ZTOP

Smartwatches na IFA 2014: lá vem a enxurrada

[Pré-IFA 2014] A disputa de quem anuncia algo antes do concorrente e antes da feira já começou – e agora é a vez dos smartwatches, com LG mostrando seu modelo redondo e a Samsung com seu novo aparelho estilo Dick Tracy.

Mas espera um pouco: de que adianta mostrar o relógio (ou uma renderização 3D dele) sem nenhum app rodando? Os apps para relógios podem roubar o show (acho!).

Primeiro, o modelo da LG:

LG_G_WATCH_R_02

Os coreanos já tinham indicado que o seu novo modelo de smartwatch seria arredondado como o Motorola 360. Anunciaram hoje o LG G Watch R.  O que é bacana? A tela frontal de 1,3 polegada (320 x 320) usa tecnologia Plastic OLED (P-OLED), a mesma do smartphone “dobrável” G Flex (e isso abre inúmeras possibilidades para o futuro desse tipo de dispositivo), e a tela cobre todo o diâmetro do relógio (uia!).

O LG G Watch R usa ainda um processador Qualcomm Snapdragon 400 de 1,2 GHz, roda Android Wear , tem 4 GB de armazenamento interno/512 MB de RAM e uma bateria  de 410 mAh. Virá apenas em preto, com proteção IP67 contra pó e água, e começa a ser vendido em “mercados-chave” a partir de outubro (início do quarto trimestre).

Nada de preço ainda, mas a LG nas fotos de divulgação mostra que é um aparelho pra homens de estilo (vale lembrar que eu já disse que moda é importante):

LG_G_WATCH_R_05

Já o Samsung mostrou seu enésimo smartwatch, chamado Samsung Gear S. De diferente, o fato de ele atuar sem a necessidade de um smartphone ao lado: tem slot para SIM card e conectividade 3G. Vale lembrar que a LG teve algo assim no passado, quando ninguém falava em Android ou smartwatch ainda.

Ah sim, o modelo novo da Samsung faz ligações apenas com fone Bluetooth. Nada de falar estilo Dick Tracy.

Traz uma tela curvada Super AMOLED de 2″ com resolução 360 x 480 (note, de novo, que o único app à mostra é o relógio):

Samsung Gear S_Pure White_2

E o SIM Card vai atrás da tela, logo acima do que até parece ser uma câmera (WTF!), mas é na realidade um tipo de sensor que mede as batidas do coração.

Samsung Gear S_Pure White_4

O Gear S roda sistema operacional Tizen Wearable Platform, usa um processador dual-core de 1 GHz, 512 MB de RAM, 4 GB de armazenamento interno. O curioso é ver que o modelo também tem módulos Wi-Fi (b/g/n), GPS/Glonass e Bluetooth 4.1 integrados (logo, deve – chuto – funcionar sem o SIM card). E proteção IP67 contra poeira/água. Nada de preço ainda, chega ao mercado em outubro.

E tem uma versão em preto/azul:

Samsung Gear S_Blue Black_3

Mas o mais interessante sobre o Gear S está em um parágrafo no final do comunicado oficial:

 “Seus recursos poderosos incluem navegação pedestre ponto a ponto fornecidas pelo HERE, um serviço de notícias 24 horas do The Financial Times ‘fastFT’ (…) e a capacidade de ver e responder notificações sociais do Facebook de forma instantânea”.

Pra quem tem memória fraca, Here é a divisão de mapas da Nokia-mãe (a que ficou na Finlândia), e o uso de alguns apps – notícias, notificações e até mesmo a navegação – abrem um caminho interessante e promissor para o crescimento dos wearables.

Ainda nos relógios espertos, vale lembrar duas coisas:

1) A Motorola fará um evento em Chicago para mostrar novidades, incluindo seu relógio Moto 360;

2) A Asus vai mostrar seu ZenWatch com Android Wear na IFA também (demorou!):

10532342_763438670366200_7552654874265075119_n

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Saulo Benigno

    Eu tou muito curioso para ver se a Apple vai lançar algum em setembro. Se lançar vai ser interessante todos esses modelos da concorrência virarem história do dia para noite como sempre aconteceu…

  • Voto pelo modelo da LG.
    Enquanto isso, Pebble