ZTOP

HD-PLC + DLNA = Alta definição pelo fio da tomada

A tecnologia HD-PLC foi certificada pelo grupo DLNA (Digital Living Network Alliance). Na prática, isso quer dizer que, em um futuro próximo (ou não),  dispositivos eletrônicos ligados pela tomada na mesma rede elétrica possam transmitir e receber conteúdo digital e até videos em HD de maneira simples e descomplicada.

Com isso o HD-PLC (IEEE 1901) se junta aos atuais padrões Ethernet (IEEE 802.3) e Wi-Fi (IEEE 802.11) como interface de comunicação entre dispositivos compatíveis com DLNA como televisões, PCs, console de jogos e até servidores de armazenamento de rede etc.

A grande sacada dessa combinação dessas tecnologias está na simplicidade de uso, já que — na teoria — no futuro será possível por exemplo ligar uma TV na tomada e ela se conectar automaticamente a um PC, videogame ou mesmo um Blu-Ray player com DLNA e ter acesso ao seu conteúdo de áudio e vídeo sem ter que configurar nada na rede ou no servidor, tudo plug-and-play.

Henrique comenta: 1) Alguém aí usa DLNA por Wi-Fi em TVs e smartphones? 2) PLC é promessa antiga, que nunca vingou….

Nagano responde: Sim, o meu servidorzinho doméstico rodando um serviço de DLNA foi reconhecido pela Smart TV da Samsung. O PLC já funciona bem dentro de casa, o que nunca rolou foi a promessa do seu uso como solução de última milha para distribuir sinal de Internet para residências via rede elétrica da rua. :-/

De fato, a tecnologia PLC é considerada uma solução até mais interessante que o Wi-Fi nas residências, já que ela oferece o alcance e a segurança das redes cabeadas aproveitando a rede elétrica presente em todo lugar.

O trabalho agora, segundo a Panasonic que faz parte do projeto, é de trabalhar em conjunto com o grupo DLNA para garantir que seu padrão de rede funcione perfeitamente nesse ecossistema, além de promover  IEEE 1901 para a indústria eletrônica para que ela se torne um padrão mundial de fato. Curiosamente, a empresa não anunciou quando os primeiros produtos com essa tecnologia chegarão ao mercado.

Mais informações sobre HD-PLC aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Francisco Cavalcanti

    Esse sistema já existe desde a década de 80. Mais recentemente foi chamado de HOME PLUG (https://www.homeplug.org/home/). Eu pessoalmente acho uma muito boa solução, mas como as teles vão reagir? Existe roteador da DLINK e outros e é muito bom para automação de utilidades(Predial e Residencial)

  • Alexandre

    Seria ótimo ter essa tecnologia hoje. Todos os meios atuais para distribuição de conteudo em casa são caros e/ou ineficientes.
    Vamos esperar e ver no que da.

  • "Henrique comenta: 1) Alguém aí usa DLNA por Wi-Fi em TVs e smartphones? 2) PLC é promessa antiga, que nunca vingou…."

    nops…

    pergunta, é possivel rodar a imagem de um game de pc via DLNA para o televisor com a mesma qualidade do HDMI? Quem sabe futuramente tenha um game PC com DLNA e assim não fico preso ao cabo HDMI, mas daí também conta o delay da imagem.

  • Pingback: Web pela rede elétrica | Tecnologia e Informação Fácil para Todos !()

  • Eugenio

    Bom, uso DLNA em casa, via Wi-Fi, e tudo se comunica muito bem: TV (Samsung), Computador (HP), Celular (Motorola Atrix)…sem dúvida, pela rede de energia doméstica, todos os pontos da casa estariam atentidos, ao contrário do que acontece hj, via Wi-Fi.

  • até tem bastante aparelhos com DLNA aqui em casa (ps3, Tv LG, Nokia N8, iPhone e notebook com Plex media server)

    mas a velocidade é horrivel e prefiro não usar.

  • Marcos Tony

    Sei não mas acho que isso vai gerar muito bisbilhotagem, pois nao será preciso configurar nada. De que adianta uma pessoa por uma senha no pc ou note se outro terá acesso ilimitado com equipamentos ligados na rede eletrica?