zenfone 6 - 18

asus zenfone 6 - 19(conclusão: 4,5″ pra mim é um bom tamanho de tela)
asus zenfone 6 - 22

Uma comparação de tamanho boba, mas interessante:

asus zenfone 6 - 23

Quem procura um foblet precisa de apps de produtividade. O SuperNote, presente no pacote Asus de apps pré-instalados, ajuda bastante…

Screenshot_2014-12-08-09-03-53

… para tomar notas com os dedos. Além disso, os recursos bacanas da ZenUI (como o Do It Later), também ajudam a se organizar melhor.
Screenshot_2014-12-08-09-02-58

E, finalmente, a bateria: com capacidade de 3,300 mAH, no meu uso diário (muito email sincronizado, redes sociais, fotos), o Zenfone 6 chegou ao fim do dia (12h de utilização) com 23% de carga. É OK,  e está na média dos smartphones top de linha atuais (exceção feita ao Moto Maxx, mas isso é outra história).

No fim das contas, o Asus Zenfone 6 é um smartphone Android para quem precisa de tela grande e não quer gastar muito. Pelo preço sugerido de R$ 999, é uma boa uma opção para esse consumidor específico de foblets – e ainda tem uma boa câmera.

[Asus]

asus zenfone 6 - 24

Em tempo: um mistério no design atual dos produtos Asus é o encaixe do USB mini: até onde acompanho, a Asus é a única a fornecer um encaixe “de ponta cabeça” (com a parte mais fina voltada para baixo) do conector USB. Já tinha notado isso no Nexus 7 (e quase quebrei o encaixe na primeira vez) e ele está lá… nos Zenfone também. 

Nagano pitaca: Se levarmos em consideração que ambos os Nexus 7 original e o FHD foram desenvolvidos pela ASUS, podemos identificar aí alguns traços genéticos desses tablets nos Zenfone.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • fabiocosta0305

    Curiosamente, meu Zenfone 6 chegou ontem e:

    a-) Por algum motivo, ele ainda está com o Android 4.3 (não que isso me incomode, muito pelo contrário)

    b-) Percebi uma coisa bem chatinha: usando os fones de ouvido da Samsung com ajuste de volume (que funcionam perfeitamente no meu Z1 e no meu Optimus G Pro), percebi que o Zenfone não permite usar o botão de regulagem de volume: na prática, é como se todos os botões fossem o botão de play/stop… Isso me incomoda um pouco

    • Henrique Martin

      Nunca achamos um App incompatível

    • Se eu não me engano isso já foi corrigido numa atualização da Asus e seria extremamente recomendado vc atualizar o seu para o Kit Kat 4.4.2 além das outras atualizações para corrigir bugs, dá uma olhada no site da Asus, eles tem todas as atualizações listadas lá.

  • Coffinator

    Os apps apresentam muita incompatibilidade pelo fato do processador ser Intel?

    • Henrique Martin

      Nunca achamos um App incompatível… Se descobrir algum, avisa

    • Mario Nagano

      Na época do lançamento do Razr i existiam algumas Apps que não rodavam no Android para x86 (incluindo o Chrome!) mas isso foi sendo resolvido aos poucos (e até em questão de dias) a medida que os desenvolvedores identificavam esses problemas e as corrigiram nas versões seguintes.

      Acredito que nos dias de hoje, o que resta são alguns softwares que tiram proveito de algum recurso muito específico do hardware da máquina, como os codecs de vídeo.

      • Coffinator

        Grato a ambos, vou esperar alguma promoção então.

  • Marvels

    Vcs vão cobrir em loco a CES 2015? Gosto muito das publicações de vcs… Apesar, que se me permite fazer uma critica, a cobertura de 2014 nem chegou perto da 2013, com todo respeito claro

    • Mario Nagano

      Bom, é que de 2013 para 2014~15 nossa equipe que cobriu a CES caiu de dois jornalistas (Henrique mais o Mário) para apenas um (Henrique menos o Mário), ou seja, um corte de 50%.

      E como nos orgulhamos de só produzir conteúdo original (sem fazer cut-and-paste de sites gringos) por causa disso, temos que correr atrás da notícia (mais em http://goo.gl/EIKzU7 ) o que compromete um pouco a nossa produtividade, mas o pouco que a gente publica acredito que sai bem feitinho.

      • Marvels

        Imaginei que fosse algo maior. Gosto muito dos relatos de vcs, são sempre imparciais e divertidos. Continuem assim.

        • Mario Nagano

          Bom, grandes veículos como o Engadget mantém bases móveis (ou mais exatamente um trailer do tamanho de uma carreta) ao lado do LVCC que dá suporte para mais de uma dezena de jornalistas coletarem notícias para o seu site e suas “afiliadas” oficiais e não-fociais 😉

  • HAROLDO REHEM

    Olá, bom dia! Vendo as imagens de superposição de um celular para o Asus 6, seria possível mostrá-lo, em tamanho para comparação, com o Kindle Paperwhite? Obrigado e parabéns, pois vou ficar freguês, por aqui. Rsss