ZTOP

Intel revela servidor Nehalem de 64 núcleos

edday_2009_rivera_intro

Intel Editor’s Day 2009 — Antônio Rivera, engenheiro de aplicações da Intel, fez uma apresentação sobre sistemas de grande porte e ,no meio de sua apresentação, ele falou sobre o Nehalem-EX de 8 núcleos (codinome Bloomfiled) que, quando montados em sistemas de 8 soquetes, são capazes de tratar até 128 threads ao mesmo tempo.

nehalem_8x8

Além da altíssima densidade de capacidade de processamento, arquiteturas desse porte permitem um ganho significativo na capacidade desses sistemas de devorar números devido à proximidade dos processadores interconectados com o barramento quickpath, ao mesmo tempo que oferecem um consumo mais racional de energia. Outras aplicações avançadas como virtualização de máquinas também podem tirar proveito dessa infraestrutura.

O Bloomfield deve chegar ao mercado no final deste ano e pelas nossas contas, ele deve ser batizado como um Xeon da série 7500 ou 8000. Mas isso a gente só vai descobrir quando chegar nas pratelerias.

Uma demo desse sistema feito pela IBM em parceria com a Intel pode ser vista aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Möno

    “Outras aplicações avançadas como virtualização de máquinas também podem tirar proveito dessa infraestrutura.”

    com 64 nucleos? que ironico isso não!?

    • @mono pensa num megaservidor de um datacenter que hospeda blogs…

  • Caramba, quando esse poder chegar ao mercado vai dar ainda mais trabalho para a AMD, ela deve apresentar o Opteron com 8 núcleos ano que vem, mesmo assim, serão até 4 processadores por placa, e não tem o HT.

  • Alex

    Mas com td isso ele executa processamento multithread????

  • Felipe

    Excelente pra jogar paciência e campo minado

  • Lucas Jardim

    Excelente pra jogar paciência e campo minado [2] 😀

    Não entendo muito de servidores corporativos, mas pergunto mesmo assim: Os programas de gerenciamento atuais já vem preparados para trabalhar com 64 núcleos simultaneamente? Acredito que a maioria das aplicações, atualmente ainda não estão preparadas para todo esse “poder de fogo”!