ZTOP

Intel Smackover (DX58SO) chega em fevereiro

dx58so_smackover

A Digitron anunciou ontem (06/01) que a poderosa placa-mãe Intel DX58SO — conhecida carinhosamente como Smackover — será produzida localmente na sua planta em Manaus (yay!). A linha de produção já foi verificada e aprovada por uma equipe da própria Intel e está pronta para funcionar a todo vapor. A previsão é que ela chegue ao mercado na primeira semana do próximo mês (02/09).

A Smack0ver vem para substituir a Skulltrail como o produto topo de linha da Intel para entusiastas e gamers. Entretanto, o mais importante é saber que o Smackover terá um papel importante na estratégia da empresa de alavancar as vendas do novo processador Core i7 / Extreme Edition.  Isso também confirma um papo que tive com os executivos da empresa na época do seu lançamento de que as ações de divulgação e marketing do Nehalem teriam início somente em fevereiro de 2009.

dx58so_overview_a_small

Para quem ainda não foi apresentado, o Smackover é uma placa-mãe ATX-full baseada no chipset Intel X58 Express e o novo soquete LGA1366 compatível apenas com o novos processadores Nehalem que vem com um controlador de memória triple-channel integrado no próprio processador, compatível com o novo padrão DDR3 de 1.600 / 1.333 / 1.066 MHz. Fora isso a placa-mãe vem equipada com sistema de som HD de 8 canais (7.1) Dolby Home Theater, 12 portas USB, seis portas SATA 300, duas eSata, duas Firewire, porta de rede Gigabit Ethernet e no seu painel traseiro, praticamente nenhuma interface legada como serial, paralela e PS/2 para mouse/teclado.

Internamente ela vem com um slot PCI padrão, duas PCI-E x16 2.0 (compatível com ATI CrossFire) e uma PCI-E x4:

dx58so_slots_a

Uma das curiosidades desse projeto é o fato dela vir equipada com quatro slots para pentes de memória mas a Intel recomenda que apenas três delas sejam usadas para tirar o máximo proveito do sistema. Isso fica mais ou menos evidente pelo padrão de cores usado pelos conectores:

dx58so_slots_memo

Com isso, vários fabricantes de memória também se preparam para oferecer novos packs com apenas três unidades (flagramos esse no stand da Reneon no último NVision 2008):

dx58so_memory_reneon

Com relação a o que esperar em termos de desempenho dessa plataforma, durante o último IDF participei de uma reunião para falar especificamente sobre o Nehalem + Smackover. Na época foram apresentados alguns resultados de teste sob a condição de não serem revelados antes do lançamento do produto. Note que eles foram obtidos pela engenharia da Intel com versões preliminares do Smackover em meados do ano passado, de modo que alguns números podem ter mudado à medida que os engenheiros tiveram mais tempo para fazer ajustes finos e melhorias no projeto:

dx58so_testes_0

dx58so_testes_2

dx58so_testes_21

dx58so_testes_3

dx58so_testes_4

dx58so_testes_5

dx58so_testes_6

Como era de se esperar, tratam-se de números interessantes. Agora é esperar fevereiro, época em que poderemos botar nossas mãos nessa nova plataforma.

‘nuff said.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Marilu

    Mário, existe alguma previsão que quanto essa placa poderá custar aqui na terrinha?

  • Sniffer

    No meu sonho geek mais secreto, ganho na loteria e a Pamela Anderson vem me entregar uma dessas. Com aquela “memorinha” HyperX da Kingston colocada no slot e tudo.