ZTOP

Macro: Amazon Kindle Oasis

O Kindle Oasis é o novo e-reader da Amazon, mais fino e leve que os demais modelos, e já está em pré-venda no Brasil.

Kindle Oasis

A família Kindle hoje é formada pelo Kindle básico (sem tela retroiluminada), Kindle Paperwhite (com tela retroiluminada e um favorito eterno deste ZTOP), Kindle Voyage (um Paperwhite mais chique) e agora o Oasis, que entra no topo da linha de produtos da Amazon.

Sim, o Oasis é mais avançado que o Voyage. Tanto que é o Kindle mais caro da atualidade (preço sugerido: R$ 1.399, em pré-venda a partir de hoje para o mercado brasileiro, somente com conectividade Wi-Fi; o modelo com 3G embutido não será vendido por aqui).

Qualidades do Kindle Oasis? Tela incrível, muito leve/fino e bateria de sobra, já que é o primeiro Kindle que vem de fábrica com uma capa com (mais) bateria integrada, que vem na caixa do produto. Com isso, a Amazon fala em duração de bateria em “meses, não semanas” – ou pouco mais de dois meses sem precisar ver o carregador.

O que faz o Kindle Oasis diferente é seu design e acabamento: o aparelho tem um encaixe ergonômico com uma “lombada” na parte traseira que ajuda a segurá-lo com uma mão só (em tempo: um sensor de movimento posiciona a tela da forma correta para destros ou canhotos). Sua linha de desenho industrial segue um conceito da fabricante de “tornar o Kindle cada vez mais invisível durante a leitura”.

Apesar da tela de 6″ sensível ao toque, os dois botões laterais ajudam a avançar/voltar as páginas dos livros (no tempo que passei com o Oasis, não consegui me livrar do vício de tocar a tela, apesar da existência dos botões). E o acabamento é feito em metal galvanizado (e vidro resistente na tela de e-ink), para maior resistência e leveza.

Fatos simples que merecem menção:

  1. o Kindle Oasis é o mais veloz que já mexi. As páginas renderizam na tela muito rápido, sem atrasos.
  2. a Amazon Brasil iniciou suas operações em dezembro de 2012 com 13 mil títulos em português. Hoje são mais de 75 mil livros.

amazon kindle oasis - 2

Como todo Kindle, o Oasis é minimalista: somente um botão de liga/desliga e uma porta mini-USB para recarga:amazon kindle oasis - 4

Os botões físicos para controle de paginação:amazon kindle oasis - 3

Mas o que mais impressiona mesmo no Kindle Oasis é sua espessura: são apenas 3,4 milímetros no ponto mais fino….amazon kindle oasis - 5

… o que, segundo a Amazon, é 30% mais fino (e 20% mais leve) que qualquer outro Kindle. O Oasis pesa 131 gramas – menos que um smartphone comum hoje em dia. Para comparação, o iPhone 6S pesa 143 gramas.
amazon kindle oasis - 6 amazon kindle oasis - 7 amazon kindle oasis - 8 amazon kindle oasis - 9

A capa de couro com bateria integrada é o adicional interessante do Kindle Oasis. É uma capa de couro…

amazon kindle oasis - 17

… que se abre como um livro…amazon kindle oasis - 10

…e mantém a ergonomia do e-reader.amazon kindle oasis - 11

Mas o mais interessante é que ela se prende ao equipamento com um conector magnético – aqui no Kindle Oasis…amazon kindle oasis - 12

…e aqui na capa/bateria.amazon kindle oasis - 13

O conjunto amplia a capacidade de bateria e deixa o Kindle Oasis com um design mais convencional (em comparação ao Paperwhite, por exemplo). Porém note que a bateria preenche o espaço vazio da parte traseira mais fina do equipamento, mantendo a facilidade de uso.

amazon kindle oasis - 16
amazon kindle oasis - 14

Aqui, o Kindle Oasis com a capa visto por trás:
amazon kindle oasis - 18

A tela de 6 polegadas com 300 ppi é nítida e clara, como dá para ver em ilustrações nos livros:

amazon kindle oasis - 25

amazon kindle oasis - 24

O Kindle Oasis tem ajuste automático de brilho (yay!), mas dá para acertar de acordo com seu gosto (aqui, com zero brilho):

amazon kindle oasis - 19

E com 100% de brilho:amazon kindle oasis - 20

Com a capa-bateria inserida, aparecem os níveis de carga tanto do e-reader como da capa.
amazon kindle oasis - 21

E da série grandes novidades de uso do produto, o Kindle Oasis vem com uma nova fonte de leitura – Amazon Ember, que fará parte de uma futura atualização para os Kindle existentes. amazon kindle oasis - 22 amazon kindle oasis - 23

O Kindle Oasis entra em pré-venda hoje (13), com previsão de entrega pela Amazon brasileira “nas próximas semanas”.

[Amazon]

Bônus: Fotos oficiais de divulgação do Kindle Oasis – com telas em português.

Kindle_Oasis_device_only_BR_Page1_00F_CMYK Kindle_Oasis_device_only_BR_Store_00F_CMYK Kindle_Oasis_device_only_BR_Store_30L_CMYK Kindle_Oasis_device_only_BR_Store_30R_CMYK Kindle_Oasis_device_only_Profile_Bottom_CMYK(3) Kindle_Oasis_device_only_BACK_RGB(2) Kindle_Oasis_device_only_BR_Page1_30L_RGB(1) Kindle_Oasis_device_only_Profile_Left_CMYK(2) Kindle_Oasis_device_only_Profile_Top_CMYK(1)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Interessante como a tecnologia é ciclica.
    Tive o Kindle 2 e as teclas de pagina eram fisicas. Mudou pra touch e volta pra botão físico.

    Igual ao iPhone. Inicia com tela pequena (até 4s), aumenta a tela (6), reduz a tela “dinovo (5S).

    Eu queria uma tela maior.pra ler PDFs de artigos científicos. Enquanto manter 6″, o Paperwhite é o topo que admito pagar, pois é um aparelho que não justifica mais bateria, mesmo com uso intenso!

  • Leonardo Carneiro

    Toda vez que eu pego um Kindle eu fico besta de ver como é confortável de ler nele, em qq modelo. Mas ainda resisto. Com um ipad air 2 e um smartphone de 5′, eu coloco o fundo negro e leio confortavelmente neles. Não sei se quero carregar mais um device só pra ler. Ainda mais um de 1400 temers

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien