ZTOP

IFA 2010: SDXC de… 2 terabytes (!)

OK, cartões SDXC, baseados no padrão SD, com 1 ou 2 terabytes de armazenamento não existem ainda. Mas os conceitos mostrados na IFA 2010 ontem são promissores. SSD alguém?

Na verdade, o pessoal da SD Association mostrou diversas provas de conceito do que pode ser feito com um cartão SDXC (SD eXtra Capacity) e, mais interessante ainda, um cartão microSDXC, com tamanhos indo de 64 GB – o que já é um número (hoje, em 2010) consideravelmente grande para um dispositivo tão pequeno – a até possíveis 2 TB.

Perguntei se tinham alguma previsão de lançamento: nada ainda. É só pra provar que, realmente, números enormes nos fazem acreditar num futuro cada vez mais miniaturizado. Olha a família toda reunida aí embaixo:


Nagano comenta: Eu cheguei a ver um roadmap desses novos cartões durante num seminário da Lumix/Panasonic no início deste ano. O que ele mostra é que os primeiras versões do SDXC serão os modelos de 48 GB e 64 GB e que podem chegar ao mercado ainda em 2010 e o resto à partir de 2011.

De um certo modo o SDXC está mais para um upgrade tecnológico do mesmo modo que o SDHC foi para o SD original. A mensagem nesse caso é simples — a escalada do SD para maiores capacidades vai bem obrigado e mandou lembranças para todos.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin