ZTOP

Intel terá Ethernet de 10 GbE simples e barata

IDF 2010 — Já faz algum tempo que a Intel fala em criar sua própria solução de 10 Gb Ethernet (10 x mais veloz que o atual Gigabit) e finalmente eles mostraram algo a mais do que uma boa apresentação em PowerPoint.

O grande problema é que atualmente existem diversas soluções 10 GbE implementadas de diversos maneiras e conectores. A solução da Intel — batizada de Twinville —  seria a primeira a ser implementada nas suas placas-mãe à um preço competitivo e o mais interessante, ele funciona com um cabo CAT 6 ou até mesmo CAT 5 desde que ele seja menor do que 1 metro e seria retro-compatível com os padrões Ethernet 10/100/1000.

A beleza dessa solução é que numa velocidade tão alta, cabos de redes convenionais de costumam gerar muito ruído, problema que foi solucionado por meio de um circuito contido no chip que reprocessa o sinal vindo pelo cabo, reduzindo assim significativamente a necessidade de retransmitir packets devido a erros.

O que a Intel acredita é que apesar desses erros comprometerem um pouco o desempenho da conexão, ele ainda valeria a pena se comparado com soluções mais caras como o uso de uma infraestrutura baseada em fibra óptica.

(E com esse post também encerramos nossa cobertura local do IDF 2010 aqui em San Francisco. Mais novidades quando retornarmos à Zumo-caverna).

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Intel tera Ethernet de 10 GbE simples e barata -- Topsy.com()

  • Torcendo para que essa tecnologia dê certo.
    E valeu pela cobertura do evento! 🙂

  • rubens

    O padrão dele é 10GBASE-T então Nagano?
    Informaram os dados de consumo?

  • Gabriel Silveira

    Parece realmente viavel, e uma ótima alternativa.

    Mais o preço por esse produto também não deve ser nada barato, comparado com o que ele promete faser.

    • mnagano

      Sim, sim vc tem razão. Tenho certeza que o 10 GbE fará o mesmo caminho do Gigabit Ethernet que começou caro e q agora virou meio q carne de vaca na maioria das placas-mãe mainstream.