ZTOP

HP TouchPad: mais um tablet, agora com WebOS

(antes de tudo, um minuto de silêncio: a HP apresentou hoje novos produtos da Palm… sem a marca Palm!)

Pronto. Meus sentimentos aos órfãos da Palm.

A HP anunciou na tarde de hoje em San Francisco sua nova linha de dispositivos móveis equipados com o sistema operacional WebOS, com dois novos smartphones (Pre 3 e Veer) e um tablet (TouchPad), todos com previsão de lançamento para a metade do ano (no verão norte-americano).

As configurações do TouchPad: 13,7 milímetros de espessura e pesa apenas 730 gramas, processador de 1,2 GHz Snapdragon dual-core, tela de 9,7 polegadas (1026 x 768), Wi-Fi, 3G (opcional), webcam de 1,3 megapixel, acelerômetro, Bluetooth e armazenamento de 16 GB ou 32 GB. E roda Flash. Por meio da base Touchstone, será capaz de sincronizar dados com o smartphone Pre 3.

Já o Pre 3 é a evolução da linha Palm Pre de smartphones, com processador Qualcomm de 1,4 GHz (!!!!) tela de 3,58polegadas teclado QWERTY e capacidade para realizar vídeochamadas.

O novo smartphone da HP é o Veer, do tamanho “de um cartão de crédito”, com tela sensível ao toque, 8 GB de armaazenamento, teclado embutido e capacidade de funcionar como ponto de acesso sem fios. Senti uma vibe “X10 mini” nele, posso estar enganado. O Veer sai antes, na primavera do hemisfério norte, por sinal.

Nagano comenta: Pastafazooola!!! Um smartphone que consegue imprimir numa HP? Puxa vida… como é que ninguém pensou nisso antes?

Nada de preços ainda, e duvido que venham para o mercado brasileiro. Galeria de fotos:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pingback: Tweets that mention HP: TouchPad, Pre 3 e Veer marcam nova era do WebOS — ZTOP ztop: movido a zumo -- Topsy.com()

  • Eu gostava muito do Pre (o primeiro mesmo). Mas a Palm tava mal das pernas demais pra investir algo aqui no Brasil, então tive de esquecê-lo. E agora, mais uma vez sinto uma falta de entusiasmo com a plataforma webOS. Não são anunciados preços? E possibilidade de sair dos EUA? Nem pra Europa?

    Tá faltando agressividade nesse mercado. Este foi o problema da Nokia, e vai ser o da HP.

  • dflopes

    a) Sobre a Palm.
    Vai deixar saudades, vou guardar meu Palm Vx (Os4) e Clie TG50 (Os5) com carinho, pena que o Tx morreu depois de um banho de chuva.
    Lembro de navegar na internet em modo texto usando o infravermelho do Nokia 6100 e discando *99***1#

    b) Eu tenho um palm Pre CDMA, que uso como PDA mesmo. Pra fazer companhia aos meus Palms, Windows Mobile, iOs 3gs e Symbian (pena que vendi o n810)
    Eu não consegui habilitar nem em vivo ou embratel… ¬¬
    E a versão GSM da alemanha ou Inglaterra são extremamente caras
    A palm não teve pernas ($) pra fazer um lançamento mundial, entõ, se limitoiu a vender nos EUA (CDMA) e Europa (GSM, mas na França, era uma versão azerty

    c) O WebOs é fantastico.
    Junto com windows mobile e symbian, são os unicos que vejo que são multitarefa real, e não a estratégia que copiaram da Palm de congelar os aplicativos em background
    Tem uma loja razoável e bons aplicativos, mas pode melhorar!

    Tem que ter uma distribuição mundial pra isso ter sucesso
    E será que não aprendem com o tio Estevao Trabalho, de fazer um lançamento 5 meses antes de "lançar" o produto às lojas???

    • henriquem

      esse lance de demorar pra lançar é o que pega. quanto aposta que chega às lojas uma semana antes do iPhone5?

      • JuniorManhani

        Agora caiu minha ficha já estamos quase no iPhone 5 :O

        • João Amaro

          E eu não tenho nem o primeiro iPhone D: Me contentando com o Nokia 5530 até conseguir o meu…

    • ezyolamarca

      Quando quiser vender o Palm Pre, me avisa!

  • Wesley

    Nunca fui usuário de Palm, mas no cenário atual, acho difícil alguém optar por um produto que rode WebOS quando pode escolher outro que roda Android ou IOS por exemplo, ambos com uma tonelada de aplicativos já prontos pra eles. De novo – não estou entrando no mérito de WebOS ser bom iou ruim pq eu mesmo nunca usei – mas no nível que Android e IOS se encontram hoje, principalmente com relação a loja de aplicativos, acho difícil alguma outra opção ter grandes chances no mercado.

    • Não se esqueça que WebOS é Linux, ou seja, é mais fácil de adaptar do Android ou MeeGo (Intel continuará a desenvolver o MeeGo como plataforma primária) para o sistema da HP. Então a possibilidades de aplicativos em grande escala são grandes se conseguirem emplacar no mercado.

  • Pingback: HP TouchPad: mais um tablet, agora com WebOS | Brazil Tech()

  • Pingback: HP anuncia concorrente ao iPad, ele é o TouchPad | Linka Brasil()

  • nerdsabetudo

    meu nokia E65 veio de fabrica com um aplicativo para imprimir em impressoras hp…

  • Pingback: webOS: descanse em paz()