Huawei prepara sua invasão Android (e tem tablet!)
Início » SMARTPHONES » 3G » Huawei prepara sua invasão Android (e tem tablet!)

Huawei prepara sua invasão Android (e tem tablet!)

RESUMO

Tempos audaciosos pro pessoal da Huawei: de fabricante de infra-estrutura hardcore, de três anos para cá resolveram entrar no mercado de terminais (leia-se celulares, smartphones, modems USB, telefones GSM fixos e… tablets!). Veja o que vem por aí.

Tempos audaciosos pro pessoal da Huawei: de fabricante de infra-estrutura hardcore, de três anos para cá resolveram entrar no mercado de terminais (leia-se celulares, smartphones, modems USB, telefones GSM fixos e… tablets!).
Ano passado lançaram, de maneira um tanto discreta, o Pulse, seu primeiro Android. E têm mais aparelhos na manga para lançamento neste semestre, incluindo um smartphone que terá o sobrenome “With Google” (Huawei Ideos) e um tablet de 7″ bem interessante.
Para o semestre, estão no forno cinco modelos de Android, fora o tablet S7. Pelo menos um deles chega ao mercado “por volta de setembro, outubro”, de acordo com Marcelo Najnudel, gerente de marketing para terminais da Huawei. Grandes apostas? Todos com Android 2.1, assim como o hardware obrigatório para cada Googlephone: 3G, Wi-Fi e GPS (e os que estavam em demonstração… a bateria acabou!).
O amarelinho da foto que abre este post é um mockup (modelo) do Huawei Juni (o aparelho oficial estava em demonstração para uma operadora). Tem tela de 2,6″ resistiva, teclado QWERTY e um botão central de rolagem, no melhor estilo BlackBerry. Virá em “diversas cores” (pelo menos branco e amarelo, a definir ainda) e tem um acabamento emborrachado.

Já o modelo acima é o Huawei ESP, um modelo com tela capacitiva de 3,2 polegadas e câmera de 3,2 megapixels. O botão central, diz a Huawei, funciona como um mouse óptico também. Dois modelos (Ivy e Selina) têm a configuração muito parecida: ambos com tela de 2,8″ resistiva (“pra ficar mais barato”, diz Najnudel) e câmera de 3,2 megapixels.
Esse aqui é o Ivy:

Além desses, a Huawei prepara ainda o lançamento de um aparelho com apoio do Google, segundo Najnudel. É o Ideos, um aparelho que virá com a marca “With Google” atrás – uma espécie de “Nexus One” mais barato e popular. Esse é o smartphone que estava fora da demo rápida porque tinha ido passear em uma operadora. “Só dois fabricantes terão aparelhos com esse apoio do Google”, diz o executivo. Entre as novidades prometidas no Ideos, Android 2.2 de fábrica e o incrível Swype instalado. A conferir, em breve.
Finalmente, o tablet S7: tela de 7″ resistiva, Android 2.1, GPS, Wi-Fi, Bluetooth e 3G. E é um telefone (ligações via fone Bluetooth apenas, claro). Os meninos do Gizmodo também viram o S7 e subiram um vídeo de demonstração. Essas são as minhas fotos:
Tem um apoio pra mesa, conector USB e entrada pra fonte externa:
Saída pra fones 3,5mm:
Controle de volume:
E conector para dock e um slot microSD (yay!):
A câmera é frontal e tem 3,2 megapixels de resolução:
E, surpresa bacana, a bateria é removível (!) e fica ao lado do slot pro SIM card:
Como a Huawei ainda está definindo quais smartphones vêm pra cá, não temos ideia de preço sugerido ainda – o mesmo vale para o tablet S7. Eu, particularmente, acho bem interessante um fabricante fugir da mesmice do monótono Android 1.5 que domina o mercado local (lembrando que hoje temos apenas dois aparelhos com 2.1 no Brasil: os Motorolas Milestone e FlipOut).

O design da Huawei, pelo menos nos smartphones, não é o mais original do mundo (depois do iPhone, todos aparelhos touch viraram sabonetes, certo?), e o tablet mostra um bom potencial de para onde o Android pode ir. Vamos esperar pra ver – e torcer pras parcerias da Huawei com operadoras e varejo serem cada vez maiores.


Em tempo (números enormes!): junto aos Androids, a Huawei fez demos de HSPA+ (o “3,75 G”) e de LTE (4G). Sente o drama da velocidade de upload em LTE na imagem abaixo (a parte em vemelho representa download, que já tinha acabado, e a em vermelho, upload em andamento):
Escrito por
Henrique Martin
16 comentários