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Hands-on: Jaguar F-Type S Coupé 2014

Missão: testar o Jaguar F-Type S Coupé, que teve sua venda recém-aberta ao público brasileiro.

Para nós, essa tarefa tinha um propósito a mais: avaliar as sensações de dirigir um dos mais famosos e respeitados superesportivos do mundo. [Comentário: Estava chovendo no dia deste teste, ok?]

Nagano comenta: Urra meu… Caiu o mito de que o Fábio Koiti só testava carro vermelho!

O modelo reservado para o teste era um 2014/2014, cor preta Ebony, equipado com motor Supercharged V6 de 3.0 L, 380 cv e 460 NM (46,91 kgfm) de torque. A performance resultante de tais números é a velocidade máxima de 275 km/h e 4,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, de acordo com o fabricante.

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Essa configuração é a intermediária da linha, pois ainda há a F-Type Coupé (V6 3.0 L de 340 cv) e a F-Type R Coupé (V8 de 5.0 L de 550 cv). Diante da chance de guiar um mito, isso é irrelevante, não acha? 😉

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Com design espetacular, impressionam as caixas de rodas saltadas das linhas laterais do Jaguar. Elas abrigam as enormes e imponentes rodas Cyclone Prata de 20 polegadas.

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Todos os detalhes são meticulosamente desenhados para remeter ao imaginário de alto poderio motorizado: pinças de freio Jaguar High Performance de 380 mm nas rodas dianteiras e 325 mm nas traseiras, altura próxima do solo (120 mm) e spoiler traseiro móvel, que sobe a partir dos 100 km/h.

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Ao final, coroa-se essa visão extraordinária com um símbolo na grade frontal: a face do jaguar.

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Entrar e admirar

Como li em dezenas de relatos, deparamo-nos com o detalhe que separa um superesportivo dos carros “normais”: o contorcionismo para entrar no cockpit.

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[Comentário: Fotografamos o modelo conversível a fim de mostrar melhor os detalhes da cabine para vocês, ok?] Qualquer pessoa com mais de 1,65 m deve jogar a perna direita próximo aos pedais, quase deitado, e envergar o resto do corpo contra o banco, inclinando a cabeça. (Na sequência da matéria, esse “sacrífico” será muito bem recompensado ;-)) A ambientação é mágica e luxuosa, como a das instalações de uma suíte de hotel cinco estrelas ou de um restaurante classificado com múltiplos cifrões.

Marilu comenta: Espera aí, Fabio San! Até onde essa escriba sabe, as suítes de hotéis cinco estrelas são espaçosas — o que não é o caso do “felino” em questão. Não que isso seja demérito. Longe disso. Só achei a comparação um tanto curiosa. 😛 Brincadeiras à parte, caro leitor, o Jaguar F-Type S Coupé “veste” excepcionalmente bem o motorista. Com todos os ajustes feitos corretamente, você sentirá o Jaguar na mão e sob seu absoluto controle. E, ok, eu entendi a piada do Fabio. A menção à suíte do hotel foi só para ressaltar o requinte do carro.

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O modelo do teste era equipado com bancos Performance de couro preto (Jet) arrematados com costuras alaranjadas (Camel). O console central tinha acabamento cinza escuro Alumínio Dark Hex. Todo o painel superior também estava forrado em couro Jet.

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Ao abrir a persiana do teto solar panorâmico da versão testada, admiramos melhor os botões, as alavancas e os controles giratórios estrategicamente posicionados e elegantemente desenhados.

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Na lateral da porta, há quatro controles elétricos para ajuste do banco (altura em relação ao assoalho, distância dos pedais, ângulo para costas, apoios laterais e lombar). No entanto, para posicionar os retrovisores laterais, era preciso ligar o motor.

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No painel central, destaca-se a tela touchscreen de 8 polegadas da central multimídia/navegação e do sistema Dynamic-i de ajustes do veículo. Um pouco mais abaixo do monitor, reside um botão acobreado de cor Ignis com as inscrições START ENGINE STOP. Acionamos. Um rugido. O Jaguar está “desperto”.

Marilu comenta: O som da ignição desse modelo é realmente encantador. O ronco do motor é grave, envolvente. Quase um rugido. Você poderá ouvi-lo logo mais abaixo, em um vídeo.

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Henrique comenta: aimeudeus ninguém arrancou o plástico da tela ali em cima? não se faz isso com TOC de editor! 

O som do escapamento pode ser dosado por uma tecla, localizada abaixo da manopla de câmbio e à direita do botão de desligamento do controle de tração. Se o recurso de escapamento ativo estiver ligado, o ronco ficará (ainda) mais estridente e forte, passando a sensação de um felino à solta.

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(Que tal uma conferida nesse vídeo e se maravilhar com essa “sinfonia”?)

Com os retrovisores externos e interno ajustados, engatamos D na alavanca esportiva Jaguar SportShift de 8 marchas e partimos em direção ao trajeto de teste.

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Infelizmente, a seguradora do carro (avaliado em R$ 507 mil) delimitou o roteiro a meros 6 km, em um trajeto de ida e volta pela Marginal Pinheiros, na cidade de São Paulo. Afinal, é para ser apenas um test-drive. Que pena…

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Momentos de prazer

Desde os primeiros movimentos, o controle de dirigibilidade é total para o motorista.

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A direção direta tem respostas ágeis nas trocas de faixas e peso justo com a velocidade. A suspensão double wishbone forjada em alumínio com Amortecimento Adaptativo (Adaptative Damping) é firmemente confortável – na medida esperada para um esportivo deste nível.

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Passei por algumas ondulações propositadamente e, mesmo trafegando a 90 km/h, não houve grande chacoalhar na cabine ou outros desconfortos.

Nas curvas de acesso aos viadutos, sentia-se a neutralidade na carroceria que apontava um alto poderio deste bólido para devorar sinuosas estradas de serra.

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A maior atenção durante a avaliação foi dada ao velocímetro, para não ultrapassar o limite máximo das vias. Qualquer manobra com aceleração mais repentina poderia fazer o ponteiro saltar.

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Não foi possível reparar nas reações dos outros motoristas. Era um momento raro de êxtase para se gravar cada milímetro de asfalto percorrido na memória. Após 10 minutos, o teste acabava e o Jaguar voltou a “dormir”. No caminho para casa, nossa imaginação avistava uma pista livre onde o felino saltava veloz e feliz.

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Fotos normais: Divulgação Jaguar.

Fotos bacanas: Marilu Araujo.

* Test-drive realizado a convite da concessionária Jaguar Caltabiano

 

Fabio Koiti escreveu sobre TI nos idos de 1990 e 2000 em revistas como PC Magazine Brasil, Windows Sources, PC Computing e PC World Brasil. Agora, está de volta para falar dos carros (e outros veículos) mais legais que pintarem por aqui.

  • Marvels

    Vídeo da cesta de carregar animais de estimação muito legal.

    • Fabio Koiti

      Olá, deu um probleminha no link… Sorry :-/
      Já vamos arrumar 🙂
      Segue a URL certa por aqui: http://bit.ly/1kyOEAl

      • Marvels

        show em!

  • Adriano De Lima

    Fantástico!

  • Mario Nagano

    De um certo modo sim, mas sempre com o nosso jeito todo Zumo de ser. A idéia é que como os carros incorporam cada vez mais tecnologia inteligente e recursos de interatividade, eles não deixam de ser grandes gadgets sobre rodas.

    O curioso é que não fomos nós e sim o pessoal de comunicação das empresas de Autos que procuraram a gente a procura de um novo de vista dos seus veículos menos mecânico e mais computacional. Fizemos alguns posts de farra…

    http://www.ztop.com.br/gadget-do-dia-ford-new-fiesta-hatch-2012-com-microsoft-sync/

    http://www.ztop.com.br/gadget-do-dia-chevrolet-cruze/

    … que todo mundo gostou e a gente foi ficando.

    E ai q entra a dupla FabioK/Marilu Araujo nessa história. com amplos conhecimentos em ambas as áreas. Ai eles também fizeram alguns posts de farra…

    http://www.ztop.com.br/category/fun-stuff/carros/

    … que todo mundo gostou e eles também foram ficando.