ZTOP

Intel investe US$ 7 bi no processo de 32 nm

ticktock_0910_small

Seguindo o relógio de pêndulo da Intel, 2009 é um ano Tick, ou época de anunciar novo processo de fabricação. Foi exatamente isso que aconteceu hoje. O CEO Paul Otellini anunciou hoje um plano de investimentos de aproximadamente US$ 7 bi que serão usados até nas suas fábricas no Oregon, Arizona e Novo México (imagem abaixo) para produzir os novos chips de 32 nanômetros. Para a alegria do novo presidente americano Barack Obama, a empresa de Santa Clara espera criar 7 mil novos empregos, todos nos EUA.

intel_32nm_fabs

Além disso, uma versão funcional do primeiro chip baseado nessa tecnologia — codinome Westmere (uma versão de 32 nm do Nehalem com gráficos integrados) — será demonstrado em Nova York e São Francisco.

westmere_2_core

O Westmere terá versões para desktops e notebooks e até servidores e será a ponta de lança para acelerar a adotação dessa nova tecnologia pelo mercado. Estamos nesse momento debulhando as informações fornecidas pela Intel e falaremos mais sobre isso mais tarde. Fiquem ligados.


Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.