ZTOP

IDC: Nokia ainda lidera em 2011, Apple rouba 3o lugar da LG

O IDC liberou hoje os números do seu levantamento sobre mercado de celulares e smartphones.  No geral, o mercado mundial de celulares cresceu 6,1% no quarto trimestre de 2011 em comparação ao mesmo período de 2010. Nokia ainda é a empresa que lidera a lista, embora em queda, seguida de perto pela Samsung, mas o terceiro lugar agora é da Apple, não mais da LG: no trimestre anterior, a Apple estava em quinta posição.

No período, saíram dos armazéns dos fabricantes 427,4 milhões de aparelhos – lembrando que “enviar” um aparelho não significa “venda concretizada”. Segundo o instituto de pesquisas, o lançamento de aparelhos como iPhone 4S no quarto trimestre ampliaram o crescimento de smartphones. Os números do quarto trimestre do IDC são esses:

Top 5 fabricantes no quarto trimestre de 2011, em envio de unidades, market share e comparação com o quarto trimestre de 2010 (em milhões de unidades):

No total do ano, o resultado é este:

Top 5 fabricantes 2011, em envio de unidades, market share e comparação com 2010 (em milhões de unidades):

Na América Latina, segundo a divisão regional do IDC, o foco não é smartphone caro. Diz a análise: “Smartphones tomaram o holofote na região, com o lançamento de múltiplos modelos, particularmente os Androids abaixo de US$ 200. Os preços baixos permitem um apelo maior, e também encontraram lugar nos populares mercados pré-pagos. Embora smartphones chamem atenção, featurephones de baixo custo dominam o mercado, com forte participação da Nokia, Samsung e diversos fabricantes chineses“.

Sobre os fabricantes, o IDC comenta:

Nokia: “acabou o ano exatamente onde começou: líder no total de envios de aparelhos. A fabricante deu outro passo em suas transições históricas (…) com seus primeiros Windows Phones e a linha Asha (…) Menos aparelhos com Symbian serão vendidos em 2012. Apesar de tudo, a grande distribuição da Nokia em todo o mundo e suas capacidades de fabricação a tornam uma competidora forte para manter a liderança”.

Samsung: “terminou o trimestre e o ano alcançando novos recordes: batendo a marca de 90 milhões de unidades pela primeira vez em um único trimestre e ultrapassando a marca de 300 milhões de aparelhos em um ano só (…) menos de 20 milhões de aparelhos a separaram da Nokia no quarto trimestre”

Apple: pulou para terceiro lugar globalmente, vinda da quinta posição no último trimestre graças a um trimestre recorde de envios. O lançamento do iPhone 4S, agora à venda em 90 países, foi o motivo principal para o salto da companhia à frente da LG e ZTE no quarto trimestre”. 

LG: “volumes totais caíram pelo terceiro trimestre consecutivo, chegando a níveis não vistos desde o segundo trimestre de 2007. Este resultado ocorreu por conta da combinação de queda de interesse em feature phones em envelhecimento e volumes de smartphones parados”.

ZTE: “A chinesa quase empatou com a LG no quarto lugar, com menos de um milhão de unidades separando os dois. Famosa por aparelhos básicos, os smartphones da ZTE passam aos poucos ao centro do palco. Os alvos principais da fabricante incluíram países pela Ásia/Pacífico, mas ganhou presença na Europa, Oriente Médio/Norte da África e América Latina (…) Modelos principais do período incluíram os smartphones, como o popular Blade e o intermediário Skate, com Android. A companhia também lançou recentemente seu primeiro aparelho com Windows Phone, o Tania”. 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • O que está segurando a nokia são os países emergentes e ainda ficam lançando em mercados que nem são tão atrativos para a Nokia.

    • Rogercal

      Realmente. A Nokia fica dando declarações da importância do mercado brasileiro para a empresa, até com a visita do seu CEO, mas aparelhos com Windows Phone que é bom, até agora nada.

      A Nokia tem que entrar com tudo com os Lumia por aqui, com outdoors espalhados pela cidade, comerciais na novela das 8 e preços pra lá de atraentes para compensar esse atraso.

  • Marvels

    LG seguida de perto da ZTE? o que será que está acontecendo? os celulares novos da LG são muito bons não?

  • Pedro_B

    35,7% de Market Share para "Outros"!?
    Top 5 é furada então, que gente preguiçosa essa da IDC faz um Top 10 então! Pesquisa meia boca..