ZTOP

Números enormes: a fábrica da Lenovo no Brasil

Lenovo-ThinkPad-X130e2

Nem CCE, nem Positivo, nem ninguém: a Lenovo anunciou hoje que vai investir US$ 30 milhões no Brasil para abrir uma fábrica e um centro de distribuição de produtos em Itu, no interior de São Paulo.

Segundo um comunicado oficial enviado pela Lenovo Brasil,

As novas instalações terão 325.000 metros quadrados e, de acordo com o cronograma, entrará em operação até dezembro de 2012. Até 700 funcionários serão admitidos quando a unidade alcançar a capacidade máxima de produção, o que está previsto para acontecer dentro de dois anos.”

O rumor de uma fábrica da Lenovo no Brasil é antigo e sempre indicavam que os chineses iriam adquirir alguma operação local, com fábrica e toda a infra-estrutura prontos- tornando fabricantes como Positivo (com supostas ofertas em 2008 e 2012) e mais recentemente CCE e Itautec alvos fáceis para a Lenovo.

Pelo visto, não foi isso que aconteceu. Espero que agora a Lenovo, com sua fábrica e centro de distribuição, passe a ser mais ágil ao trazer novos produtos ao mercado brasileiro, com melhores condições de pagamento. No mercado mundial de PCs, a Lenovo é a número dois, atrás da HP e na frente da Dell, Acer e Asus, segundo o IDC.

Nagano comenta: Puxa vida, o que dizer? — Urra meu, finalmente!

Faz tempo que circulam histórias no mercado de que a Lenovo estava procurando uma fábrica para comprar no Brasil — fato por sinal que eles nunca negaram — apesar de que eles sempre deixaram claro que estavam à procura de um bom negócio e não de serem esfolados vivos. 

Sob esse ponto de vista, meu palpite é que, com essa história de que o Brasil é o terceiro maior mercado de PCs do mundo, pode ser que aqueles que estavam pensando em vender — seja ela uma CCE, Positivo ou Itautec da vida — devem ter pedido muuuita grana ao ponto de convencer o pessoal da Lenovo a construir sua própria fábrica.

Some a isso a recente nomeação de um novo presidente de operações para o Brasil — o israelense Dan Stone — que deve estar doidinho pra mostrar serviço, tudo leva a crer que a Lenovo está realmente disposta a brigar para ser um dos maiores big players locais.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin