ZTOP

Intel anuncia recorde na transmissão de dados com luz

Pré-IDF San Francisco 2007: Mario Paniccia, diretor do laboratório de fotônica da Intel, falou hoje sobre o anúncio de um novo componente do seu conjunto de tecnologias de Silicon Photonics. A novidade é um um foto sensor capaz de trafegar 40 Gb/s de dados utilizando sinais de luz.

Essa pesquisa explora seis componentes essenciais, que são a geração da fonte de luz, controle de tráfego, modulação, foto-detecção, montagem de componentes no silí­cio e sua produção em série. Esses itens, por sinal, receberão principal atenção do seu grupo de pesquisas de agora em diante.

Para chegar ao novo fotossensor, a Intel pesquisou o uso de novas matérias primas, como germânio. Com o aumento de núcleos de processamento no mesmo chip, o uso de interconexões baseadas em luz será fundamental para tornar viáveis esses novos produtos. Do mesmo modo que a Intel fala sobre o TeraFlop chip, Paniccia falou sobre o que ele chamou de terabit optical chip, um projeto com 25 desses moduladores de 40 GB/s, permitindo um tráfego de até 25 terabits/s.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.