ZTOP

HTC, Huawei ou Samsung: de quem será o primeiro Android brasileiro?

HTC MAGIC, HUAWEI U8220, SAMSUNG GALAXY

Três modelos com sistema operacional Android disputam, por enquanto, o título de primeiro aparelho movido a Google a chegar ao Brasil – pelo menos é o que diz a mídia por aí. Eu não aposto em nenhum, para dizer a verdade, mas já que várias publicações amigas deste Zumo dizem, vamos estudar as possibilidades.

Primeiro, créditos ao pioneiro. A Tim, em fevereiro, já havia adiantado que um aparelho da Huawei chegaria ao mercado local em algum momento do ano. Agora, o Gizmodo diz que será o misterioso touchscreen U8220 (um celular que não tem nem foto oficial, por isso a minúscula imagem na montagem acima). O Giz afirma que chega “antes do Natal”.

Depois, o modo “Anatel informa”. A Stuff diz que o Samsung Galaxy, até então à venda apenas na Alemanha, já foi homologado pela Anatel. Isso significa que o aparelho já pode ser vendido, mas é só isso. Quando, ninguém sabe.

E, finalmente, vamos dar crédito ao papel. Lendo a Galileu deste mês apareceu a proposta que parece mais real até o momento: o HTC Magic. Diz a revista, sem informar preço, que esse aparelho será lançado agora em setembro. O que faz parecer real? A foto mostra o aparelho (compre a revista, está na página 36) com interface já em português (e teoricamente a versão a ser vendida do Magic será com a carcaça em preto, não em branco).

Então, vamos brincar de enquete?

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin